PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Crianças precisam fazer exames periódicos de colesterol  
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Crianças precisam fazer exames periódicos de colesterol  

Crianças precisam fazer exames periódicos de colesterol  

27/09/2011
  5459   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

As crianças, assim como os adultos, também apresentam colesterol alto. Há 15 anos o exame não era prescrito para o paciente pediátrico, mas a situação mudou. A vida moderna, a alimentação nem sempre saudável e a falta de atividade física levaram os médicos e os nutricionistas a investigarem esse tipo de problema em crianças.

“É um mal silencioso, não apresenta sintomas e não acomete somente crianças acima do peso. Por isso os pais não percebem que a criança sofre de hipercolesterolemia, nível elevado de colesterol ruim (LDL) no sangue”, afirma a nutricionista Adriane Alves Marchisete, do Hospital Infantil Sabará.

Embora não existam pesquisas, acredita-se que cerca de 30% das crianças brasileiras tenham colesterol elevado. Além da genética, o problema está relacionado à dieta inadequada e ao sedentarimo. Também pode sinalizar outras doenças, como disfunções na tireóide e diabetes.

Leia também: O risco do colesterol elevado na infância e adolescência

“E, como hoje a ciência sabe que é possível encontrar depósitos desse tipo de gordura nas artérias dos pequenos, o que aumenta as chances de problemas cardiovasculares no futuro, todo o cuidado é necessário”, alerta.

As bolachas recheadas, os salgados fritos, sorvetes, leite integral e derivados, embutidos (presunto, salame), gema do ovo e as carnes vermelhas gordas ainda fazem parte do consumo diário das crianças. Apesar de algumas escolas abolirem as coxinhas, batatas fritas e outras guloseimas de suas cantinas, muitas crianças ainda resistem à ideia. Driblam os pais, por exemplo, fazendo troca de lanches com os colegas.”

Para tranqulidade dos pais, estudo recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos, publicado na Pediatrics, revelou que dieta restritiva e prática regular de atividade física são eficientes no controle da doença, ou seja, fazem com que as taxas de colesterol abaixem sem que seja necessário recorrer à medicação.

Uma criança sem níveis alterados de colesterol pode consumir 300 miligramas de gorduras por dia. Para se ter uma ideia, um ovo tem 274 mg, 1 bife de picanha de 100g, 100 mg.

Os pais, porém, devem procurar ajuda profissional para estabelecer um cardápio ideal para aqueles pacientes com hipercolesterolemia. “A dieta hipolipídica radical pode comprometer o desenvolvimento da criança. O sistema central, por exemplo, requer alto consumo de gorduras para se desenvolver”, lembra Marchisete.

Em crianças, o LDL deve estar abaixo de 170 mg/dL, e o HDL acima de 35 mg/dL. Para avaliar essa taxa, basta um exame de sangue. De acordo com os pediatras, a partir dos 4 anos deve-se realizar o exame a cada cinco anos. Já aquelas cujos pais apresentam colesterol alto antes dos 40 anos precisam checar anualmente. Crianças obesas necessitam submeter-se ao exame a cada seis meses.

Atualizado em 2 de fevereiro de 2024

Dra. Fátima Fernandes

Dra. Fátima Fernandes

Diretora Executiva do Instituto PENSI. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. É mestre em Alergia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e possui MBA em Gestão em Saúde pelo IBMEC.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • jose maria disse:

    cara dra fatima
    a porçao (29 g =2 c. sopa de leite ninho
    1+ ) tem 5.8 g de gorduras totais ,em 200ml = 1 mamadeira .
    tomar 3/3hs corresponde muitas gramas de gordura /dia ,esta correto?

    grato.

    • Equipe Sabará disse:

      José Maria, lembre-se que o leite Ninho 1+ deve ser usado para crianças acima de 1 ano e que, nesta faixa etária, as crianças já devem estar com uma dieta mais variada além das mamadeiras. Portanto, o número de mamadeiras deve ser menor do que nos primeiros meses. Por outro lado, além de considerar a quantidade de gorduras, o mais importante é a qualidade destes nutrientes, de modo que sejam evitadas as gorduras trans e priorizadas as gorduras essenciais. Se houver predisposição familiar para colesterol alto, converse com seu pediatra sobre o melhor momento de avaliar este exame, considerando o crescimento de seu filho.

  • Elisangela disse:

    Boa noite, eu quero saber qual o valor de referencia dos exames de colesterol para crianças menores de 05 anos.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Elisngela, esta é uma pergunta dificil, pois os níveis séricos são os mesmos de adultos mas ele varia para crianças de 6 anos ( a média é de 160 mg/100 ml) e para uma de 17 (183 mg/100 ml), portanto não adianta só ver o valor de um exame e sim fazer uma avaliação pediátrica completa (histórico, exame físico, exames labotoriais, peso, altura, IMC, e taxa de gordura). Esperamos que a resposta tenha sido satisfatória. Obrigado. =]

  • Angela disse:

    Boa tarde,tenho uma filha de 2anos e 8meses com 19kg e 98cm,ela esta acima do peso e com colesterol alto 235,a medica passou sinvastatina de10mg pra ela tomar por um mes e repetir o exame.Eu ja tinha cortado algumas coisas como salsicha que ela gosta muito e o chocolate,que em janeiro ela estava com o colesterol de 218 e agora ao repetir foi pra 235,eu e meu marido fizemos o exame tambem e estamos otimos so ela que não,a unica coisa que ela come nos não é o chocolate.Gostaria de saber se a medica esta certa em passar o remedio pois estou com muito medo do remedio,hoje esta com 6dias que estou dando pra ela.Muito obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, sua filha tem uma obesidade e provavelmente pelos dados uma sindrome metabólica. Seria bom ela acompanhar com um especialista em endócrinologia pediátrica e uma nutricionista, além de fazer atividade física.

    • Vanessa disse:

      Ola Angela podemos manter contato gostaria de saber mais sobre o remédio que passaram pra sua filha pois meu filho tem 2 anos, e tem colesterol bem alto e a medica dele mandou eu controlar com alimentação, gostaria de saber quem é sua medica.

  • Claudia disse:

    Olá,pedi uma avaliação sanguínea para meu filho de 5 anos por conta do histórico familiar de seu pai. Ele come bem, sucos e frutas. Chocolate e bolacha são so doces que ele mais come, mas eu tento controlar. Ele é magro e alto.
    CT: 122mg/dl
    HDL: 24mg/dl
    Triglic: 161mg/dl
    Estou preocupada com esta relação; o q vcs acham? Obrigada.

  • Ana Paula disse:

    ola,td bem?minha filha de 6 anos fez uns exames e o pediatra disse q ela tem colesterol..ela bebe muito leite com todi e nao come comida,mas ainda to com duvida se puder me ajudar desde ja te agradeço…esses sao os resultados do exame.
    trigliceridios-85,00 mg/dl
    colesterol-151,00 mg/dl
    HDL-53,00 mg/dl
    LDL-83,00 mg/dl
    VLDL-15,00 mg/dl

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana Paula. Sua dúvida foi encaminha ao nosso corpo clínico. Em breve lhe encaminharemos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana Paula. Estes exames estão normais. Talvez o médico te orientou a fazer uma dieta por causa do peso ou pelos alimentos que ela come. Fazer prevenção de doenças crônicas é sempre muito importante. Abraços! 🙂

  • Francilene disse:

    Olá Cláudia, meu filho desde os 4 anos q apresentou colesterol alto, começou com 174, depois, 213 e agora baixou para 199 q ainda é muito alto,a pediatra pediu q eu tentasse controlar por mais uns 3 meses p v se baixa, ai sim encaminharia p/ o endocrinologista, mas estou preocupada, será q não seria melhor levá-lo logo?

  • dinar disse:

    Olá,minha filha de 9 anos apresentou os seguintes resultados:
    colest.187
    trigl. 186
    glicem.100
    vocês podem me dar uma orientação ,obrigada.

  • LUCIANA disse:

    BOA TARDE!

    Olá,minha filha tem 9 anos , mede 1,30 cm e pesa 29kg , no ultimo exame apresentou:
    Colesterol total: 134 mg/dl
    Colesterol HDL: 52mg/dl
    Colesterol LDL: 75 mg/dl
    Colesterol VLDL: 07 mg/dl
    trigliceredes de 37 mg/dl

    segundo a pediatra o trigliceredes esta baixo como faço para aumenta-lo.

    Vocês podem me dar uma orientação ,obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Luciana, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Se o pediatra da sua filha apontou esta alteração no exame, você deve questioná-lo sobre o tratamento mais adequado. Abraços! =)

  • marlene turetta. disse:

    Meu filho tem nove anos e o colesterol dele é alto, ele faz atividades fisicas natação e caminha todos os dias e mesmo assim naõ consegue emagreçer o que eu posso fazer.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marlene, tudo bem? O mais importante seu filho já está fazendo: sendo ativo. Sobre como diminuir o colesterol, é importante também fazer acompanhamento médico aliado a uma boa alimentação! 🙂

  • lucimeri de oliveira souza gomes disse:

    Dra.gostaria de uma dieta para o meu neto ele apresenta colesterol alto ele tem 2 10 meses mas ate os dois anos ele tomava leite de soja por causa de alergia ao leite de vaca.

  • Mirian disse:

    ola!meu filho de 9 anos apresentou 210 de colesterol.o médico disse q não precisava de me preocupar,pois,os triglicericos estão normais,mas,q era p evitar as bolachas.Isso procede ou será necessario uma dieta?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mirian,tudo bem? Agradecemos sua confiança. Em primeiro lugar,não fique tão preocupada, pois o médico já lhe tranquilizou. É importante que você siga a orientação médica, mas se tiver outras dúvidas, consulte-o novamente. Abraços! 🙂

  • aline amaral disse:

    olá!!!! tenho uma filha de 6anos e estou preucupada acabo de chegar da medica e ela me assustou bastante com a dieta q tenho q fazer na minha filha pois ela ñ toma leite e come muita bisnaguinha e a medica pediu p/eu tirar qualquer tipo de pão mais sei q vai ser bem difícil…..
    no exame deu alterado
    colesterol total=190
    trigliceridios=100
    espero uma resposta obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aline, tudo bem? Obrigado pela confiança. Se você não está satisfeita com a orientação médica, sugerimos que você consulte outro profissional. Abraços! 🙂

  • Silvana disse:

    Olá, meu filho tem 8 anos. Já acompanho seu colesterol desde os cinco. Mudei de laboratório, e os valores de referência são outros. No primeiro, 170 e no segundo 200. Qual o correto, já que meu filho apresenta 198 de colesterol total (já teve mais e menos) e o colesterol ruim está em 139 (sendo que os valores de referência deste novo laboratório é 130).
    Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Silvana, tudo bem? Obrigado pela confiança. Você já mostrou esses resultados ao pediatra do seu filho? Sugerimos que você faça uma visita a ele e mostre os exames. Abraços! 🙂

  • Ana disse:

    Olá!
    Minha Filha foi ao pediatra e ao mostrarmos os exames descobrimos que ela está com o colesterol alto.
    Ela tem 4 anos. tenho muito cuidado com a alimentação dela, ela não come bolachas e muito menos frituras, ela toma mamadeira com leite ninho 2 x ao dia,manhã e noite. para qual leite posso trocar?
    Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana, tudo bem? Obrigado pela confiança! Em primeiro lugar é importante saber se o médico prescreveu alguma dieta a ela. Caso contrário, volte ao consultório e peça novas orientações. Abraços! 🙂

  • patricia davila queiroz disse:

    Boa tarde,ja faço tratamento de controle do colesterol com aminha filha Beatriz de 09 anos ja faz um tempinho mas,apenas um controle do que ela come,ha quase 02 meses atraz ela estava com 197 de colesterol ruim,mas a medica so manda cortar alguns alimentos mas nada,mas euestou achando estranho porque ela anda se cansando ,ate pra ir a escola so de subir um pequeno morro ela ja reclamaque esta cansada,sera que seria pelo colesterol,e vcs podem me dar algumas orientacoes,como posso ajudar a melhorar esse colesterol ruim de minha filha.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patrícia, tudo bem? Obrigado pela confiança! Se você está se sentindo insatisfeita com as orientações dadas por essa profissional, sugerimos que consulte outra. Abraços! 🙂

  • Boa noite,

    Minha filha tem 4 anos. Mede 108 cm e pesa 17 kg. É magra, faz exercícios físicos quatro vezes por semana… Tem alimentação balanceada, nunca tomou refrigerante, come frutas e verduras e não abusa muito dos doces. Fiz o primeiro emograma dela e o colesterol dela está alto. Estou arrasada!!! Ela está fazendo dieta, mas não sei se é isso mesmo. Será que é hereditário? Meu marido tem 33 anos e colesterol alto há um tempo. Ou será que é emocional? Pelo que eu saiba, a vidinha dela está bem. Não tenho conhecimento de stress…

    Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana, tudo bem? Obrigado pela confiança. Parabéns pela preocupação com a saúde da sua pequena! Você já levou os resultados destes exames ao pediatra dela? É importante que ele veja para poder orientá-la corretamente. Abraços! 🙂

  • NAIARA disse:

    olá!!!tudo bem,fiz alguns exames em meu filhotinhos,mais ainda não chegou o dia de levá-los ao pediatra,estou ansiosa e gostaria que por favor me imformassem se esses exames estão normais ou não.
    MARIA SOPHYA ,ela tem 4 anos e 24 kls
    glicose 85
    col.tot.186
    hdl 54
    ldl 115
    vldl 17
    triglic 85

    • Equipe Sabará disse:

      Naiara,

      Sabemos que a preocupação e ansiedade é grande, mas é muito importante que aguarde a data da consulta para que o pediatra possa avaliar os exames e junto ao histórico médico dos pequenos, avalie e dê o diagnóstico.
      Temos certeza de que tudo ficará bem. 🙂

  • gleicimara dias disse:

    ola tenho um filho de 1 ano e dois meses que esta com colesterol gostaria de saber como deve ser a alimentaçao dele pois a medica ja passou que ele tem que tomar o leite desnatado mas gostaria de ter um cardapio para segir das coisas que ele pode comer eo que nao pode!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Gleicimara,
      Primeiramente, recomendamos que converse a pediatra sobre, e ela lhe dirá se é necessário encaminhar para um especialista. Abraços!

    • Vanessa disse:

      Ola Gleicimara tudo bem nossa meu filho tem 2 anos e descobri que ele tem colesterol tb quando ele tinha 1 ano e 6 meses e nunca tinha encontrado outra criança com a idade dele com o mesmo problema…. gostaria de trocar ideias com vc sobre as crianças….

  • Elaine Brabosa disse:

    oi! meu filho tem 8 anos e o colesterol dele deu 218, ele não é de comer frituras, pizzas, nada que engorde, muito pelo ao contrario ele é ruim p/ comer e é magro, estou bem nervosa será que é normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Elaine!
      Primeiramente, recomendamos que converse a pediatra sobre, e ela lhe dirá se é necessário encaminhar para um especialista. Abraços!

  • jaqueliny disse:

    ola gostaria de saber a referencia de um hemograma de uma criança de 2 anos
    pois sempre faço o exame dele e consta anemia mas do lado referece ao exame de um adulto

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jaqueliny, sem exames prévios não podemos atestar os índices do seu pequeno quanto a existência ou não da anemia. Mas, recomendamos que busque uma outra opinião médica já que tem dúvidas. Abraços.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jaqueliny, sem exames prévios não podemos atestar os índices do seu pequeno quanto a existência ou não da anemia. Mas, recomendamos que busque uma outra opinião médica já que tem dúvidas. Abraços.

  • luciana prates disse:

    dr a minha filha tem sete anos so tem 17 q agora um fiz exames nela ai deu colesterol total 218 ldl 167 isso e ruim ne nao gosta muito de cmer nda . obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana, sem exames prévios não temos como indicar a melhor dieta para a saúde da sua pequena. Recomendamos que busque auxílio de um nutricionista e tente incluir frutas e verduras na alimentação dela. Abraços.

  • luciana prates disse:

    dr a minha filha tem sete anos so tem 17 q agora um fiz exames nela ai deu colesterol total 218 ldl 167 isso e ruim ne nao gosta muito de cmer nda . obrigada estou muito preocupada com minha filha esta muito magra

  • Thaís disse:

    gostaria de saber se colesterol total 180 está alto, tenho 17 anos. a taxa de glicerídeos também, 158.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Thaís, sem acesso aos seus exames não podemos indicar a normalidade de suas taxas. Recomendamos que busque auxílio médico para que ele, após verificação e análise do seu caso, posso tranquilizá-la. Abraços.

  • Luana disse:

    Boa tarde… Minha filha tem 4 anos. E o LDL está 115/mg. colesterol total 215 E lípides totais 623. Isso é ruim? Já marquei a consulta dela para uma pediatra para avaliar. Obg

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luana, sem conhecer todo o quadro clínico da sua pequena não temos como afirmar. Recomendamos que aguarde a data da consulta e questione o médico o máximo que puder, para que ele possa sanar todas as suas dúvidas. Abraços.

  • EDELMAR disse:

    meu colesterol total deu 218mg/dl o que devo fazer tenho 59 anos….

  • cleonizia Pereira da Silva disse:

    Tenho uma filha de 11 anos e estou fazendo tratamento de controle de colesterol a 2 anos o os índices não reduzem. O Pediatra passou uma lista enorme do que não podia comer e fez encaminhamento para o nutricionista. Bem, como já disse já se passaram 2 anos e nada. Sou uma mãe rígida e em casa está tudo proibido. Na escola passe o relatório da nutricionista que seguem a risco.Fiz um exame dia 20/5/15 e o resultado foi alarmante:
    glicose 78
    triglicérios 82
    colesterol total 227
    hdl 65
    ldl 122
    vldl 16
    contagem de plaquetas 243.000
    TSH 2,78
    t4livre 1,24.
    Já pedi para o pediatra fazer o encaminhamento para um endócrino mas ele acha desnecessário. Fico preocupadíssima pois como já disse fazem 2 anos o tratamento e o colesterol não abaixa.
    aguardo ansiosa que me indique o caminho a seguir. obrigado.

  • thais Montanhani santos disse:

    Ola minha filha tem 4 anos e tem 14 kilos ela foi diagnosticada com cardiopatia congênita ja foram feitos dois procedimentos cirúrgicos ve o colesterol ldl esta 138,6. Isso e perigoso ??

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.