PESQUISAR
A dieta saudável faz com que as crianças tenham mais disposição na prática de exercícios físicos
Crianças ativas precisam de combustível para o esporte, para a escola e para a saúde todos os dias, bem como o crescimento e o desenvolvimento normal. Quando os jovens estão envolvidos em competições atléticas, a necessidade de alimentos, de energia e de fluidos é maior que o habitual.
Se você tiver dúvidas específicas sobre o caso do seu filho, consulte um nutricionista especializado na área esportiva ou um pediatra. Se a criança está em uma equipe, converse com o treinador e peça para que um médico faça uma apresentação para todos os jogadores e os responsáveis.
Os atletas precisam de alimentos e de energia com muitos nutrientes e quantidades mínimas de gordura e de açúcar. Hidratos de carbono de alta energia, grãos integrais, frutas, legumes e laticínios são especialmente importantes. As crianças precisam de energia extra para treinos e práticas esportivas, além de níveis normais de crescimento e de inteligência na escola.
Aqui estão algumas dicas para ajudar os jovens atletas a obter os combustíveis e fluidos que precisam para ter sucesso:
• Café da manhã de campeão: ofereça cereais ou bolos feitos com grãos integrais e frutas, como bananas, amoras e uvas passas;
• Pacote café da manhã para levar: as práticas pela manhã ou as viagens rodoviárias pedem um lanche com pães, bananas, maçãs, queijos, copo de iogurte, caixa de suco ou leite com baixo teor de gordura;
• Pacote de viagem: os atletas precisam de combustível inteligente. Encha um saco térmico com lanches de alta energia. Use caixas de suco congelado, garrafas de água ou embalagens reutilizáveis para manter os itens frios. Ajude seu atleta a estar preparado para o pré e o pós-jogo com biscoitos, queijo, manteiga de amendoim e geleia, sanduíches e recipientes de frutas e de legumes fatiados.
Como os atletas de qualquer idade, a criança precisa de muito líquido refrescante para ficar bem hidratada. Fluidos são fundamentais para prevenir o superaquecimento e para remover os resíduos produzidos pelos músculos ativos. Mesmo que ela esteja um pouco desidratada, isso pode afetar drasticamente o desempenho.
Ensine as crianças a controlar a ingestão de líquidos. Ficar sem ir ao banheiro por muito tempo faz a urina ficar escura, amarela, com cheiro forte, o que indica o momento de ingerir mais líquidos.
Certifique-se do abastecimento e da oferta. Crianças precisam beber, pelo menos, seis copos (200 ml) de água por dia. Adicione mais ½ copo para cada meia hora de atividade extenuante. Dê às crianças uma garrafa personalizada para levar no carro, no ônibus, na escola e no campo.
Escolha as bebidas para as crianças. A água é sempre uma ótima opção de baixo custo e, para atividades com duração inferior à uma hora, ela fornecerá a hidratação ideal. Para as atividades mais longas ou para quando as crianças não beberem água o suficiente, invista em suco de fruta 100% diluído ou bebidas esportivas que podem aumentar a ingestão de líquidos.
Uma pesquisa apontou que o leite possui baixo teor de gordura, isso inclui leite com chocolate, visto como uma bebida eficaz que contribui para a recuperação muscular após atividade intensa.
Por Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Eat Right