PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dor do joelho em jovens que se exercitam
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dor do joelho em jovens que se exercitam

Dor do joelho em jovens que se exercitam

07/08/2012
  1288   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Alongamento, colocação de gelo sobre o joelho e exercícios de levantar as pernas podem aliviar o incômodo

As atividades de reabilitação são uma parte essencial do tratamento para o alívio da dor no joelho e retorno às atividades atléticas e envolvem várias etapas importantes:

Alívio da dor

É importante aliviar a dor inicial do joelho para o conforto e para permitir a realização de exercícios de reabilitação. O gelo é eficaz no controle da dor e inchaço após esportes e exercícios de reabilitação. Um saco de gelo pode ser colocado sobre o joelho por 10 a 20 minutos. O uso de analgésicos ajuda a aliviar a dor, depois da atividade física. A elevação do joelho acima do nível do coração pode também aliviar o inchaço após o exercício.

Alongamento

A dor no joelho, muitas vezes, resulta em uma diminuição da flexibilidade no quadríceps (parte anterior da coxa), isquiotibiais (posterior da coxa), e perna (panturrilha).

O alongamento desses músculos é essencial para ajudar a prevenir ou diminuir a dor do joelho. Ele deve ser feito após o aquecimento dos músculos com exercícios leves ou imersão em uma banheira quente. E não deve ser forçado.

Musculação

O incômodo do joelho pode estar associado a uma diminuição no tamanho e da força do quadríceps, e este músculo deve ser reforçado para o retorno a uma atividade. O fortalecimento deve ser feito várias vezes ao dia e não deve causar muita dor.

Levantar a perna em linha reta

Para fazer levantamento das pernas retas, deve-se sentar no chão com as pernas esticadas para frente, e apoiar-se nos cotovelos. Dobre o joelho esquerdo de modo que o calcanhar esteja ao lado de sua perna direita e seu pé esquerdo no chão. Aperte a coxa direita de maneira que o joelho fique firme e forte. Quando o músculo da coxa estiver contraído, levante a perna direita em linha reta até que os joelhos se toquem levemente. Segure esta posição por 5 segundos, e então lentamente abaixe a perna, mantendo o joelho rígido. Repita 10 vezes, e em seguida, alterne as pernas. Tente fazer três séries de 10 repetições, trocando de pernas. O peso pode ser posteriormente adicionado ao tornozelo para exercícios de progresso.

Consulte o seu médico se:

A. A dor for resultado de uma lesão súbita durante a prática esportiva ou jogo. Consulte o seu médico logo que possível ou vá diretamente a um departamento de emergência;
B. Você tem dor persistente que dura após a atividade física;
C. Existe um grande inchaço ou um limite para a amplitude de movimento do joelho;
D. Não há melhora após as primeiras 4 semanas de tratamento ou piora durante as primeiras 2 semanas.

Você pode voltar a jogar se:

A. A dor durante a atividade desaparece na manhã seguinte;
B. Não estiver mancando (interfere com reflexos normais de proteção);
C. Você pode dobrar e esticar o joelho completamente;
D. Não há inchaço perceptível;
E. Nenhuma medicação ou gelo for necessário antes de atividade.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Sports Shorts (Copyright © 2002 American Academy of Pediatrics) Projeto Conceitual do Capítulo Ohio, a American Academy of Pediatrics

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade