PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Programa de Voluntariado realiza formação teórica para turma de maio de 2019
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Programa de Voluntariado realiza formação teórica para turma de maio de 2019

Programa de Voluntariado realiza formação teórica para turma de maio de 2019

13/05/2019
  529   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O Instituto Pensi, através do seu Programa de Voluntariado, realizou na primeira semana deste mês a Formação Teórica de Voluntários, da turma de maio de 2019. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento Sabará, e contou com a participação de 24 pessoas.

O treinamento contou com a participação do setor de Educação Continuada, com a presença da enfermeira Renata Pereira que ministrou a palestra “Princípios e Diretrizes do Voluntariado, com histórico, regras, normas, missão visão da instituição” e da Dra. Heloisa Ionemoto que ministrou o curso de Suporte Básico de Vida – BLS (do inglês, Basic Life Suppor​t – BLS).

Para mostrar um pouco mais do dia a dia do trabalho a Coordenadora do Voluntariado, Shirley Leone, apresentou a palestra “Fundamentos filosóficos e práticos do voluntariado” e a profissional de Child Life do Sabará Hospital Infantil, Dora Leite, falou sobre “A importância do brincar para crianças hospitalizadas”.

O treinamento teórico foi encerrado com a participação do Dr. Francisco Ivanildo Jr., que abordou o serviço de controle de infecção hospitalar, e apresentou o papel do voluntário na Qualidade e Segurança do Paciente (Metas Internacionais de Segurança – JCI). A Formação Prática, será aplicada entre os dias 09 e 24 de maio, dentro do Sabará Hospital Infantil, com as crianças.

A participação nestes treinamentos é um dos pré-requisitos para a entrada na equipe de voluntários que atuam no projeto. Além de ser necessário ter mais de 18 anos, possuir disponibilidade mínima de três horas semanais, estar com a carteira de vacinação em dia e dominar o idioma português, tanto oral quanto escrito.

O voluntário também precisa atuar de acordo com as regras, normas de conduta, premissas e políticas e procedimentos propostos pelo Programa de Voluntariado Sabará, alinhadas à missão, visão valores e propósito da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), possuir um alto nível de maturidade para atender às necessidades dos pacientes, familiares e funcionários e do próprio voluntário.

E claro que para entrar no time é preciso estar disposto a brincar, contar histórias, fazer dobraduras, cantar músicas, reconfortar, acolher e ouvir. Tendo sempre o compromisso e a responsabilidade em ser assíduo e pontual.

 

Instituto PENSI

Instituto PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade