PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Os intervalos e o desempenho escolar das crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Os intervalos e o desempenho escolar das crianças

Os intervalos e o desempenho escolar das crianças

20/02/2013
  658   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Eliminar as pausas entre os estudos pode afetar o desempenho e o desenvolvimento dos pequenos

Recesso Escolar

Em um artigo da revista Pediatrics, li sobre a importância dos recessos (intervalos) escolares e da nova política recomendada sobre o assunto pela Academia Americana de Pediatria. Tanto o recesso (intervalo) como a educação física nas escolas servem para promover um estilo de vida saudável e devem ser uma prática de pausa diária para crianças e adolescentes.

Recesso seguro e devidamente supervisionado por adultos oferece às crianças benefícios cognitivos, físicos, emocionais e sociais. Ele deve ser usado como um complemento para as aulas de educação física, não um substituto. Independente do lugar, o recesso deve e pode oferecer uma brincadeira ou atividade livre e não estruturada.

A AAP recomenda que o recesso não deve ser usado como castigo, pois ele serve como um componente fundamental do desenvolvimento e da interação social que os estudantes não podem receber em um ambiente escolar mais complexo.

O estudo concluiu que minimizar ou eliminar o recesso pode afetar negativamente o desempenho acadêmico e, com um recesso adequado, há evidências de melhora da saúde física, das habilidades sociais e do desenvolvimento cognitivo.

Acredito que as pausas semanais e as férias escolares devem ser usadas para o descanso e não para encher a agenda das crianças com milhões de atividades físicas, culturais, aulas, etc.

Por Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: A nova declaração de política da Academia Americana de Pediatria, “The Crucial Role of Recess in Schools“, publicado na edição de janeiro de 2013 da revista Pediatrics.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade