11 2155-9358
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada

autismo

Comemorou-se em 2 de abril o dia internacional da conscientização dos Transtornos do Espectro Autista (TEA). Muitos pais se preocupam com alguns pontos do desenvolvimento da criança e com o aumento da incidência do TEA.

Aqui colocamos algumas dicas com os primeiros sinais observados em crianças com TEA para orientação:

 

 

 

 

Nem sempre é fácil para os pais reconhecer ou perceber se a criança tem um transtorno do espectro do autismo (TEA). Alguns dos sintomas podem ser vistos em crianças com outros tipos de problemas de desenvolvimento, comportamentais ou, em menor grau, em crianças com desenvolvimento típico. Além disso, nem todos os sintomas são observados em todas as crianças. Algumas crianças pode exibir apenas alguns dos sintomas. Isto é o que torna o processo de diagnosticar TEAs difícil. Mas aqui estão alguns exemplos que podem ajudar a distinguir uma criança com TEA de outras crianças.

 

Aos 12 meses

Uma criança com desenvolvimento típico vai virar a cabeça quando ouve o seu nome.

Uma criança com um TEA pode não se virar para olhar, mesmo depois que seu nome é repetido várias vezes, mas vai responder a outros sons.

Aos 18 meses

Uma criança com habilidades de fala retardada irá apontar, gesto, ou usar expressões faciais para compensar sua falta de falar.

Uma criança com um TEA pode não fazer tentativa alguma para compensar o atraso da fala ou pode recusar falar repetindo o que se ouve na TV ou o que ela acabara de ouvir.

Aos 24 meses

Uma criança normal traz uma imagem para mostrar a sua mãe e compartilha sua alegria com ela. Uma criança com um TEA pode trazer-lhe uma garrafinha de bolhinhas de sabão para abrir, mas não olhar para o rosto de sua mãe, sem o prazer de brincar juntos.

 

Autor: Dr José Luiz Setúbal

Fonte Transtornos do Espectro do Autismo: O que cada pai precisa saber (Copyright © Academia Americana de Pediatria 2012)

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Avatar
Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas