PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Prevenindo obesidade em populações de baixa renda
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Prevenindo obesidade em populações de baixa renda

Prevenindo obesidade em populações de baixa renda

11/02/2015
  460   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

obesidade infantil

O “Head start” é um programa do governo americano, realizado pelo Departamento de Saúde e Assistência social, e compreende ações de educação e saúde na primeira infância (pré-escolar até 5 anos) e procura envolver pais e cuidadores de famílias de crianças de baixa renda.

Num artigo publicado na revista Pediatrics de fevereiro de 2015 mostrava uma ação do Head Start feita com população de pré-escolar de baixa renda com sobrepeso ou obesidade.

A amostra incluiu crianças participantes Head Start, entre 2005 e 2013, e as crianças a partir de 2 grupos de comparação provenientes de um sistema de saúde de cuidados primários no Michigan

A amostra total incluiu 43 748 crianças e 16,8% das crianças eram obesos e 16,6% estavam acima do peso na observação inicial. As crianças do Head Start obesos apresentaram maior declínio no IMC durante o primeiro ano letivo contra os grupos de comparação Participantes Head Start eram menos obesos, menos excesso de peso, e com menos peso no seguimento do que as crianças nos grupos de comparação.

As crianças pré-escolares com status de peso saudável que participaram Head Start apresentaram IMC muito mais saudável por idade de entrada do jardim de infância do que as crianças de comparação em um sistema de saúde de cuidados primários.

Apesar de termos condições totalmente diferentes aqui no Brasil, o problema de obesidade e sobrepeso é real, mesmo em populações muito carentes e programas como estes que são bem sucedidos podem ser realizados nestas populações como uma medida de medicina preventiva para as crianças pré-escolares.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: February 2015 Pediatrics, “Changes in Body Mass Index Associated With Head Start Pa

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade