PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O tipo de parto e doenças comuns da infância
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O tipo de parto e doenças comuns da infância

O tipo de parto e doenças comuns da infância

24/01/2012
  663   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Estudo revela que as crianças nascidas por parto cesariano têm mais doenças infecciosas

Uma discussão que existe no Brasil na área de saúde é sobre a alta incidência de parto cesariano, quando comparado com outros países do mundo, sejam eles ditos desenvolvidos ou não.

Um artigo publicado na revista “Clinical Pediatrics”, de outubro de 2011, faz um levantamento curioso e que precisará ser comprovado em outros estudos, sobre as diferenças entre a saúde de crianças de 3 a 6 anos que nasceram de parto normal e as nascidas em partos cesarianos.

Os participantes inscritos em um ensaio clínico aleatório foram elegíveis para um estudo paralelo, a fim de determinar se as crianças nascidas por meio de cesariana tiveram maiores taxas de doenças infecciosas comuns e mudança nas atividades diárias normais, devido às enfermidades, do que as nasceram por parto normal.

No total, 72,4% das 522 crianças nasceram de parto normal. As de parto cesariano tinham taxas significativamente mais elevadas de doenças infecciosas cumulativas, infecções do trato respiratório, tosse e asma do que as nascidas naturalmente. Os autores discutem vários fatores que podem contribuir para isso, mas não se concluiu a causa, apenas se constatou um dado.

O tipo de parto parece ter algum efeito duradouro sobre a saúde das crianças de 3 a 6 anos, após o nascimento, especificamente nas doenças respiratórias. Mais pesquisas são imprescindíveis para esclarecer o efeito do tipo de parto na saúde das crianças.

Por Dr.José Luiz Setúbal

Fonte: “The Association of Mode of Delivery and Common Childhood Illnesses”
Autores: Daniel J. Merenstein, MD1, Margaret E. Gatti, MD, MPH1, and Darren M. Mays, PhD, MPH

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Cláudia de souza disse:

    Mesmo com as evidencias cientificas os “médicos” insistem em aterrorizar suas pacientes sobre o parto normal e induzi-las a fazer a cesárea.
    Este mundo capitalista…

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade