PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Aulas gravadas ou live?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Aulas gravadas ou live?

Aulas gravadas ou live?

25/09/2020
  67   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Tenho o privilégio de acompanhar o relato de alguns pais, educadores e estudantes nesse momento de pandemia. Observamos que, inicialmente, as aulas gravadas, foram aos poucos sendo substituídas ou acompanhadas por encontros virtuais entre professores e alunos, aproximando as escolas das crianças e das famílias.

Técnicas audiovisuais tão próximas e correlatas, mas que em última instância, e para quem as experimentam se mostram radicalmente diferentes. Mas afinal, qual a diferença entre um vídeo postado ou aulas gravadas e uma live, para quem os experimenta? A resposta parece estar no contato.

Se nós, como sociedade, ainda tínhamos alguma dúvida, de que é a partir do outro humano que conseguimos nos manter vivos, a pandemia surge portando essa noção como outdoor. A vida humana só acontece através do laço, do vínculo, do afeto e da presença.

Um outro humano vivo, que interage, responde e dialoga conosco é fundamental e ele se diferencia por completo da experiência passiva de assistir a um outro gravado, ou seja, um outro mortificado pela tela que o aprisiona, versos um outro possibilitado pela tela que o liberta.

Que possamos estar livres, juntos e vivos nos nossos laços familiares e sociais, afinal nunca nos foi tão claro que o que alimenta é a presença. Nossas avós já sabiam que uma boa mesa compartilhada não alimenta apenas o corpo, mas também a alma!

Leia também: A gente leva da vida a vida que a gente leva

Gabriela Malzyner

Gabriela Malzyner

É psicóloga, psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Coordenadora e docente do Núcleo de Infância e Adolescência do CEP e consultora do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade