PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Desenvolvimento da visão infantil: o que os bebês podem ver?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Desenvolvimento da visão infantil: o que os bebês podem ver?

Desenvolvimento da visão infantil: o que os bebês podem ver?

26/11/2018
  1392   
  2
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A curiosidade dos pais sobre a visão dos bebês é enorme. Nesta postagem e em outras desta série tentaremos responder as curiosidades destes pais e mães, avós, tios e etc.

O que meu bebê pode ver durante o primeiro ano de vida?

A visão de um bebê se desenvolve rapidamente durante o primeiro ano de vida.  

  • Recém-nascidos:  pode ver grandes formas e faces, bem como cores brilhantes;
  • Dos 3 a 4 meses: A maioria dos bebês pode se concentrar em uma variedade de objetos menores e dizer a diferença entre cores (especialmente vermelho e verde);
  • Aos 4 meses: Os olhos de um bebê devem estar trabalhando juntos. É quando os bebês começam a desenvolver percepção de profundidade (visão binocular);
  • Aos 12 meses: A visão de uma criança atinge níveis normais de adulto, enquanto ele continua a aprender e a entender o que vê.

Tenha em mente que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, mas o padrão geral de desenvolvimento da visão infantil é o mesmo. Como a visão de um bebê se desenvolve rapidamente durante o primeiro ano de vida, o médico do seu filho examinará os olhos do seu bebê a cada consulta de criança em bom estado.

Exames de visão por profissional médico são uma maneira importante de identificar problemas com a visão do seu filho. Problemas que são encontrados precocemente têm uma chance maior de serem tratados com sucesso.

De maneira geral as crianças devem fazer uma avaliação oftalmológica ao nascer (teste do olhinho) e até os 3 anos. Aparecendo algum sintoma ou sinal deve procurar o pediatra que verá a necessidade de ir ao oftalmologista.

Saiba mais sobre o desenvolvimento da visão infantil no blog do Hospital Infantil Sabará:

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2016)

Os olhos do seu filho (Copyright © 2011 Academia Americana de Pediatria, Atualizado em 05/2016)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Paula Ábdo disse:

    Informações preciosas desse artigo. A visão precisa ser cuidada desde o nascimento, principalmente quando a criança está nos primeiros anos escolares. Observo que crianças que não vão ao oftalmologista e precisam usar óculos de grau, quando não usam tem prejuízos no processo de aprendizagem. Paula Ábdo

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade