PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão

Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão

04/06/2012
  970   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Nesta data, a recomendação é que se denuncie, em caso de suspeita de violência psicológica, física ou sexual contra os pequenos

O Brasil todo ficou chocado quando há alguns dias a apresentadora Xuxa falou sobre os abusos que sofrera na infância. Infelizmente esta realidade ainda é muito comum no Mundo inteiro, não podemos nos esquecer do menino em Nova York, que foi descoberto recentemente, após tantos anos; da criança desaparecida em Portugal ou da que ficou presa na Áustria, casos recentes e marcantes.

Os tipos de agressão infantil são diversos. Os mais comuns são: a violência física, a psicológica e a sexual. Segundo dados do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), de 1999 até 2007, foram registrados 28.840 casos de agressão física, 28.754 de violência psicológica e 16.802 de abusos sexuais em todo o país. Com muita frequência, em nosso Hospital Infantil Sabará, são recebidos casos assim, que são encaminhados para o Conselho Tutelar.

Há alguns anos, o Hospital Infantil Sabará é um dos patrocinadores do Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência, onde esses assuntos são discutidos, pois acreditamos que seja uma forma de divulgar o problema.

A sociedade ainda não sabe direito a função do Conselho Tutelar. Acreditamos que muitos conselheiros também não saibam, por isso achamos que esta função deveria requerer candidatos preparados minimamente e com a preocupação de ajudar a resolver o problema na infância

Denuncie
Quem suspeita de que uma criança esteja sofrendo agressão de qualquer forma, deve encaminhar a denúncia para o Conselho Tutelar ou para o Ministério Público de sua cidade o mais rápido possível. Se ficar provado que a criança é vítima de maus tratos, o agressor será punido, e a guarda do pequeno passará a ser do parente mais próximo.

No caso de maus tratos, a pena varia de 2 meses a 1 ano. Se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave, a pessoa pode pegar de 1 a 4 anos. Já no caso de morte, o agressor pode ser condenado de 4 a 12 anos. Para saber qual o telefone do Conselho Tutelar mais perto de sua casa, ligue para o número 100 (ligação gratuita).

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade