PESQUISAR
O sarampo é uma das doenças virais mais contagiosas do mundo. Durante anos, o sarampo vinha sendo raro no Brasil e em muitos países, graças à vacinação. Mas, recentemente, isso mudou. Com o número de casos de sarampo em ascensão, é vital para os pais e cuidadores estarem bem informados sobre maneiras de proteger seus filhos.
Precauções para viagens internacionais
As vacinas contra doenças como o sarampo são especialmente importantes quando sua família viaja internacionalmente. Apesar endêmico (surto generalizado), o sarampo foi eliminado dos EUA em 2000, porém os viajantes que retornam de visita ou de outros países têm sido associados à maioria dos casos de sarampo relatados em os EUA. E surtos ocorrem. É importante para o seu filho ser totalmente imunizado e protegido.
O que os pais devem saber
Certifique-se de que as vacinas do seu filho estão atualizadas. As crianças devem tomar duas doses da vacina MMR ou (SCR) (Primeira Dose: 12-15 meses de idade; Segunda Dose: 4-6 anos de idade)
O vírus do sarampo pode permanecer no ar por até 2 horas depois de uma pessoa com sarampo deixou o ambiente.
O sarampo é contagioso durante 4 dias antes da erupção aparecer e até 4 dias após ela desaparecer.
Informe ao seu pediatra se você está planejando viajar para fora do país (incluindo a Europa e EUA). Algumas crianças com menos de 12 meses devem receber uma dose da vacina tríplice viral, se eles estão viajando para fora do país.
Crianças estão em risco para o sarampo antes de receber a sua primeira dose de MMR. Algumas crianças e pré-escolares ainda estão em risco para o sarampo, porque eles são apenas parcialmente imunes até receber a sua dose de reforço. Mantenha seu filho longe das outras crianças que têm uma febre e / ou erupção. Ligue para o seu pediatra imediatamente se você acha que seu filho tenha sido exposto ao sarampo.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: AAP