PESQUISAR
As crianças mais velhas que estão expostas a pouco contato com a fala de adultos são conhecidos por estar em risco de atraso de linguagem. Um novo estudo analisou se o mesmo é verdadeiro para prematuros.
Para o estudo, “A conversa de adulto na UTI neonatal (UTIN) com bebês prematuros e de desenvolvimento da fala“, publicado na revista Pediatrics de março. Os pesquisadores registraram 16 horas de fala dos adultos e sons vocais de crianças em unidade de terapia intensiva neonatal de Mulheres e Crianças do Hospital, em Rhode Island.
Os pesquisadores usaram um dispositivo digital para gravar adultos conversando com 36 recém-nascidos prematuros na idade 32 semanas, e novamente com a idade de 36 semanas. Cada aumento de 100 palavras de adultos por hora durante a gravação com a idade de 32 semanas resultou em um aumento de 2 pontos em escores compostos de linguagem aos 18 meses, e um aumento de 0,5 pontos nos escores de comunicação expressivos. Para cada 100 palavras por hora com o bebê de 36 semanas de idade, houve um aumento de 1,2 pontos aos 7 meses, e um aumento de 0,3 pontos nos escores de comunicação expressivos em 18 meses. Aos 7 meses, a contagem de palavras do adulto cumulativa para todas as gravações foi associada com maiores pontuações, composta de cognitivas e de linguagem, e contagens de comunicação receptivas. Para os resultados de 18 meses, a contagem de palavras de adultos para todas as gravações estavam ligados a pontuação mais elevada de comunicação expressiva.
Os autores do estudo concluíram que as crianças sendo atendidas na UTI, com benefício da exposição a conversa adulta, resultando tanto em maior linguagem e escores cognitivos mais tarde na vida. Os pais devem ser encorajados a falar com seus bebês prematuros enquanto na UTIN para evitar risco de atraso de linguagem.
Apesar de ser difícil de entender o trabalho para quem não é da área, podemos resumir dizendo que o importante é que pais de crianças, sejam elas prematuras ou não, precisam conversar com elas, contarem histórias e cantarem músicas, pois quanto mais palavras a criança ouvir, maior será seu estímulo e maior a facilidade de adquirir uma linguagem.
Autor: dr. José Luiz Setúbal
Fonte: “Adult Talk in the NICU With Preterm Infants and Developmental Outcomes,” Pediatrics published online Feb. 10,