PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil

4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil

21/09/2018
  645   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Na semana passada fizemos um Fórum e um Congresso Internacional, foram quatro dias de grande movimentação e empenho de toda nossa equipe do Instituto Pensi. Com isso demos mais um passo no cumprimento de nossa Missão enquanto uma Fundação.

Na quarta-feira (12/09) realizamos o I Fórum Políticas Públicas de Saúde Para a Infância, mediado pela jornalista Mônica Waldvoguel, recebemos os representantes dos candidatos à presidência do Brasil.

Antecedendo o debate, a professora Dra. Sandra Grisi, do Instituto da Criança da USP, nos brindou com uma excelente palestra onde ela deu um panorama da situação da saúde infantil e do adolescente no país, mostrando aos nossos políticos onde e como atuar para a melhoria deste setor, que tem sido manchete dos jornais nos últimos meses, sempre com más notícias.

Na parte da tarde, a professora Dra. Luciana Rodrigues da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria falou sobre a Mortalidade Infantil e as discrepâncias regionais. Fez uma bela análise sobre este indicador básico de saúde e que infelizmente após muitos anos de queda, teve um aumento de 5% em 2016.

Em seguida o professor Dr. Mauro Fisberg, do Instituto Pensi e da Unifesp, palestrou sobre a Obesidade Infantil, um dos problemas de saúde infanto-juvenil que atinge uma grande parte da população brasileira (e do Mundo também), discutindo soluções que poderiam ser utilizadas pelos nossos governantes.

Finalmente, para terminar um dia de grandes discussões, a professora Dra. Evelyn Eisenstein da UERJ, falou sobre a violência que acomete jovens, seja pelos homicídios de meninos negros e pardos seja pelas mulheres menores de 17 anos que são estupradas pelo Brasil todo.

Foi muito importante para nós enquanto uma Fundação ligada à Saúde Infantil, promover esta discussão com nossos representantes políticos, membros da Academia e da Sociedade de Pediatria e discutir com uma plateia de cerca de 300 pessoas. Certamente repetiremos esta experiência em outros anos.

De quinta-feira até sábado (13 a 15/09), fizemos o nosso 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. Nestes três dias recebemos mais de 1600 pessoas, com 359 palestrantes e moderadores, entre eles 11 palestrantes Internacionais e totalizando 204 horas de atividades.

Nestes três dias de palestras foram discutidos temas importantes para os pediatras e demais profissionais da área da saúde infantil. Abordamos temas de saúde primária como aleitamento materno e atendimento ambulatorial. Mas o foco foi maior nos atendimentos secundários e terciários, que são os maiores focos do Sabará Hospital Infantil.

Entre os palestrantes estrangeiros, haviam pesquisadores de ponta na área de Autismo, Síndrome de Down e doenças respiratórias e imunológicas além de nutrição. Estes professores trouxeram uma abordagem atual e uma visão bem interessante sobre pesquisas, o que foi muito importante para nossa jovem equipe de pesquisadores do Instituto Pensi.

Também trouxemos médicos do Canadá, que são intensivistas importantes para ajudar na discussão do tratamento com ECMO em pacientes da UTI, área onde a equipe do Sabará é pioneira no Brasil. Neste assunto pudemos oferecer um workshop que foi um sucesso.

Houve radiologistas americanas falando de ressonância magnética na gravidez para auxiliar em diagnósticos de má formação, trazidas pelo laboratório Delboni Auriemo, nosso parceiro em diagnóstico laboratorial.

Foi um evento multidisciplinar onde também pudemos mostrar nosso trabalho em enfermagem pediátrica de UTI, fisioterapia, cuidados paliativos, bioética, experiência do paciente, medicina integrativa e humanização.

Neste Congresso também lançamos o livro, “Falando sobre Crianças e Adolescentes; textos do Blog saúde infantil”, organizado por mim e com a colaboração de vários profissionais que escrevem para nós.

 

Sinto muito orgulho de todo o trabalho desenvolvido e que nos dá a oportunidade de cumprir nossa Missão de divulgar o conhecimento em Saúde Infantil.

Aproveito o espaço para agradecer toda a equipe do Instituto Pensi, que trabalhou arduamente durante um ano para preparar este Congresso e a todos professores que gentilmente aceitaram nosso convite para compartilhar seu conhecimento e sua experiência nos mais diversos temas e também aos autores do livro.

Não deixe de ler os artigos do blog:

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Luís Antônio Carvalho Fúncia disse:

    Dr. José Luiz Setúbal,
    Boa noite!
    Com a sua experiência na gestão de saneamento das finanças da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a par da excelência de gestão do Hospital Sabará, que é uma referência na pediatria, permita-me sugerir-lhe a elaboração de trabalho contendo os principais pontos de atenção, de riscos operacionais, as possibilidades de redução de custos e despesas hospitalares e os indicadores de gestão para análise e reflexão dos dirigentes e gestores na área da saúde.
    Cordialmente.

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade