PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
5 dúvidas sobre higienização das mãos e prevenção da Covid-19
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
5 dúvidas sobre higienização das mãos e prevenção da Covid-19

5 dúvidas sobre higienização das mãos e prevenção da Covid-19

05/05/2020
  116   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

No dia 5 de maio, comemoramos o Dia Mundial de Higienização das Mãos, uma das principais formas de prevenir infecções. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte de campanhas em instituições de saúde para ressaltar a importância desta ação nas rotinas assistenciais. A higienização das mãos é uma das formas mais baratas e eficazes para salvar vidas.

Além de ser uma medida de prevenção de infecção fundamental nos serviços de saúde, também deve ser adotada por todos, no dia a dia. Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus,  podem surgir dúvidas entre o público leigo sobre a forma correta de higienizar as mãos e sobre outras medidas de proteção. Por isso, convidamos o Dr. Francisco Ivanildo, infectologista do Sabará Hospital Infantil para esclarecer as principais questões sobre o tema. Confira e cuide-se!

Passo a passo de como lavar as mãos

1.       Quando devo usar o álcool em gel ou água e sabão?

Se você tiver acesso à água e sabão, dê preferência a lavar as mãos. O álcool em gel deve ser utilizado quando não for possível lavar as mãos, como: no transporte público, na rua, etc.

2.       Se eu não tiver acesso nem ao álcool em gel ou à água e sabão, o que devo fazer?

Nesse caso, evite levar as mãos ao rosto, tocar a boca, olhos e mucosas em geral. Assim que possível, procure um local para que possa higienizar as mãos. Evite tocar alimentos ou objetos de uso pessoal com as mãos sujas, pois pode contaminá-los e dessa forma, se contaminar com o vírus.

3.       Quais cuidados devemos ter para higienizar os alimentos?

Podemos utilizar soluções próprias para higienização de alimentos que são vendidas em supermercados e seguir a recomendação de uso que consta na embalagem. Outra alternativa é fazer a higienização de frutas, legumes e verduras utilizando uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água e mantendo os alimentos nesta solução por 15 minutos. Após este tempo, os alimentos devem ser lavados com água.

Lembrando que todos os alimentos que estejam em embalagens também precisam ser lavados com água e sabão ou higienizados com álcool em gel.

4.       Quando devo higienizar as mãos?

Em casa: imediatamente ao chegar em casa, principalmente se usou transporte coletivo ou foi ao mercado ou qualquer lugar onde circulam muitas pessoas; antes do preparo de alimentos, antes das refeições, depois de usar o banheiro, antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes, após espirrar ou tossir,

Na rua: em todas as situações acima e sempre antes de tocar o rosto também é importante higienizar as mãos para que não seja infectado pelo vírus da Covid-19 ou outros microrganismos. Enquanto estiver fora de casa, no trabalho ou lugar público, é importante higienizar as mãos com frequência, porque nem sempre percebemos quando levamos a mão ao rosto.

5.       Como devo manusear a máscara no rosto?

É importante que antes de colocar a máscara no rosto, higienize as mãos. A máscara deve cobrir completamente a boca e o nariz durante o uso. Se for necessário retirá-la em algum momento durante o uso, afaste-a do rosto utilizando a lateral da máscara pelo elástico. Evite tocar a frente da máscara com as mãos enquanto estive usando e nem deixe-a subir o queixo.

Quando for realizar o descarte da máscara, higienize as mãos após retirá-la. Se estiver usando máscara de tecido, após o uso coloque-a em saco plástico até chegar em casa e poder lavá-la antes de usar novamente.

Lembre-se: além das medidas de segurança como manter distância de pelo menos dois metros entre pessoas na rua e manter o isolamento social, a higienização das mãos é uma das formas mais eficazes para evitarmos infecções. Cuide-se e cuide de quem você ama!

Saiba mais:

Como proteger sua família do coronavírus

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade