PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Prevenção de doença cardiovascular
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Prevenção de doença cardiovascular

Prevenção de doença cardiovascular

10/06/2013
  548   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Esta semana, iniciamos um especial sobre prevenção e conscientização sobre o assunto

Prevenção das doenças do coração

No dia 1 de junho estive a convite da SOCESP (Sociedade de Cardiologia de SP) no Fórum SOCESP Permanente de Prevenção, cuja temática foi “Prevenção na Criança/Adolescente”.

Na primeira parte foram realizadas palestras e discussões sobre diversos temas que abordaram a prevenção de doença cardiovascular (DCV). Na segunda parte, houve a elaboração de um documento, a Carta de São Paulo da SOCESP para a Sociedade Paulista.

Esse documento pode ser resumido em 2 itens bem importantes que mostram dados da DCV no Brasil, dentre os 11 que relatam a situação DCV no país:

3. “As doenças cardiovasculares continuarão sendo a principal causa de morte no mundo. São cerca de 7,3 milhões/ano, número que deverá superar 23,6 milhões até 2030, especialmente na América Latina, onde cerca de 40% das mortes ocorrem durante os anos mais produtivos de vida”;

4. “No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular encefálico, insuficiências cardíacas e renais ou morte súbita, o que significa 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada 2 minutos.”

E, por isso, a prevenção de riscos e promoção de saúde do coração é muito importante para a população.

Como proposta, a SOCESP se compromete a uma série de 17 ações que visam à diminuição do risco e o aumento da promoção quanto o assunto. Entre elas, está o apoio técnico aos governos em diferentes esferas, a melhoria do ensino médico e a qualificação de profissionais que atuam nessa área.

Inclusive, serão envolvidas sociedades médicas e profissionais na promoção de saúde para atuarem nas escolas, na indústria alimentícia e na sociedade civil organizada, e para divulgar nas redes sociais informações e conhecimentos para prevenção e promoção da saúde cardiovascular, entre outras coisas. Além disso, consta a intenção de manter um grupo de trabalho por 60 dias para apresentar um plano estratégico de ação.

Nós do Hospital Infantil Sabará, ficamos muito felizes e orgulhosos de poder participar de um fórum dessa importância e usaremos essa semana para promover em nossas redes sociais a ideia de prevenção de doença cardiovascular. Nos acompanhe, aprenda e ajude a divulgar essas importantes informações.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Fórum SOCESP Permanente de Prevenção. “Mais importante do que as intenções são as ações”. Tema: Prevenção na Criança / Adolescente.

Carta de São Paulo da SOCESP para a Sociedade Paulista São Paulo, 01 de junho de 2013

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade