PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que saber sobre vacinas e doenças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que saber sobre vacinas e doenças

O que saber sobre vacinas e doenças

12/07/2012
  552   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Saiba quando e quantas doses tomar da vacina contra caxumba, rubéola e sarampo

Por que ser vacinado?
O sarampo, a caxumba e a rubéola são doenças graves. Antes de existirem vacinas, eram muito comuns, especialmente entre as crianças. Estas doenças têm aparecido principalmente em adolescentes vacinados apenas com uma dose.

Sarampo
O vírus do sarampo provoca erupções cutâneas, tosse, coriza, irritação nos olhos e febre. A doença pode levar à infecção de ouvido, pneumonia, convulsões (espasmos), danos cerebrais, e em alguns casos, à morte.

Caxumba
O vírus da caxumba causa febre, dor de cabeça, dor muscular, perda de apetite e glândulas inchadas. Ela pode levar à surdez, meningite (infecção do cérebro e cobertura da medula espinhal), inchaço doloroso dos testículos ou ovários e, raramente, a esterilidade.

Rubéola (sarampo alemão)
O vírus da rubéola provoca erupções cutâneas, artrite (principalmente em mulheres), e febre ligeira. Se uma mulher tem a doença enquanto está grávida, o bebê pode nascer com defeitos congênitos graves.

Essas doenças são transmitidas de pessoa para pessoa através do ar. Você pode pegá-las facilmente quando estiver perto de alguém infectado.

A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) pode proteger as crianças e adultos. Graças aos programas de vacinação bem sucedidos, essas doenças são menos comuns do que costumavam ser antes. Mas se a vacinação parasse, elas voltariam.

Quem deve tomar a vacina MMR e quando?

Crianças devem receber duas doses de vacina MMR:

Primeira dose: de 12 a 15 meses de idade;
Segunda dose: de 4 a 6 anos de idade (pode ser dada antes, pelo menos 28 dias após a primeira dose).

Algumas crianças com idade inferior a 12 meses devem receber uma dose da vacina tríplice viral, se estiver viajando no exterior, uma vez que o sarampo tem aumentado a incidência. (Esta dose não contará para sua série de rotina).

Alguns adultos também devem tomar a vacina MMR. Geralmente, qualquer pessoa, com 18 anos de idade ou mais velha, que nasceu depois de 1956, deve tomar pelo menos uma dose da MMR. Só quem já tiver sido vacinado ou já teve as três doenças, comprovadas por exame sorológico, está dispensado da imunização.

A vacina MMR pode ser administrada ao mesmo tempo do que outras vacinas.

Crianças entre 1 e 12 anos de idade, podem obter uma “combinação” vacina chamada MMRV, que contém tanto MMR e varicela (catapora).

Por Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade