PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hoje é Dia da Saúde e Nutrição
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hoje é Dia da Saúde e Nutrição

Hoje é Dia da Saúde e Nutrição

31/03/2012
  1177   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Pais, bebês, crianças e adolescentes devem se alimentar de forma mais saudável

A nutrição sempre anda junto à saúde. No caso das crianças, começa antes mesmo do nascimento, pois a gestante precisa se alimentar bem para que o bebê cresça e se desenvolva de maneira saudável.

Após o nascimento, tanto a mãe quanto o bebê necessitam de uma boa alimentação. Assim a mulher conseguirá produzir uma quantidade adequada de leite, sem se desnutrir. Seu filho ganhará peso e o cérebro dele terá condições de crescer de maneira adequada e alcançar todo o potencial de inteligência.

Para as crianças maiores, os pais precisam se preocupar em ensiná-las a se alimentarem de forma saudável, evitando que elas criem hábitos inadequados, já que poderão optar por guloseimas e alimentos gostosos, mas poucos saudáveis. Estes comportamentos podem gerar doenças como desnutrição, anemia, raquitismo, diarreia, alterações de crescimento, déficit de vitaminas, entre outras.

Já os adolescentes são um caso à parte, pois em teoria já deveriam estar educados, mas não possuem rotinas, pulam refeições, estão sempre com fome e com pressa. Com isso acabam, em boa parte das refeições, alimentando-se de lanches, salgadinhos e refrigerantes, além de, muitas vezes, abusarem de energéticos e de álcool.

Finalmente, nós adultos, precisaríamos nos conscientizar que somos exemplos para nossos filhos. Devemos buscar uma dieta mais rica em nutriente e pobre em calorias. Procurar almoçar com calma, fazer refeições e não lanches. Nada que nos impeça da pizza do sábado ou domingo, da feijoada do fim de semana, mas que isso seja a exceção e não a regra, afinal a nutrição é saúde para todos, não apenas para as crianças.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade