PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Preparando sua família para um novo bebê
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Preparando sua família para um novo bebê

Preparando sua família para um novo bebê

11/05/2016
  460   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Como devemos preparar nossos filhos mais velhos para o seu novo irmãozinho ou irmãzinha?

Um bebê novo traz alegrias e desafios para uma família. Os pais ficam animados, mas eles também estão nervosos sobre como seus filhos mais velhos vão reagir ao recém-nascido. Todos os tipos de perguntas surgem: Como devemos dizer aos nossos filhos mais velhos que eles vão ter um irmãozinho ou irmãzinha? Será que eles vão ficar com ciúmes do novo bebê? Como podemos ajudá-los a se darem bem?

Crianças de diferentes idades vão reagir de forma diferente com o novo bebê em casa. Sabendo o que esperar de cada faixa etária, será mais fácil para lidar com as mudanças em sua família.

De 1 a 2 anos

As crianças desta idade não vão entender muito bem o que significa ter um novo irmão ou irmã. No entanto, deixe seu filho ouvi-lo falar sobre o “novo bebê” e sentir a sua excitação. Ele pode não entender por que você está animado, mas sua atitude vai influenciá-lo.

Tenha em mente, que você pode não atender as necessidades de ambos os filhos o tempo todo. Peça o apoio de outros parentes e amigos.

Outras ideias para ajudar a preparar o seu filho muito novo para a chegada do irmão incluem:

  • Veja livros ilustrados sobre um novo bebê. No mínimo, o seu filho vai se familiarizar com palavras como “irmã”, “irmão” e “novo bebê”.
  • Quando o novo bebê chegar, tente fazer algo especial para o seu filho mais velho para tranquilizá-lo e faze-lo entender que ainda é amado. Algumas ideias incluem um presente especial; deixando-o passar algum tempo sozinho com o pai, avó, ou outro adulto especial; ou levá-lo em algum lugar especial.

De 2 a 4 anos

Nessa idade, a criança ainda é muito ligada a você e pode não entender como compartilhar você com os outros. Seu filho também pode ser muito sensível às mudanças e pode se sentir ameaçado pela ideia de um novo membro da família. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a aliviar o momento:

  • Esperar um pouco antes de contar sobre o bebê. Explicar para o seu filho quando começar a comprar móveis, utensílios ou roupas de bebê ou se ele começa a perguntar sobre o crescimento da barriga. Livros de imagens para crianças nessa faixa etária podem ser muito úteis. Tente dizer ao seu filho antes de todos sobre o novo bebê.
  • Seja honesto. Explique que o bebê vai ser bonitinho e fofinho, mas também irá chorar e tomar bastante de seu tempo e atenção.
  • Tranquilizar o seu filho que você vai amá-lo da mesma forma depois que o bebê nascer.
  • Envolva o seu filho no planejamento para chegada do bebê. Isto irá torná-lo menos ciumento. Deixe-o comprar com você os artigos do bebê. Mostre-lhe seus próprios retratos de bebê. Deixe-o brincar ou usar um pouco os objetos antes de prepará-los para o novo bebê. Compre uma boneca para que ele possa cuidar de “seu” bebê.
  • Tempo é uma das principais mudanças na rotina do seu filho. Se for possível, termine o treinamento da retirada da fralda ou a mudança de um berço para a cama antes da chegada do bebê. Se isso não for possível, faça-o depois que o bebê estiver em casa.
  • Espere que seu filho regrida um pouco. Muitas vezes as crianças voltam a usar mamadeiras ou fraldas, a fazer xixi na roupa ou cama etc.
  • Prepare seu filho para quando você estiver no hospital. Ele pode ficar confuso e assustado. Leve-o para visitar o novo irmão.
  • Reserve tempo especial para seu filho mais velho. Ler, jogar jogos, ouvir música ou simplesmente conversar. Mostre a ele que você o ama e quer fazer as coisas com ele.
  • Faça com que o tempo dos mais velhos seja usado entre a criança e o pai também.

Crianças em idade escolar

Crianças com mais de 5 anos geralmente não são tão ameaçada por um novo bebê como as menores. No entanto, eles podem ressentir-se da atenção que o novo bebê recebe. Para preparar o seu filho em idade escolar para um novo bebê:

  • Diga a ele o que está acontecendo na linguagem que ela possa entender.
  • Faça seu filho mais velho ajudar a preparar as coisas para o novo bebê, no quarto ou escolhendo roupas, ajudando na compra de fraldas.
  • Se possível, leve o seu filho mais velho ao hospital logo depois do nascimento, para que se senta parte da família em crescimento.
  • Quando você trouxer o novo bebê para casa, faça com que seu filho segure o bebê. Elogie quando ele for gentil e amável com o irmãozinho.
  • Não ignore as necessidades e as atividades de seu filho mais velho. Diga o quanto você o ama. Faça um esforço para passar algum tempo a sós com ele a cada dia; use isso como uma oportunidade para lembrá-lo como é especial.

Minha experiência como pediatra não é muito diferente disso, mas o caso que me chamou a atenção foi um menino de 17 anos cuja mãe teve um filho temporão. O rapaz já cursava uma faculdade e teve uma crise de ciúme que eu nunca havia visto. Não deve ser fácil após 17 anos de filho único, perder este espaço. Após alguns anos superou e teve um papel importante na criação do irmão.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte Relacionamentos entre irmãos (Copyright: © 2007 Academia Americana de Pediatria, atualizados 3/2007)

As informações contidas neste site não devem ser utilizadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade