PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
INSPIRE: Sete estratégias para acabar com a violência contra as crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
INSPIRE: Sete estratégias para acabar com a violência contra as crianças

INSPIRE: Sete estratégias para acabar com a violência contra as crianças

03/12/2021
  123   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Trinta anos atrás, o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado do mundo – a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança – afirmava que toda criança tinha o direito de ser protegida contra a violência. Durante décadas, agências de ajuda humanitária, governos, pesquisadores e indivíduos tentaram alcançar esse ideal. Mas, enquanto trabalhavam em seus próprios cantos da terra, muitas vezes perdiam o conhecimento e o aprendizado de outras pessoas e não conseguiam conectar os pontos entre regiões e setores. Em 2016, o secretário-geral Ban Ki Moon anunciou uma resposta a esse desafio, criando um mecanismo novo e exclusivo chamado Fim da violência.

Neste mesmo ano, dez agências colaboraram para desenvolver o INSPIRE, A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou a preparação do INSPIRE, em colaboração com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a Parceria Global para Acabar com a Violência contra Crianças, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Programa de Emergência do Presidente for AIDS Relief (PEPFAR), Together for Girls, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Banco Mundial.

O INSPIRE é um pacote técnico de sete estratégias principais para acabar com a violência contra as crianças. Lançado junto com a Parceria Global para Acabar com a Violência contra Crianças este conjunto de sete estratégias baseadas em evidências será útil para países e comunidades que trabalham para eliminar a violência contra crianças. Criado por dez agências com uma longa história de trabalho de proteção à criança, o INSPIRE funciona como um pacote técnico e um guia para a implementação de uma programação abrangente e eficaz de combate à violência.

Baseado em estratégias simples e utilizando do acrômio INSPIRE para designá-las:

  • Implementação e vigilância do cumprimento das leis
  • Norma e valores
  • Segurança do ambiente
  • Pais, mães e cuidadores recebem apoio
  • Incremento de renda e fortalecimento econômico
  • Resposta de serviços de atenção e apoio
  • Educação e habilidades para vida
  1. A INSPIRE incentiva leis que proíbem a punição violenta de crianças por pais, responsáveis, professores e outros adultos, juntamente com leis que criminalizam os autores de abuso e exploração sexual de crianças. Também incentiva as leis que impedem o uso indevido de álcool e o acesso dos jovens a armas de fogo, pois isso comprovadamente diminuem a violência.
  2. INSPIRE enfatiza a importância de mudar as normas sociais prejudiciais, que podem ter como alvo gênero, nível de habilidade, idade e outros indicadores, fornecendo exemplos de programas eficazes de mobilização comunitária e intervenção de espectadores.
  3. A INSPIRE encontrou uma redução na violência abordando os “pontos críticos”. Tornar os ambientes mais seguros pode impedir a propagação da violência em toda a comunidade.
  4. Para realmente parar a violência contra as crianças, é essencial envolver os pais e responsáveis. O INSPIRE oferece maneiras de fazer isso, incluindo visitas domiciliares, atividades em grupo em ambientes comunitários e outros programas baseados em evidências voltados para profissionais e cuidadores.
  5. INSPIRE descreve intervenções que fortalecem a situação econômica das famílias, incluindo transferências de dinheiro, programas de poupança e empréstimos em grupo combinados com treinamento de equidade de gênero e iniciativas de microfinanças combinadas com treinamento em normas de gênero. A violência muitas vezes pode ser evitada se a situação financeira de uma família melhorar.
  6. A INSPIRE fornece exemplos de aconselhamento eficaz e abordagens terapêuticas, triagem combinada com intervenções e programas de tratamento para jovens infratores no sistema de justiça criminal. Além disso, o pacote inclui intervenções de acolhimento familiar que envolvem os serviços de bem-estar social
  7. INSPIRE fornece recomendações para aumentar o número de matrículas em pré-escolas, escolas primárias e escolas secundárias, e relata a importância de ambientes escolares seguros e propícios. Ao aumentar o conhecimento das crianças sobre violência e exploração sexual, as crianças têm menos probabilidade de se tornarem vítimas de tais abusos, tornando as habilidades para a vida e o treinamento social uma parte essencial do pacote INSPIRE.

 

Os líderes globais imaginaram uma parceria público-privada que uniria governos, agências das Nações Unidas, sociedade civil, grupos religiosos, o setor privado, fundações filantrópicas, acadêmicos e as próprias crianças em torno de um único objetivo: acabar com todas as formas de violência contra as crianças até 2030.

Hoje, Acabar com a violência tornou-se exatamente isso: temos mais de 635 parceiros em todo o mundo. Individualmente, esses parceiros realizam o trabalho diário crítico para acabar com a violência, desde a prestação de serviços no local até a defesa global. Coletivamente, eles colaboram para ajudar a resolver quatro lacunas principais no cenário da violência contra as crianças, trabalhando além das fronteiras para manter as crianças seguras, arrecadar fundos para a causa e falar com uma voz mais alta e unificada.

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal juntamente com outras 15 organizações do nosso país, inclusive o governo do Brasil, fazem parte deste grupo de 635 parceiros desta mobilização. Em abril de 2018, o Brasil se tornou um país pioneiro com a Parceria Global para Acabar com a Violência contra Crianças. O Governo comprometeu-se a promover uma ação abrangente para acabar com todas as formas de violência contra as crianças, especialmente quando se trata de melhorar a coleta de dados e desenvolver um roteiro de soluções específicas baseadas em evidências para apoiar as pessoas afetadas pela violência.

Em dezembro realizaremos nosso IIIº Fórum de Políticas Públicas cujo tema será a Violência contra a Criança e o Adolescente, trazendo informações, dados para o debate entre especialistas e estudiosos do setor.

Fonte: Unicef

Saiba mais:

https://www.end-violence.org/inspire

https://institutopensi.org.br/fundo-para-acabar-com-a-violencia-contra-as-criancas/

https://institutopensi.org.br/esse-e-o-resultado-da-violencia-contra-as-criancas-nos-ultimos-5-anos-no-brasil-35-mil-criancas-assassinadas-e-180-mil-estupradas-o-que-voce-pensa-disso/

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade