PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cuidando dos olhos do seu filho
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cuidando dos olhos do seu filho

Cuidando dos olhos do seu filho

11/07/2011
  32729   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Boa parte dos pais é curiosa para saber sobre a visão de seus filhos. Será que ele enxerga? Será que ele vê cores? Seus olhos enxergam só vultos? Estas são questões do dia a dia nos consultórios dos pediatras.

A criança enxerga?

A criança com certeza enxerga, mas não como um adulto. Um recém-nascido enxergará um pouco borrado pela imaturidade do cristalino (lente que existe na parte da frente dos olhos) e, com o passar dos dias, vai enxergando melhor. Inicialmente só enxerga as coisas que estão por perto, cerca de 30 cm de distância, mas aos 2-3 meses já estará enxergando mais longe, com uma definição melhor das imagens. Se não tiver problemas, vendo cores. Aos cinco anos, a criança já estará enxergando como um adulto, mas a sua visão alcançará a maturidade por volta dos 10 anos.

Quais são os exames que fazem no berçário?

No berçário, o pediatra procura pelo “reflexo vermelho”, que é o normal. Se houve a leucocoria, que seria um reflexo esbranquiçado, pode significar algum problema como catarata congênita, retinopatia da prematuridade. São doenças que, quando diagnosticadas precocemente (antes do 3º mês), têm um resultado muito mais satisfatório.

Quais os problemas mais comuns nos olhos das crianças?

Problemas como obstrução do canal lacrimal, que faz com que o bebê lacrimeje e fique com os olhinhos inchados, são bem comuns e normalmente desaparecem espontaneamente antes de um ano. Muitas vezes o tratamento é só fazer massagens e limpeza com soro fisiológico, raramente precisando de algum procedimento cirúrgico.

Outras doenças comuns na infância são a ambliopia (“vista cansada”), os defeitos de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo), estrabismo, além das mais comuns: as conjuntivites.  O retinoblastoma (tumor de retina) é uma doença grave e pode ser reconhecida por um reflexo branco ou “reflexo do olho de gato”. Pode aparecer geralmente até os 3 anos de idade.

Leia também: Retinoblastoma, um câncer raro que pode ocorrer nos olhos das crianças

O que é ambliopia?

Ambliopia é também chamada de “olho preguiçoso”, o que quer dizer um olho que não enxerga bem, e geralmente está associado a algum problema como erro de refração ou estrabismo. Pode ser em um ou nos dois olhos, mas em sua maioria é unilateral.

O que é estrabismo?

O estrabismo, também chamado de vesgueira, faz com que as imagens não sejam iguais, de modo que o cérebro não consiga juntá-las em uma só, apagando aquela que está “desviada”. Com o tempo, essa alteração pode se tornar permanente, fazendo com que, mesmo com os olhos centralizados, um dos olhos não enxergue tão bem como o outro. Até o sexto mês de vida, o bebê poderá ficar estrábico por alguns momentos, isto é normal, mas se persistir, você deve procurar o pediatra ou o oftalmologista.

O que é erro de refração?

Erros de refração são erros na capacidade de focalização dos olhos. Existem 3 tipos principais: miopia, hipermetropia e astigmatismo

Como saber se meu filho está enxergando bem?

– A partir do 1º mês de vida, a criança deve estar fixando o olhar nos rostos das pessoas próximas.

– A partir do 2º ou 3º mês de vida, a criança deve acompanhar com o olhar a movimentação ao seu redor.

– A partir do 6º mês a 1 ano, a criança não deve apresentar momentos de desvio do olhar (olhos cruzados).

Sinais de alerta:

– Crianças de 1 ano que não acham objetos escondidos, não olham para a figura correta quando esta é solicitada pelo nome.

– Ter um olho menor do que o outro.

– Olhos que tremem ou “dançam”.

– Lacrimejamento excessivo, ficar piscando ou coçando muito.

– Criança que franze os olhos, ou inclina a cabeça, fecha um dos olhos para enxergar melhor.

– Íris deformada ou pupilas diferentes em forma, tamanho ou cor.

– Queixas de visão borrada, visão dupla, ou que não está enxergando bem.

Televisão ou computador faz mal para a vista?

Em geral, não faz mal, mas a luminosidade intensa das telas e a proximidade podem dar algum tipo de cansaço, principalmente em crianças hipermetropes que não usam correção ótica adequada. Neste caso, elas piscam menos, os olhos ficam mais secos e é maior o esforço de convergência realizado para focalizar a imagem, o que pode provocar dor e cansaço visual.

Quando devo levar meu filho ao oftalmologista?

Em geral, a partir do 2º a 3º ano de vida, pois consegue colaborar com o exame, mas em qualquer um dos sinais de alerta acima, deve se levar ao pediatra ou ao oftalmologista.

Autores: Dr. José Luiz Setúbal e Dr. Fábio Adams
Fontes: Sociedade Brasileira de Pediatria- Ambliopia – Jayme Murahovschi (pediatra, SP); Isaac Neustein (oftalmologista, SP); Mauro Plut (oftalmologista pediátrico, SP) e Entrevista com Dra. Rosana Cunha.

 

Atualizado em 22 de janeiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • vanessa disse:

    ola me chamo Vanessa e tenho um filho de 1 ano e 5 meeses, e atualmente eu moro no japao…qdo ele tinha uns 3 meses, percebi q o olhinho era menor q o outro…levei o no oftalmo aqui e ele falou q iria melhorar, mais ate agora eu percebe…depois q ele completou 1 ano ja o levei em 2 hospitais, fizeram exames, e falaram q ta tudo bem, q isso vai nmelhorar com o crescimento, sera??? fico cheia de duvidas, tenho medo de ser ptose palpebral…me ajude por favor q devo fazer…

    • Equipe Sabará disse:

      Vanessa, ptose palpebral não tem a ver com o tamanho do olho de seu bebê, é uma queda da pálpebra. Provavelmente ele tem mesmo um olho menor mas deve ser um problema morfológico ( de constituição). Se ele enxerga bem, se o resto está bem , procure fiacr tranquila. Acredito que a medicina no Japão seja de muito bom nível e que eles não fariam estas orientações se não soubessem do que estão falando. Obrigado.

  • Elisangela disse:

    Oi, meu nome é Elisângela e moro no interior da Bahia; tenho um filho de 2 anos e 7 meses e no domingo passado (18.08) ele caiu e bateu o queixo, até fez um corte pequeno, uma queda “normal” que acontece em crianças, mas estou um pouco intrigada pq desde então percebi que meu filho começou a piscar bastante os olhos; ele gosta muito de assisti e nem sempre é possível dizer não, aí o levei no oftalmo que o examinou e disse que com os olhos está td bem, mas ele continua piscando e fico pensando se pode a queda ter alguma relação com isso. Acham q devo levá-lo no neurologista ou outro médico. Gostaria de alguma opinião de vcs pois estou com medo de ser algo mais sério. Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elisangela, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elisangela. Caso você esteja com dúvidas e note algum comportamento diferente do seu filho é importante visitar um especialista. Abraços! 🙂

  • Luciana Severo disse:

    Meu filho está com 40 dias e apresenta nos dois olhinhos as duas pálpebras bem vermelhas, parecendo bem, um processo alérgico, ele não tem secreção e nem lacrimeja o que pode ser? O pediatra pediu para que eu passe soro fisiologico gelado mas não está adiantando. Devo procurar um Oftamologista?
    Obrigada.
    Luciana.

  • eduardo disse:

    meu bebe tem um olho maior que o outro isso eé um problem de saude?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Eduardo. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe encaminharemos uma resposta. Abraços!:)

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Eduardo. Não, isto pode ocorrer em algumas pessoas, mas de qualquer forma, procure um pediatra para avaliar e te tranquilizar definitivamente. Abraços! 🙂

  • Carla da Conceição Lima disse:

    Boa noite,
    ESTOU MUITO NEVORSA, A 3 DIAS ÁTRAS PERCEBI QUE MEU FILHO, ESTÁ COM UM OHHO(DIREITO)MENOR QUE O ESQUERDO ,NÃO SEI OQUE FAZER ESTOU MUITO PREOCUPADA.SERÁ QUE ISSO É NORMAL ELE ESTÁ COM 5 MESES.POR FAVOR ME AJUDEM.
    ATENCIOSAMENTE CARLA LIMA

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Carla. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e, em breve, lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Carla. Primeiramente leve a um médico para avaliar, existem muitas pessoas que têm olhos de tamanho diferentes e pode ser normal. Mas um exame se faz necessário para poder dizer qualquer coisa. Abraços! 🙂

  • daniela disse:

    oi sou daniela estou muito preucupada mia filha de 6 meis esta com olho um poco fudo o que deve se

  • Elaine disse:

    Bom dia,minha filha tem 7 meses,um olho dela esta sempre lacrimejando e com remela,o problema vai e volta,ja usou um colirio mas nao resolveu,sua pediatra orientou massagem mas nao noto melhora,devo continuar ou seria melhor procurar o oftalmo? segundo a pediatra ela nao tem nada grave mas fico preocupada.Obrigada

    • Elaine disse:

      ok,obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elaine. Fique tranquila, pois se a pediatra da sua filha está ciente e já medicou sua filha, tudo está bem. Se você não notou nenhuma diferença na medicação receitada, volte e peça uma nova orientação. Caso preciso, peça a indicação de um oftalmologista. Abraços! 🙂

  • Paula Pontes disse:

    Estou muito preocupada, pois levei meu filho ao Pediatra e nao viu reflexo nos olhos do meu filho. Pediu q repetisse o teste apos 15 dias e se continuasse sem reflexo iria encaminha-lo ao oftalmo. O que pode estar acontecendo com meu filho? Ajudem-me, por favor!

  • kelly juliana da silva disse:

    ola minha filha mexeu na privada e depois disso ficou com conjuntivite por um mes mas depois disso melhorou mas depois de um mes e meio o olho dela esta menor a palpebra esta meio caidinha estou preocupada e medico nao fala nada para mim

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kelly. Você fez o acompanhamento de evolução do caso da sua filha junto ao pediatra dela? É importante consultá-lo para avaluar o quadro. Abraços! =)

  • Equipe Sabará disse:

    Olá Carla. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

  • camila disse:

    ola! meu filho tem dois meses ele não acompanha as coisas na frente dele não mais fica olhando tudo em sua volta mais quanto eu chamo ele. ele não presta atenção não sera que meu filho enxerga pouco?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Camila, desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Se você está percebendo algo diferente na visão do seu filho, sugerimos que você leve ele para uma avaliação médica. Abraços! =)

  • Gustavo disse:

    Olá Equipe Sabará. Sou Gustavo, tenho 17 anos. Percebi que o olho direito é menor que o esquerdo. Isso pode ser ‘olho preguiçoso’? Obs: Tenho catarata em ambos os olhos, uso óculos. Desde já agradeço 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Gustavo, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-lo e obrigado pela confiança. É difícil dizer ao certo o que você tem, pois não podemos avaliá-lo. De qualquer forma, sugerimos que você procure um especialista e busque orientações. Abraços! =)

  • mayara disse:

    oi meu nome e mayara eu tenho um filho de 2 anos e 8 meses e ele tem um olho menor que o outro e uma diferença pouca mais as vezes esta vermelho dai aparece mais ainda,ele enxerga bem…sera que ele vai fica assim pra sempre???sera que e grave??minha preocupaçao e que ele fique assim!

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Mayara, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos responder ao certo suas dúvidas, pois não podemos avaliá-lo. Sugerimos que leve-as para a próxima consulta com o pediatra dele. Abraços! =)

  • nina mota disse:

    Gostaria de uma orientacao.Tenho neto de 10 meses e notamos ele sem atencao e interese para as coisas, olha muito para baixo, nao procura brincar, olha para os pais e logo tira o olhar.O pediatra fez teste do olhinho ao nascer e deu tudo bem.Problema na visao acarreta falta de enteresse nas coisas?Achamos o desenvolvimento motor prejudicado, nao engatinha, mas tem forca nos membros.Me oriente sobre clinica especializada no Rio de Janeiro.Estamos todos aflitos.Grata se responderem com rapidez.Um abraco, Nina

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Nina, tudo bem? Primeiramente é importante que você se acalme, pois se o pediatra lhe disse que está tudo bem, não há nada grave com que se preocupar. Nossa sugestão que você leve-o a um especialista que possa avaliar o aspecto motor. Abraços! 🙂

  • mirtes de fatima ferreira disse:

    oi boa noite meu filho tem olho menor q outro mas ele nasceu com lesao plexo braquial sera q algum problema afetou ele?queria saber obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mirtes, tudo bem? Agradecemos a sua confiança. Sugerimos que você consulte o pediatra do seu filho para obter mais informações a respeito deste diagnóstico. Abraços! 🙂

  • Cristina disse:

    Olá, minha filha de 8 anos há três semanas mais ou menos começou a piscar os olhos, como se estivesse algo encomodando. Ela diz que a pálpebra esquerda treme e a faz piscar com mais frequência e piscar mais apertado. Fico encomodada com isso. Já ocorreu uma vez quando ela tinha três anos, levei-a ao pediatra e sugeriu uma tomografia, porém não deu nada. lí sobre os tiques, será que pode ser? Me ajudem por favor!!! Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cristina, tudo bem? Obrigado pela confiança. Primeiramente, fique calma. Antes de qualquer diagnóstico precoce, é importante consultar o pediatra da sua filha e, se for o caso, pedir a indicação de um especialista. Abraços! 🙂

  • Eleni disse:

    Olá, tenho um bebe de 1 mês eu percebi os olhinhos dele tremendo , isso aconteceu 2 vezes, fiquei muito preocupada, o que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Eleni, tudo bem? Obrigado pela confiança! Em primeiro lugar, não se preocupe tanto, pois pode não ser nada. Agende uma consulta com o pediatra para ele ter ciência disso e dê orientações específicas. Abraços! 🙂

  • carliane disse:

    olá bom dia meu nome e carliane meu filho tem 5 anos e di uns dias pra cá ele tem um acerta mania de estar piscando o tempo todo mais so aumenta quando ele assiste televisão sera problema de vista ja ate marquei uma consulta no oftalmologista e o correto eu levar ele pra fazer exame nesta idade espero sua resposta agradeço desde já .

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Carliane, tudo bem? Obrigado pela confiança! Você está fazendo o correto, fique tranquilo. Mas, além de levá-lo para uma avaliação médica, sugerimos que fique atenta ao tempo que ele passa em frente à televisão. Abraços! 🙂

  • Mi Silva disse:

    Olá,acabei de ter meu filho ele esta com 1 semana de vida,no parto eu passei por todo o procedimento de parto normal,14 horas de sofrimento e 2 horas tentando traze lo ao mundo como nao tive passagem o medico recorreu a cesaria,agora ele abre perfeitamente o olhinho do lado direito e o esquerdo permanece fechado a pediatra falou q pode ser do trauma da hora do parto e ainda deve estar inchado…o olhinho dele esquerdo e normal mas parece um pouco menor…hoje voltei ao pediatra e ela me encaminhou ao oftamologista e falou q depois de uma semana ja deveria estar um pouco melhor.por favor me de sua opinião estou muito preocupada.obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mi, tudo bem? Obrigado pela confiança. Não podemos opinar sobre o caso, pois não temos como avaliar a criança. De qualquer forma, sugerimos que leve-o para uma avaliação com oftalmologista. Abraços! 🙂

  • vania disse:

    olá…tenho um sobrinho de 10 meses e ele tem mania de olhar de lado,por ex. a gente esta na frente dele e chama, ele vira a cabeça de lado para olhar depois ele te olha normal.Já levamos ele no neuro,já fez ressonância e não deu em nada,já levamos em varios pediatras e oftalmo e nunca dá nada,o que devemos fazer??a gente fica preocupada pois não é uma coisa comum de se ver,ele é brincalhão,sorridente adora uma bagunça.Quem sabe vc possa me dar uma luz pra saber como agir…desde ja agradeço!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vania, tudo bem? Obrigado pela confiança. Vocês já tentaram uma consulta com outros profissionais? Se a primeira opinião médica não foi suficiente, é importante sempre buscar outra. Abraços! 🙂

  • Mileide disse:

    Oi,preciso de uma orientaçao a minha filha de 2anos e 8meses fica sempre com olho lacrimejando e as vezes fica ate com remela,ja marquei a consulta no oftalmo mas estou bastante ansiosa pra saber pq ela fica assim. Gostaria q me ajudasse, Abraços!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mileide, tudo bem? Obrigado pela confiança. É difícil opinar sobre o que você relata, pois não temos como avaliar a sua filha. De qualquer forma, sugerimos que leve suas dúvidas para a consulta com o oftalmologista. Abraços! 🙂

  • Meu filho esta com 11 meses e esta com um dos olhos pra dentro,ja levei no oftalmologista e ele disse que é normal!
    Estou tão nervosa com isso,será que meu filho vai ficar estrabico?
    Espero que não.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Camila, tudo bem? Obrigado pela confiança! É difícil dizer ao certo se isso é normal, pois não temos como avaliar a criança. Se você não ficou satisfeita com esse diagnóstico, sugerimos que consulte outro profissional. Abraços! 🙂

  • Isabelle Moreira disse:

    Quero saber se vcs no hospital sabara tratam e operam crianças pq tenho dos filhos com idade de 6 e 1 ano e os dois tem estrabismo o meu filho mas velho tem que operar nao sei o q faço aqui onde moro ta dificil conseguir medico e particular e muito caro aguado resposta.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Isabelle, tudo bem? Obrigado pela confiança. Sugerimos que você entre em contato com a nossa Central de Atendimento no telefone (11) 3155-2800 e busque saber mais detalhes. Abraços! 🙂

  • Daiene disse:

    oi, moro em brejo santo ceara, tenho 23 anos e uma filha de 8 meses e desde q nasceu depois de uma semana percebi q ela tava com lacrimejamento e remelando os olhos ja levei num oftamo e ele disse que era obstrução do canal, e passou um gel para fazer massagem, [epitegel] so q é muito dificil de fazer pq ela não deixa, so q tem um que acho q ficou bom, pq ele vive limpinho, mas o outro ate q passou uns dias mas ou menos, mas ele ta muito irritado, vermeho e aparenta ta inchado fica menor q o outro, e escorrendo lagrima direto e sai muita remela. Estou muito preocupada, seria o caso de levar em outro oftamologista? pode virar outro problema? por favor quero muito uma resposta, não sei mas o que fazer. desde ja obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daiene, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos dizer ao certo se o medicamento pode acarretar outro problema, pois não temos como avaliar a criança. De qualquer forma, se você não está satisfeita com os resultados, sugerimos que procure outro profissional. Abraços! 🙂

  • Maria Domingas disse:

    Minha filha tem 6 meses, e está com os olhinhos remelando, o que será, devo levá-la no oftalmologista?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria, tudo bem? Obrigado pela confiança. O ideal é que você sempre consulte o seu pediatra para receber a orientação adequada. Abraços! 🙂

  • elen ramos lima disse:

    Olá,
    meu bb tem 1 ano e sete meses, e hj ele amanheceu com os olhos grudados e lacrimejava muito,e ao passar do dia os olhinhos dele remelava muito amarelo o tempo todo?
    Nao sei o que fazer por favor me ajude.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elen, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos lhe orientar da forma correta, pois não conseguimos examinar a criança. Sugerimos que você leve esta dúvida ao pediatra da criança. Abraços! 🙂

  • laura disse:

    oi minha filha ta com 50 dias,,,e tem um olho que sai mais lagrima do que o outo sera que ela tem algum problema….

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Laura, tudo bem? Obrigado pela confiança. O ideal é que você leve esta dúvida para o pediatra que está acompanhando a sua filha. Abraços! 🙂

  • PAULA SILVA PEREIRA disse:

    Olá!minha filha de 1 ano e 11 meses as vezes qd ela olha pra cima ou de lado ate mesmo de longe ela olha meio tordinho do olho direito não é sempre,levei ela no oftalmologista mas ele disse que é normal as vezes olhar assim,mas estou preocupada ele pediu p/ retorna depois de 1 ano.sera que é assim mesmo esse idade as vezes olhar assim?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Paula, tudo bem? Obrigado pela confiança. Sugerimos que siga a orientação do especialista e leve-a para uma nova consulta após 1 ano. De qualquer forma, se você perceber algum grau de evolução do quadro, é importante procurar o seu pediatra. Abraços! 🙂

  • Anna Jackelyne Silva Caldas disse:

    Olá,em outubro de 2012 descobri que meu filho de na época 3anos e 2meses estava com catarata no olho esquerdo,em fevereiro de 2013 ele fez a cirurgia,em abril começou com os ósculos,e em maio com o tampão,em agosto comecei a notar que ele estava ficando estrábico,levei a oftalmo dele que disse que é normal,porém isso está me incomodando muito,devo marcar outro médico?

    • Equipe Sabará disse:

      Anna,

      Sugerimos que consulte um oftalmologista para tirar todas as suas dúvidas sobre o quadro do seu filho. Esperamos que tudo fique bem.

      Um grande abraço!

  • elizangela disse:

    bom dia eu tenho um filho que hoje ele tem 1 ano e seis meses ele nasceu de 8 meses (prenaturo)nasceu com 1kilo e 940 gramas ficou na cubadora 20 dias ele tem estrabismo nos dois olhos ja esta sendo aconpanhado ao medico estafazendo tratamento usando protetor em um olho e outro dia no outro olho por favor me ajuda sera quanto tempo ele vai usar sera que resolver meu Deus estou preoculpada mindar mais orientaçoes

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elizangela

      É importante que você siga as orientações do médico que está acompanhando o seu pequeno e tire todas as suas dúvidas com ele, que é a melhor pessoa para te orientar. Temos certeza de que o seu filho ficará bem. 🙂

  • William disse:

    O meu filho está com 2 anos e 10 meses, no final do mês passado ele caiu dentro da piscina quando eu estava limpando, a piscina tem toda a segurança mais que necessária para ele não entrar, mas neste dia ele estava comigo, e mesmo assim acabou caindo na agua mas não ocorreu nenhum problema, mas desde este dia, ele fica piscando constantemente, já levei ao oftalmo o mesmo disse que não tem nada, mas ele não para de ficar piscando várias vezes seguidas, o que poderia ser? Pode ser que ele tenha esteja com inicio de TOC pela tenção que passou? Pode a água ter feito alguma coisa na vista dele???

    • Equipe Sabará disse:

      Oi William,

      É difícil dizer sem examinar o seu filho pessoalmente. Se o oftalmologista não encontrou nenhum problema, neste caso você pode ficar tranquilo. De qualquer forma, é importante que você relate essas observações ao pediatra que acompanha o seu filho – ele é a melhor pessoa para avaliar a necessidade de algum encaminhamento.
      Temos certeza de que tudo ficará bem.
      Abraços!

  • Tyago Mathyas disse:

    ola, bom dia. tenho uma filha de 4 anos, e de algum tempo pra cá, venho notando os olhos dela lacrimejando e piscando muito… isso ocorreu quando ela tinha 2 anos, porem havia parado e agora voltou novamente a lacrimejar e piscar direto….!

    • Equipe Sabará disse:

      Tyago, não conseguimos dar um diagnóstico por aqui sem examinar sua filha. O que podemos orientar é que procure um oftalmologista – ele é a melhor pessoa para verificar se existe algum problema com os olhinhos da pequena.

      Grande abraço!

  • Priscila disse:

    Olá, meu nome é Priscila, tenho um bebê de 3 meses, e desde o seu nascimento um olho é menor que o outro, a pupila também é menor e a cor é um pouco mais clara que do outro, já levei no pediatra e no oftalmologista, mas falam pra esperar, estou preocupada o que pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Priscila,

      É importante que confie no diagnóstico dos especialistas que examinaram o seu filho. Converse com eles sobre suas aflições e se não se sentir segura, procure uma segunda opinião. Sem examinar seu filho não temos como orientá-la, infelizmente.
      Abraços

  • Neide Alves Silva disse:

    Boa Noite,

    Minha filha tem 9 anos e usa óculos..de uns tempos para cá ela esta piscando muito, parece um tic nervoso..pergunto a ela se sente alguma dor ,.ela diz estar tudo normal, mas não sabe esplicar porque esta piscando seguidamente e várias vezes.
    Até a diretora da escola percebeu..é algo grave? vou agendar uma consulta com o oftalmo…obg,Neide

  • Guida disse:

    Olá me chamo Guida , tenho um filho de 2 anos e 8 meses , ele tem estrabismo , mas estamos fazendo acompanhamento no oftal, ele esta apenas fazendo o exercicio com o tampão, na ultima consulta o Dr disse que e pra aumentar o horario para ficar com o tampão e passou um exame , na hora do exame computadorizado por ser uma criança não ficou tão quieto , mais o medico mandou voltar assim que estiver com o exame nas mãos , e continuar com o exercicio, minha duvida e se ele ira melhorar, as vzs tenho medo , fico preocupada, as vzs ele fica extressado e sinto que e pela visão, fica nervoso, fala que esta coçando , mais estamos fazendo tratamento.

    • Equipe Sabará disse:

      Bom dia, Guida.
      É importante que você converse com o médico sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver segura, busque uma segunda opção. Sem examinar seu filho, não podemos dizer o que se passa. Temos certeza que entenderá nossa posição. Um grande abraço!

  • Livia Peixoto disse:

    Boa noite! Gostaria de saber se poderia me ajudar.. Meu filho de 2 anos e 10 Meses, começou a piscar várias vezes durante o dia mais rapidamente e até apertar mais ,na hora que pisca
    ,os olhos. O que pode ser isso? Agradeço desde já sua atenção!

    • Equipe Sabará disse:

      Boa tarde, Livia!
      É importante que você converse com o médico sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver segura, busque uma segunda opção. Sem examinar seu filho, não podemos dizer o que se passa. Temos certeza que entenderá nossa posição. Um grande abraço!

  • Rafael Cestaro disse:

    Bom Dia!!!
    tenho um filho de 9 anos que tem miopia no olho direito 1,75 e no esquerdo 2,25,mas ele faz um tratamento de estrabismo,o olho mais afetado é o direito e de uns dias pra ca quando ele coloca o tampão ele diz que olhar para longe fica um borrão mesmo usando oculos,isso de ficar ruim de enxergar de longe é por causa do estrabismo ou é a visão dele que esta piorando com o tratamento

    • Equipe Sabará disse:

      Rafael,
      É importante que você converse com o médico sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver segura, busque uma segunda opção. Sem examinar seu filho, não podemos dizer o que se passa. Temos certeza que entenderá nossa posição. Um grande abraço!

  • jose gabriel disse:

    ola eu tenho minha filha ela acordo com os olhos cheio de remelas elacrimejando como fasso para cuidar disto

    • Equipe Sabará disse:

      José,

      Para a limpeza dos olhos da criança, algodão e água filtrada já são suficientes para limpar as secreções. Grande abraço!

  • Anna disse:

    ola tenho 12 anos de idade e nunca tive problemas de visão as 9 anos fui fazer um testes de visão q sempre fazem na escola e ñ deu nada isso foi em 2010,em 2012 deconfiava que precisava de usar óculos minha visão estava péssima com alguns borrões minhas notas caíram um pouco por causa q ñ enxergava as palavras e errava na hora de escrever,ficava e ainda fico piscando com força varias vezes,coçando os olhos,em 2013 descubro q tenho q usar óculos e os graus são maiores do q da minha mãe,e no começo sinto mudança mas agora ñ vejo diferença quando uso e não uso óculos,sinto uma dor atras dos olhos e sinto q posso ter algo pior pq esses problemas são geneticos e ñ sei o q devo fazer

    • Equipe Sabará disse:

      Anna,

      Você precisa conversar com seus pais sobre o que está sentido. Assim, eles vão poder te levar novamente ao oftalmologista que depois de examiná-la, poderá te dizer o que está acontecendo. Grande abraço!

  • Carol disse:

    Ola meu filho tem 2 anos e 9 meses, ele a alguns dias vem tendo muita coceira nos olhos e esta muito vermelho, não sei oque fazer levei ele no hospital o medico disse que era conjutivite mais não sara. Ja pinguei colirio, comprensas mais não resolve nada.
    Me ajudem

    • Equipe Sabará disse:

      Carol,

      Se você está seguindo todo o tratamento que o médico recomendou e, passado o término do tratamento, não está vendo melhora, recomendamos que volte ao hospital para que a criança seja novamente avaliada. Abraços!

  • MAHELY SILVA OLIVEIRA disse:

    OLA!
    MINHA FILHA TEM 7 ANOS ,E TEM ALGUNS DIAS QUE OS OLHOS DELA ESTAO INCHADOS E LACIMEJADO E COM UMA COCEIRA ,O QUE DEVO FAZER

    • Equipe Sabará disse:

      Mahely,

      É importante levar a criança ao médico para que, depois de examiná-la, ele verifique se é um caso que necessita de algum tratamento.
      Abraço

  • Selma disse:

    Olá Meu nome é Selma, e estou um pouco preocupada com os olhinhos so meu sobrinho Kauã de 4 aninhos que estão com os olhinhos um pouco inchados sem vermelhidão e ele está piscando muuuuuiiitooo… e eu realmente estou preocupada, ele não tem convenio médico quanto será que custa uma consulta com o oftalmologista? Um Avraço e até breve…

    Selma

    • Equipe Sabará disse:

      Selma,

      Para informações sobre consulta, pedimos que entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3155-2800. Abraços

  • patricia disse:

    OI tenho um bebe de 8 meses e fazem duas semanas que de vez enquando olha pra cima com os dois olhos q quase nao da pra ver a cor do olho fica somente o branquinho. O que será?

    • Equipe Sabará disse:

      Patricia,

      A melhor pessoa para identificar qualquer problema com a criança é o pediatra que o acompanha. Converse com ele sobre todos os fatos e dúvidas, e certamente ele, por conhecer todo o histórico do bebê, saberá exatamente como te orientar. Abraços

  • bruno disse:

    ola minha filha tem 12 dias e esta saindo muita remela dos seus olhinhos oq devemos fazer? isso e normal? chega ate colar seus olhinhos.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Bruno,

      Recomendamos que leve a criança ao pediatra, para que ele possa examiná-la e verificar se existe algo de errado. Sem examinar a criança não temos como dizer se é normal ou é um caso que necessite algum tipo de tratamento. Abraços

  • Solange Leite disse:

    Olá,tenho uma bebê de três meses e percebi a poucos dias q ela tem um olhinho menor que o outro é bem discreto mas notei,será q com o tempo vai igualar morro de medo de ptose,por favor me ajudem.

    Obs: Tem dia que estão praticamente iguais,fica mais perceptivel quando ela está com sono.

    • Equipe Sabará disse:

      Solange, sugerimos que leve a criança ao pediatra e relate as suas observações. Somente examinando a criança que é possível verificar se há algo errado. Abraços

  • Vanessa disse:

    Olá, tenho um filho de 5 meses, já o levamos no oftalmo e ele disse que nosso bebê tem miopia. Inclusive, disse que ele tem grau de 1 a 2 e que se não diminuir até um ano de idade, ele deverá usar óculos já com essa idade. Gostaria de saber se é possivel mesmo fazer esse diagnóstico tão cedo no bebê? Será que devo procurar outro médico? Aguardo e obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vanessa, para dar este diagnóstico o médico deve ter realizado alguns exames. Na maioria das vezes, é possível detectar com tão pouca idade sim. Mas, se você tiver dúvidas e quiser uma segunda opinião, recomendamos que procure um outro especialista. Assim, pode ficar mais tranquila. Obrigado.

  • Eduarda disse:

    Olá. Eu tenho um filho de 3 anos e 5 meses e ele tem um olho menor que o outro,e pelo espelho dar pra perceber muito mais. Pode me orientar o que seja e o que devo fazer? Obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Eduarda, sem um exame completo não temos como afirmar algo concreto com relação ao tamanho dos olhos do seu filho. É normal termos uma pequena diferença, mas recomendamos que leve-o a uma consulta para que o médico possa tranquilizá-la e analisar com precisão. Abraços.

  • alessandra disse:

    oi minha filha tem 1 ano e 1 mes notei q o olhinho dela fica torto quando ela esta pensando ou as vezes quando fico em frente dela percebo q olha vago,como se estivesse olhando pra outra coisa ,e precebi tbm q o branco dos olhos sao acizentados,ja disse q pediatra ,me resp q é o normal até 1 ano oq devo fazer ela ja ta com 1 e um mes to desesperada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alessandra, sem exames precisos não temos como avaliar os motivos pelo qual sua filha fica com o olho torto. Recomendamos que a leve a uma consulta para que o médico possa realizar os exames corretamente e conceder o diagnóstico. Abraços.

  • Daiana Estefani disse:

    meu filho ja esta com 4 dias de vida , esta internado na UTI porq esta com um pouco de dificuldade pra respirar ,, com 4 dias de vida ele ainda não abriu os olhos eu gostaria de saber o porq alguém pode me explica ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daiana, algumas vezes é normal o recém nascido demorar mais que outros para abrir os olhinhos. Mas, para tranquilizá-la, recomendamos que questione o médico quanto a normalidade do caso. Abraços.

  • Camila disse:

    Olá, minha filha tem 2 anos, há algum tempo notamos que todos os dias, ao acordar, ela está estrábica, depois de uns 10 minutos, o olho volta no lugar. Isso é um sinal de alerta de estrabismo? Obrigada

  • francisco cosmo disse:

    minha filha tem 1 més eu percebi q na parte branca do olho da minha filha esta um pouco escura o q vc acha q pode ser

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Francisco, recomendamos que leve sua pequena a uma consulta com o pediatra, para que ele possa indicar o que acontece. Sem conhecer o diagnóstico e acompanhamento, não temos como apontar os motivos. Abraços.

  • luciene disse:

    Olá bom dia,

    Meu filho tem 3 meses ele não acompanha as coisas ,agente chama ele, e ele não olha , o olho dele fica por lado por outro a todo tempo.,oque sera ?sera uma coisa grave?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciene, sem conhecer o quadro clínico do seu filho não temos como afirmar se é normal ou não. Recomendamos que marque uma consulta médica e siga todas as instruções. Abraços.

  • Alessandra disse:

    ola bom noite estou com uma pequena duvida hoje meu filho ates de sair de casa para ir na creche estava bem quando fui buscar ele a vista dele estava em chada e saindo uma coisa branca mas não é remela sendo que a professora dele falou que ele estava dormindo e quando acordou já estava assim oque pode ser isso? é agora aqui em casa estou passando soro é esta um pouco em chado oque eu devo fazer ele só tem 2 anos aguardo a resposta

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alessandra, recomendamos que leve seu pequeno a uma consulta com especialista, para que ele possa indicar o melhor tratamento. Abraços e desejamos melhoras.

  • josyane disse:

    Olá bom dia! Minha filha tem 5 anos os olhos dela estão inchados lacrimejando e com remelas. Será que é problema de vista?? Melhora quando tira a remela. Oque é isso? Me ajudem. Bju obg

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Josyane, sem conhcer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar a normalidade. Os olhos lacrimejam e produzem a remela normalmente, mas, recomendamos que busque auxílio de uma consulta pediátrica para que possa ficar mais tranquila quanto a saúde da sua pequena. Abraços.

  • rosy disse:

    ola minha bebe tem um aninho e desde de pequena que noto que ela tem os olhinhos pequenos, não da para perceber mais sera que pode ser ptose…são todos os dois olhinhos e não para para perceber muito…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rosy, sem conhecer o diagnóstico da sua pequena não temos como informar se é ou não normal o tamanho dos seus olhos. recomendamos que leve-a a uma consulta, para que ele possa tirar todas as suas dúvidas. Abraços.

  • Helder disse:

    Ola! Dr.,Por favor ajuda-me.O meu bebe tem 4 dias e não abre os olhos por completo ou seja só abre um pouquinho.O que poderia ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Helder, é normal que nos primeiros dias os bebês não abram os olhos por completo. Mas, se você qusier ficar mais seguro recomendamos que tire suas dúvidas com o pediatra, já que não sabemos o quadro clínico completo dele. Obrigado.

  • Isabel Fereira disse:

    Ola a minha filha tem 1 mês e 19 dias, e notei que ela twm um olho maior que o outro, qual é o conselho que voce me dá?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Isabel, não se preocupe. É normal termos um olho maior que o outro. Mas, para garantir a sua cofiança recomendamos que leve a sua pequena a uma consulta pediátrica para que ele possa analisar e tranquilizá-la.

  • Priscilla disse:

    olá, minha filha tem 5 anos deste os 2 usa óculos começou com 2 graus em cada olho e agora já esta com com 7,50 em cada, o médico disse também que ela tem hipermetropia e astisgmatismo cirurgia só com 20 anos e até lá será que o grau só vai aumentar ? por que sempre que vou no oftomologista só aumenta?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Priscilla, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena, não temos como informar porque o grau dela sofre constantes aumentos. Talvez seja interessante você buscar uma segunda opinião ou questionar mais o oftalmo, para que ele possa tirar todas as suas dúvidas. Abraços.

  • Sara Cristina disse:

    Bom dia, meu filho tem 4anos e há alguns dias está com os olhos lacrimejando e com remelas amarelas.Não está gripado e não tem contato com animais. Os olhos não incham, não ficam vermelhos e não coçam, mas estão sempre com remela.Preciso de uma luz.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Sara, recomendamos que lave os olhos do seu pequeno com soro fisiológico. Com toda esta poluição, pode ajudar. Além disso, é importante que leve-o a uma consulta com o oftalmologista para que ele possa indicar o melhor tratamento, caso seja necessário. Abraços.

  • vania disse:

    meu netinho tem 2 aninhos a 2 meses um dos olhos dele vive lacrimejando o que pode ser isso estou preocupada com ele

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vania, sem conhecer o quadro clínico do seu neto não temos como afirmar os motivos pelos quais os olhos dele estão lacrimejando. Solicitamos que busque auxílio de um oftalmologista, para que ele possa indicar o melhor tratamento.

  • Andressa disse:

    Olá,
    minha filha tem 4 anos e de uma hora pra outra, após um cochilo, acordou com um olho inchado. sem remela, sem dor e sem vermelhidão.
    Levei na pediatra pois não havia oftalmo de plantão e não estava na minha cidade.
    Ela passou antialérgico, mas me orientou procurar oftalmo. eu dei o Ebastel e coloquei compressa gelada.
    Está bem melhor,mas ainda vou demorar pra voltar pra minha cidade e estopu preocupada de ser algo sério.
    O que pode ter acontecido?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Andressa, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como afirmar com precisão o que aconteceu. Recomendamos que mantenha as indicações do pediatra até que possa ir a um oftalmo. Abraços.

  • maureen disse:

    boa tarde, meu filho nasceu com ptose congenita moderada no olho esquerdo. Está dificil achar um profissional especialista no assunto para avaliá-lo e posteriormente fazer a cirurgia. Ele tem 6 meses, levanta a cabeça para poder ver por baixo da palpebra. levei em alguns oftalmos, mas um diz que devo operar, outro que tenho que esperar ate 2 a 3 anos. Vocês podem me orientar e se possivel indicar algum medico nesse assunto? obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maureen, os procedimentos a serem adotados depende do especialista que você procura. Recomendamos que siga as instruções daquele em que você mais confia. Abraços e desejamos melhoras.

  • Edinha disse:

    Boa tarde a minha filha tem 1 ano e 5 meses,ela tem a vista meia desviada do lado esquerdo,será que vai fica normal depois já procurei o oftalmologista me falou que ela ainda não tem idade para fazer o exame. isso é verdade?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Edinha, recomendamos que leve sua pequena a uma segunda consulta para que outro médico possa informar o que é melhor a ser feito. Assim, você fica mais tranquila com relação à saúde ocular da sua pequena. Abraços.

  • Leiane disse:

    Minha filha tem 3 anos, e há 1 anos começou usar óculos para o estrabismo, o grau começou baixo 1,5 pois seu caso era leve, neste período ela já aumentou o grau, no entanto, o estrabismo está aumentando, estou muito preocupada, isso geralmente acontece?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Leiane, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar se é normal ou não o grau dela ter aumentado em um curto espaço de tempo. Recomendamos que retorne ao oftalmo que a atendeu e questione todas as suas dúvidas. Abraços.

  • Paulo Medeiros disse:

    Pessoal, boa tarde!!!

    Minha filha de dois meses, tem o abrir dos olhos muito pequeno, pode ser algum problema?

    As enfermeiras que atendem no PSF, disse que não achou nada que a impeça de abrir mais os olhos. Deu um encaminhamento para um hospital oftalmológico.

    O que vocês acham?

    Obrigado!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Paulo, às vezes é comum que a criança demore mais a abrir os olhinhos que outra. Tudo depende da velocidade do seu desenvolvimento. Mas, para que fique mais tranquilo busque sanar suas dúvidas com um oftalmo de sua confiança. Abraços.

  • Willian Gomes disse:

    Boa tarde.

    Minha filha está com o mesmo problema do filho da Luciene (mecher os olhos de um lado para o outro involuntariamente). Porém isso acontece as veses, não é todos os dias. Os médicos disseram que não precisa se preocupar por enquanto, mais passaram uma tomografica da cabeça pra ela fazer. Luciene, algum médico te deu alguma resposta sobre os olhos do seu filho?

    Vi os médicos comentarem também sobre nistagmo. O que seria isso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá William, quando o assunto é criança, cada caso é um caso. Nem sempre o que acontece com o pequeno da Luciene, pode acontecer com o seu. É mais aconselhável que você busque uma consulta com o oftalmo para que, após examinar o quadro clínico do seu pequeno, ele possa conceder o diagnóstico completo e preciso. Abraços.

  • caroline disse:

    Boa noite!
    Minha filha tem 3 meses, e as veses a bolinha do olho dela treme. Mais assim , ela acompanha movimentos tudo direitinho. Mais de vez em qundo acontece isso. Sera que é normal ??

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Caroline, aparentemente é normal nesta idade este comportamento. Mas, para que você fique mais calma recomendamos que busque auxílio médico. Ele poderá tranquilizá-la e informar todos os passos da evolução da sua pequena. Abraços.

  • Cristiane disse:

    Olá, boa tarde! Meu filho tem 4 anos e 4 meses e a 5 meses atras começo a piscar muito com os dois olhos, levei no oftalmo q nao dectou nada passou um coliria pois disse que poderia ser , alguma sugeira e realmente parou, agora começou novamente o coliria não adiantou pois ja usei um frasco inteiro e ele continua piscando e com muito mais frequencia a ponto de tds notarem. O q deve fazer.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cristiane, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar o que pode ser feito. Para que você fique mais segura recomendamos que busque uma segunda opinião médica e solicite o pedido de exames, para que o diagnóstico do seu pequeno possa ser concedido de maneira correta. Abraços e desejamos melhoras.

    • alessandra disse:

      Meu filho TB tem 4 anos e esta com mesmo problema do seu filho! Já sabe o que pode ser???

  • Èrica Terashima disse:

    Olá meu nome é Érica tenho um bb de 3 meses e a 2 dias percebi que ele está com ao acordar com a parte superior do olhinho esquerdo inchada,não lacrimeja,nem tem secreção,nem vermelhidão,apenas amanhece inchada e dps ao decorrer do dia volta ao normal…gostaria de saber se isso é normal…ah houve tbm o episódio que esses 2 dias eu estava sentindo muita dor de cabeça então no sábado tomei 6 neosaldinas, e no domingo ele amanheceu assim…como a dor de cabeça não passou ontem fui ao hsp e tomei mais 2 injeções…decadron e profenid e hoje amanheceu bem mais inchado do que ontem…pode ter sido em decorrencia disso ou seria algum outro problema? é normal? ah sim ele esta normal,brincando,conversando,rindo…apenas o olho está inchado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Érica, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar. Recomendamos que busque uma consulta, para que após exames, o médico possa indicar o melhor a ser feito. Abraços e desejamos melhoras.

  • lenicia disse:

    olá!tenho um bebe que vai fazer 5 meses dia 12 de agosto de 2013 e ele esta estrabico.Apediatra falou q até aos 6 meses eles ficAREM ESTRABICOS PQ os músculos dos olhos não estão fomados!fiquei preocupada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lenicia, sem mais detalhes sobre o caso do seu bebê não podemos dar muitas informações. Se a médica que atendeu seu pequeno não te passou confiança, procure uma segunda opção, assim pode avaliar as opiniões e seguir um tratamento que te deixe mais segura. Abraços!

  • Jacqueline disse:

    Boa tarde,
    levei minha filha de seis meses ao oftalma pois em quase todas as fotos ela sai com o olho esquerdo tortinho pra dentro.o medico falou que isso acontece porque ela tem astigmatismo no olho esquerdo.
    o tratamento passado pelo medico foi tampao no olho direito duas horas por dias,assim ela vai forçar o olho esquerdo.
    Gostaria de saber quais as chances de cura e quanto tempo pode leva?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jacqueline, os casos variam bastante, por isso não temos como dar muitas informações sem conhecer ao certo. Recomendamos que tire suas dúvidas com o oftalmologista que acompanha sua pequena e se preferir, procure uma segunda opinião e siga a que te passar mais segurança. Abraços!

  • margarida santos disse:

    de um mes para cá meu filho esta piscando muito e quando acorda reclama que os olhos ardem ,o que pode ser ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Margarida, recomendamos que leve seu pequeno ao oftalmologista para que ele faça alguns exames e caso haja alguma alteração, ela possa ser tratada da melhor forma. Além disso, esse profissional é o mais indicado para que você tire todas as suas dúvidas.
      Abraços!

  • Cristiane Perez disse:

    Meu filho de 1 ano e 2 meses bateu o olho no porta papel higienco e ficou com o olho vermelho, tipo derrame, ele esta aparentemente normal mas fiquei preocupada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cristiane, recomendamos que o leve até um profissional, para que ele possa checar se esta tudo ok com o seu pequeno! Desejamos melhoras. Abraços!

  • Clebson Jose de Sousa disse:

    Meu bebê de 3mesês e 12 dias, notamos que quando ele se acordar, o mesmo já acordar coçando bastante os olhos. E no decorrer do dia, ele fica a coçar agora com menor intensidade, deixando ao redor dos olhos externamente vermelhos e o nariz. Podem mim ajudar em orientação nessa situação?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Clebson, sem muitas informações não temos como diagnosticar a causa dessa irritação. Recomendamos que leve o seu pequeno até uma consulta, para que o médico possa das as devidas orientações. Abraços!

  • Valéria Bezerra disse:

    Olá. Boa noite,
    Meu filho tem 8 anos e hoje notei que seus olhos começaram a ficar vermelhos e sair remela. Ele não tem nenhum problema de vista e acredito que seja só uma irritação pois aqui na minha cidade por esses dias o ar está muito seco e com a presença de gases poluentes. O que posso fazer para amenizar essa vermelhidão e parar a secreção?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Valéria, recomendamos que o pequeno evite ao máximo coçar os olhos para que não haja maiores irritações. Procure manter a região limpa e proteja do contato direto ao sol. Caso persista, converse com um especialista que tire suas dúvidas da melhor forma.
      Abraços!

  • Thayane disse:

    Olá boa tarde!
    minha pequena tem 2 anos é 10 meses é nessa semana ela está como os olhos lacrimejando muito o tempo todo escorre água parece q tá chorando, é essa manhã amanheceu todo grudado com remela, mais não estão vermelhos. o q pode ser? conjutivite ??? marquei um oftalmo pra ela mais só pra depois de amanhã…estou preucupada

    • Equipe Sabará disse:

      Thayane, recomendamos que tente manter os olhos da pequena limpos e aguarde a consulta para tirar todas as suas dúvidas com o especialista. Ele é a pessoa mais indicada para te orientar.

      Abraços!

  • karolina disse:

    Ola tenho uma filha de 4 anos ela teve dor de garganta e no outro dia qdo ela acordo amanheceu com os olhos grudados eu ate pensei q era conjutivite.levei ela no Ps o medico falou q poderia ser da inflamacao da garganta.que deu dor de ouvido e deixou o olhinho delaassim mas ja faz uns 8 dias e o olhinho dela ainda esta lagremejando menos do estava mas ainda.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Karolina, recomendamos que procure um médico para que ele faça o diagnostico e auxilie da melhor forma o tratamento. Abraços!

  • Juliana disse:

    Minha Filha tem 2 anos e tem uns 4 dias que ela esta com o olho remelando muito e quando acorda os dois olhos estao completamente colados…
    Oque eu Posso esta fazendo ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliana!
      Recomendamos que leve sua pequena a um profissional que te oriente da melhor forma quanto a um diagnostico e tratamento.

      Abraços.

  • hingrid machado disse:

    Olá
    tenho uma bebê de 2 meses que tem o olhinho esquerdo meio tortinho…isso pode ser um sinal de problema na visão dela?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Hingrid. Não temos como diagnosticar sem conhecer o quadro clinico da sua pequena. Recomendamos que visite um médico e tire todas as suas dúvidas com esse especialista.

  • fernandapereira disse:

    filho desde q nasceu os olhos lacrimejam e remelam ja levei num oftalmo passou massagem e um colirio melhorou um pouco mas nao curou estou muito preocupada sera preciso ciriugia?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Fernanda, boa tarde!

      É necessário examinar seu pequeno para sabermos do que se trata. Sugerimos que você retorne ao oftalmologista do seu filho ou que peça uma segunda opinião a outro profissional.

      Att,

  • MARIA NUBIA disse:

    OLÁ, minha filha já tem dois meses e oito dias, e ate o momento não consegue abrir totalmente o olho esquerdo. quando olha para cima a pálpebra esquerda não vai totalmente, o que será. Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Maria!

      Só é possível lhe responder após uma avaliação da sua pequena. Por isso, seria interessante que você a levasse a um profissional, pois assim você teria o diagnóstico correto.

      Att,

  • rodrigo ferraz disse:

    Meu filho por certas vezes diz que esta enxergando tudo pequeno, fica muito nervoso! Ele nasceu com catarata congenita, nunca operou por opção dos medicos, pois a catarata nunca evoluiu.
    Estes sintomas que ele esta tendo, o que pode ser?

  • Nelia disse:

    OLa..neu filho de 1 ano e 4 meses esta quase sempre lacrimejando,desde que ele nasceu. ja levei ao oftamologista mas ele disse que nao se trata de nenhuma infecao. eu ja estou preocupada porque ele esta crescendo e isso continua

  • frankcielly disse:

    Oie meu filho tem dois anos e meio e ollho dele fica tipo com duas bolinhas e lacrimejando muito o que sera???

  • frankcielly disse:

    Ola meu nome e frankciielly meu filho tem dois anos e meio e olho dele tem tipo umas duas bolinhas e lacrimejando muito o que sera

  • Adriana disse:

    Bom dia!

    Minha filha de 1 ano e 11 meses, bateu o olho na mesa de vidro. na mesma hora ficou sangue pisado.. e fez uma bolinha, passei gelo ela dormiu e acordou com olho inchado. O que posso passar para desinchar?

    é no fim do olho quando termina a sobrancelha embaixo!!

    Obrigada

  • rosi disse:

    Bom dia!

    Minha filha tem três meses de vida e o olhinho esquerdo dela esta menor que o direito. O que fazer? Existe tratamento?

  • ferreira disse:

    olá doto..minha filha nasceu com o olho esquerdo inchado com bastante remela!o pediatra passou dois colírio usamos e ela não ficou boa!!ela ta com 5 meses.levei para outro medico e ele falou que era o canal lacrimal obstruido .qual procedimento o Dotor acha que eles vão tomar?e preciso eu ficar preocupada ou é coisa simples?

  • magnolia disse:

    Olá,minha BB tem umas manchinhas escuras na parte branca do olhinho,a pediatra fala q é normal mais estou muito preocupada porq são várias manchinhas,oq pode ser????

  • Reinaldo disse:

    Olá meu filho tem 4 quase cinco anos e num determinado momento reparei que a parte escura do olho (seria a parte da cor) dele é bem maior que a minha que sou pai e também quase o dobro do tamanho do olho da mãe dele, é normal ser tão grande assim,meu filho tem os olhos escuros quase pretos. Desde já agradeço esclarecer minha duvida,obrigado.

  • maria guedes disse:

    Olá meu filho tem 8 meses e 15 dias, Ele corsa os olhos constante é normal?

  • nei disse:

    boa noite ,tenho um menino de 4 anos e ele se queixa algumas vezes e ver bolinhas
    já marquei oculista mas alguem saberia me informar o que pode ser
    sei que sem diagnóstico clinico não da pra saber mas se tem alguma ideia do que pode ser.
    em dias muito claro eu enchero bolinha riscos que se eu foco em um ponto eu vejo eles passando .Já fui ao oftalmologista mas não lembrei de perguntar

  • Ozomária Faria disse:

    Minha filha tem dois anos, e reparei que ela está piscando muito e coçando o olho. O que poderia ser?

  • alanna fraga disse:

    Oi, boa tarde! Gostaria de saber o que pode está acontecendo com o meu pequeno de apenas 7 meses. A partir de ontem que ele está coçando muito os olhos, o que pode ser? Muito obrigada

  • Bruna Soares disse:

    Meu filho de 7 anos esta com os olhos lacrimejando muito isso ja faz bastante dias

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.