PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Disseminando o conhecimento em saúde infantil
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Disseminando o conhecimento em saúde infantil

Disseminando o conhecimento em saúde infantil

21/10/2022
  1698   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

De 6 a 8 de outubro, ocorreu o nosso 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. Não se trata de um congresso de pediatria, mas um evento que tem por finalidade falar sobre a saúde das crianças e dos adolescentes de maneira bem ampla e que atinge um público-alvo que vai muito além dos médicos. Isso ocorre porque uma das missões da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), mantenedora do Sabará Hospital Infantil, do Instituto Pensi e do Autismo e Realidade, é a difusão e a disseminação de conhecimento.

Durante três dias, os mais de 1.600 inscritos puderam ouvir e conversar com mais de 350 palestrantes, sendo que 12 deles eram internacionais e 32 de fora do Estado de São Paulo.

Ali estavam professores como a Dra. Sue Ann Clemmens, que trouxe a vacina de Oxford para ser produzida no Brasil, falando sobre a importância de se ter centros formadores de pessoas ligadas à pesquisa no Brasil. Tinha o professor Dr. Gonzalo Vencina Neto, a Dra. Helena Sato da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Dr. Gustavo Mendes da Anvisa, os professores Marco Aurelio Sáfadi, Juarez Cunha e o Dr. Francisco Ivanildo. Todos discutindo não só os problemas da covid-19, mas também das baixas taxas de vacinação no Brasil.

Todos os temas importantes da pediatria estiveram presentes, desde os atuais como Monkeypox e Meningite meningocócica e os habituais, como as doenças virais, as diarreias, as alergias, as bronquiolites e pneumonias. Assuntos de tecnologia como telemedicina, metaverso, uso de aplicativos e medtecs também foram abordados.

Trouxemos para as discussões novidades como o nosso programa de Child Life Specialist, com professoras americanas que estão passando uma temporada no Sabará Hospital Infantil. Debatemos temas sensíveis como cuidados paliativos em pediatria, bioética, judicialização na saúde, crianças transgêneros, entre outros. Foram apresentadas ainda mesas sobre pesquisas clínicas em pediatria.

Para pais, educadores e as pessoas do terceiro setor, tivemos seminários sobre Autismo, organizados pelo nosso time do Autismo e Realidade, sobre Voluntariado e sobre projetos sociais. Uma parte do congresso foi dedicada a aulas práticas sobre ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), anestesia pediátrica e fisioterapia. Tivemos ainda a entrega do 4º Prêmio de Pesquisa em Saúde Infantil do Instituto Pensi com 12 ganhadores em quatro categorias.

Como se pode ver, tivemos três dias de muitas atividades, trocas de experiências e, sobretudo, de muita difusão de conhecimento. Parabéns a Dra. Fátima Rodrigues e à equipe do Instituto Pensi pela organização desse congresso. Também agradeço aos 18 patrocinadores e às 53 sociedades e entidades de saúde que nos apoiaram na realização desse evento, mostrando não só a importância que ele vem assumindo no calendário da pediatria como a força que a nossa instituição vem alcançando com o prestígio do Sabará Hospital Infantil, do Instituto Pensi e do Autismo e Realidade.

 

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/congresso-os-destaques-do-terceiro-dia/

https://institutopensi.org.br/congresso-os-destaques-do-segundo-dia/

https://institutopensi.org.br/congresso-os-destaques-do-primeiro-dia/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.