PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Proteja as crianças: aplique o filtro solar
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Proteja as crianças: aplique o filtro solar

Proteja as crianças: aplique o filtro solar

26/04/2012
  404   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

De acordo com estudo, o câncer de pele é comum entre jovens norte-americanos

O câncer de pele em países tropicais como o Brasil é muito comum, e nas orientações de verão os médicos sempre alertam para o uso de protetores solares, chapéus e cuidados com a pele.

No mês de janeiro de 2012, a Academia Americana de Pediatria publicou um artigo interessante, que mostra a melanoma como um dos dois tipos mais comuns de câncer de pele em jovens americanos. E as crianças que tiveram uma queimadura solar na infância, têm quase o dobro do risco de desenvolverem a doença na vida adulta.

No estudo, “Prospective Study of Sunburn and Sun Behavior Patterns During Adolescence”, os pesquisadores examinaram os dados de 360 crianças em Massachusetts nos EUA e descobriram que pelo menos 50% delas tiveram queimaduras solares antes dos 11 anos (bolhas, vermelhidão intensa).

Os autores acompanharam o grupo durante três anos e descobriram que as taxas de queimaduras solares se mantiveram elevadas. O comportamento em relação ao sol também mudou: os mais velhos (adolescentes) relataram passar mais tempo expostos aos raios solares e usando menos protetor.

De fato, no início do estudo, metade das crianças, que usavam filtro solar rotineiramente, não o fizeram três anos depois e apenas 25% dos pequenos ainda estavam usando protetor cotidianamente.

Portanto, para nós, pediatras e pais, cabe-nos a árdua missão de fazer com que nossos filhos mais velhos tenham o mesmo cuidado que temos com os mais novos. Devemos orientá-los sobre o uso do protetor solar, insistir que coloquem chapéus e roupas adequadas, quando estivermos fazendo atividades ao ar livre.

Por Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: “Prospective Study of Sunburn and Sun Behavior Patterns During Adolescence,” the February 2012 Pediatrics

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade