PESQUISAR
O exame é simples e pode detectar mais de 30 doenças no bebê
O chamado teste do pezinho é um exame laboratorial simples, que tem como objetivo detectar doenças que são muito raras, mas quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas com sucesso e impedir danos muitas vezes irreversíveis. É um procedimento de triagem e se der um resultado suspeito, deverá ser repetido com avaliações mais acuradas.
Antes dos testes serem desenvolvidos e serem obrigatórios por lei em todo Brasil, muitas crianças eram diagnosticadas com o aparecimento dos sintomas, mas aí o dano já estava feito e mesmo sendo tratadas era irreversível, embora não houvesse piora.
Atualmente, o teste recomendado é o ampliado, que pode detectar mais de 30 doenças, entre elas o hipotireoidismo (diminuição do funcionamento da tireóide, glândula que produz hormônios e regula o metabolismo), a fenilcetonúria (doença genética, caracterizada pela ausência da enzima fenilalanina, um importante componente das proteínas dos seres vivos), hemoglobinopatias (traço falcêmico, doença falciforme, ocasionados por um defeito da hemoglobina, que é responsável por tirar o oxigênio dos pulmões e transportá-lo aos tecidos do corpo).
O exame é colhido na maternidade antes de 48 h de vida do bebê e é feito com uma gota de sangue colocada num papel filtro.
É um exame extremamente simples, obrigatório, por isso mesmo não deixe de fazê-lo, e em caso de dúvidas, converse com seu pediatra.
Por Dr. José Luiz Setúbal
mensagem enviada
Bom dia!! Lendo este post, queria uma orientação. Meu bb fez o teste do pezinho com 24d de vida, o laboratório em questão atrasou muito o resultadoe e só agora depois de 5meses depois de muita insistência da minha parte, foram atrás do resultado e m disseram q o laboratório q presta serviços para esse exame pediram outra amosta pq falaram q deu problema a amostra e n conseguiram obter o resultado. Mas como assim, pq n falaram antes? E faço, será q pode ainda?? Posso recorrer por essa falha num caso tão importante?? Se puderem m ajudar com sugestões, eu agradeço.
Olá Andreia. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe enviaremos uma resposta. Abraços! 🙂
Olá Andreia. Neste caso sugerimos que você procure o laboratório para obter informações mais específicas sobre o ocorrido. Se o exame obtido trouxer alguma alteração, consulte o pediatra do seu filho. Abraços! 🙂