PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hipospadias
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hipospadias

Hipospadias

23/08/2017
  12473   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O que são hipospadias?

Hipospadias é o termo médico para um tipo de defeito congênito que afeta o pênis. Em meninos nascidos com este defeito de nascimento, o tubo que transporta urina da bexiga para o exterior do corpo, chamado de “uretra”, não se forma normalmente. Como resultado, o buraco que a urina sai, chamado de “meato uretral” – está no lugar errado.

Em um pênis normal, a abertura uretral (o furo) está na ponta do pênis. Em um pênis com hipospadias, o buraco pode estar próximo da ponta, em algum lugar ao longo do eixo do pênis, ou para baixo pelos testículos. Se a condição for grave e não for corrigida, ela pode fazer com que urina flua em uma direção incomum. Por isso, meninos com hipospadias graves que não são corrigidas precisam se sentar para urinar.

Hipospadias graves também podem prejudicar a capacidade de um garoto para engravidar uma mulher na vida adulta. Isso ocorre porque hipospadias graves podem afetar a ereção do pênis e como os espermatozoides são entregues na vagina durante o sexo.

Os meninos nascidos com hipospadias às vezes também têm um testículo não descendente – quando um dos testículos do menino permanece na barriga em vez de ficar no saco escrotal entre as pernas.

Meu filho precisará de exames especial?

Talvez. Se o seu filho tiver hipospadia, a equipe de saúde provavelmente encontrou durante o exame feito logo após o nascimento do seu filho. Às vezes, depois de encontrar hipospadia, os médicos pedem exames para descobrir se a causa é um problema relacionado com hormônios ou genes. Eles também, às vezes, pedem um ultrassom se não conseguirem localizar os testículos. O ultrassom pode mostrar onde os testículos estão e se eles parecem normais.

Como é tratada a hipospadia?

O tratamento nem sempre é necessário. Meninos com hipospadia leve geralmente podem urinar normalmente, embora seu fluxo de urina possa apontar em uma direção diferente do que em outros meninos. Meninos com hipospadia leve geralmente podem ter relações sexuais normalmente quando crescem.

Em meninos com hipospadias mais graves, o principal tratamento é a cirurgia para criar uma nova uretra que tenha uma abertura no lugar certo. Esta cirurgia geralmente é feita quando o menino tem cerca de 6 meses de idade. Alguns meninos precisam de mais de uma cirurgia para reparar as hipospadias.

Em meninos que podem precisar de cirurgia, é uma boa ideia impedir a circuncisão. Dessa forma, os cirurgiões podem usar a pele que normalmente seria removida durante uma circuncisão para reconstruir partes do pênis.

Saiba mais sobre esse assunto:

http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/saude-da-crianca/informacoes-sobre-doencas/abc-saude-infantil/h/hipospadia/

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Up to date Hipospádia básico

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Viviane Maria de Almeida disse:

    Olá doutor meu filho tem hipospadia mediana ele têm quatro anos descobrir com dois anos e meio estou tentando a cirurgia e nunca consegui já foi suspensa por três vezes não sei mas o que fazer ele faz xixi e molha os pés e a roupa

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade