PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Passos para manter a criança saudável e segura
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Passos para manter a criança saudável e segura

Passos para manter a criança saudável e segura

26/03/2013
  513   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Desde a saúde até a alimentação, confira os itens que contribuem para o crescimento do seu filho

saúde infantil

1- Desenvolvimento físico

O crescimento físico afeta o corpo da criança em taxas de idade diferentes. Em última análise, isso acontece entre os 16 e 18 anos.

2- Nutrição e alimentação

Necessidades nutricionais de uma criança variam conforme ele ou ela cresce e se desenvolve. Mas, a partir de bons hábitos alimentares na infância, isso definirá padrões para uma alimentação saudável para a vida toda.

3- Assistência odontológica

Boa higiene oral deve começar quando o seu filho é um bebê e deve continuar durante toda a infância. As crianças necessitam do primeiro exame dental a partir do primeiro aniversário.

4- Audição, fala e linguagem

Crianças desenvolvem a fala, a linguagem e as habilidades auditivas em diferentes idades. Converse com a criança e, se você suspeitar que ela não desenvolveu a fala e as habilidades de linguagem de maneira correta, procure o pediatra.

5- Cuidados com a visão

Até 20% das crianças têm algum tipo de problema de visão. Elas podem ser hipermetropia ou miopia. Algumas têm astigmatismo, estrabismo ou olho preguiçoso (ambliopia).

6- Segurança e lesões nos esportes

Esportes são uma ótima maneira de incentivar as crianças a terem uma atividade física regular. Porém, para evitar ferimentos, certifique-se de usar equipamento de segurança adequado.

7- Atividades e exercícios

Crianças não têm que praticar esportes competitivos para ficarem em forma. Elas precisam de exercício regular, vigoroso e, de preferência, centrado naquilo que gostam.

8- Sobre o sono

As crianças precisam dormir. Sem o descanso adequado, elas podem achar que é difícil de resolver problemas e memorizar as lições, o que pode diminuir os graus de autoestima.

9- Segurança e prevenção de lesão

Mantenha as crianças seguras em casa, em um jogo e em movimento. Tenha um “à prova de criança” no lar e compre brinquedos apropriados à idade. Não se esqueça de sempre afivelar o assento de segurança no carro.

Por: Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade