PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Coronavírus: lidando com o fechamento das escolas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Coronavírus: lidando com o fechamento das escolas

Coronavírus: lidando com o fechamento das escolas

25/03/2020
  124   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em São Paulo e em muitas outras regiões do país, as autoridades decidiram fechar temporariamente as escolas e creches para ajudar a retardar a propagação do coronavírus. Se o seu filho precisa ficar em casa devido ao surto, tente manter seus dias com uma rotina programada, se possível.

Aqui, estão algumas dicas que podem ajudar na organização da rotina da família durante a quarentena por conta do coronavírus:

• Leia livros com seu filho. Não é apenas divertido, mas a leitura em conjunto fortalece o vínculo e ajuda no desenvolvimento dos pequenos.

• Arranje tempo para brincadeiras e atividades. Pode usar brinquedos, bolas, pular corda e baldes e deixe a criatividade rolar. Dê preferência a jogos que crianças de todas as idades possam participar, como pega-pega ou esconde-esconde.

• Deixe seus filhos criarem novos jogos e brincadeiras. Para as crianças mais velhas, incentive-as a fazer exercícios ou dançar para mantê-las em movimento.

• Se as crianças estiverem com saudades de seus amigos da escola ou de outra família, tente conversar por vídeo para manter contato.

• Veja se a escola de seu filho está programando alguma atividade online.

• Fique de olho no tempo de uso das mídias. Sempre que possível, jogue videogame ou fique online junto com seu filho para manter esse tempo estruturado e limitado.

• Nem todo streaming de vídeo é ruim. De fato, existe a oportunidade de ver filmes clássicos ou aprofundar-se em áreas de interesse pessoal da criança. Poderíamos considerar isso uma oportunidade para fazer um pequeno estudo independente. Mas isso exigirá que os pais selecionem o conteúdo apropriado previamente.

• É importante que os pais reconheçam que não podem fazer tudo ao mesmo tempo: serem pais, trabalharem e ensinarem de uma só vez. Portanto, reconheça que os desafios, muitas distrações e interrupções ocorrerão quando não houver separação entre trabalho, casa e escola. Muitas vezes os pais também estarão trabalhando em casa em regime de home office e terão que dividir espaço e tempo.

• Em outras palavras, à medida que os pais aprendem a trabalhar remotamente, seus filhos também aprendem, pelo exemplo.

Como proteger sua família do coronavírus

Conversando com crianças sobre o COVID-19

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade