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Tablets e Smartphones: Não para bebês
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Tablets e Smartphones: Não para bebês

Tablets e Smartphones: Não para bebês

04/11/2014
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Children using smartphones

Muitos bebês e crianças pequenas adoram brincar com tablets e celulares touch-screen, e não é de admirar! A tela de toque oferece gratificação instantânea com suas imagens frescas, movimentos e sons apelando aos seus sentidos. Compreensivelmente, muitos pais estão entusiasmados com esta tecnologia interativa, pois, principalmente através de anúncios de mídia, eles já ouviram falar que os bebês podem aprender letras, números, palavras e conceitos. No entanto, até hoje não há nenhuma pesquisa publicada que estuda a relação entre tablets ou smartphones e aprendizagem infantil.

Quando viaja no carro ou à espera no consultório do pediatra  ou restaurante, não é incomum para os pais a entregar um smartphone, laptop ou tablet para a sua criança. Para os pais, estes dispositivos agem como uma babá, e com centenas de aplicativos disponíveis para as crianças, eles estão cada vez mais atraentes para os mais pequenos. Existem potenciais benefícios ou malefícios para os bebês serem expostos a essas telas interativas? Mais uma vez, a devida investigação ainda não foi concluída, então não há nenhuma prova científica ainda.

Para crianças mais velhas, o elemento interativo permite-lhes aprender conceitos como causa e efeito e sequenciamento, mas para os bebês ainda experimentando o desenvolvimento do cérebro crítica, efeitos a longo prazo permanecem desconhecidos.

Onde estamos

Quando se trata de tempo de tela, a Academia Americana de Pediatria (AAP) tem uma postura clara: Aconselha não expor crianças menores de 2 anos a nenhum tipo de tela, relacionando-a com atrasos de aprendizagem da fala. É importante notar que, assim como TVs, vídeos e computadores, tablets e telefones celulares têm telas também.

O que sabemos

Numerosos estudos têm mostrado que as crianças aprendem melhor a partir de experiências da vida real do que o tempo de tela, especialmente as atividades que envolvem movimento e fazendo. Infelizmente, quando o uso de comprimidos, smartphones e computadores é adicionado ao tempo de TV, estimou-se que a média de 12 meses de idade é exposto a até 2 horas de tempo de tela por dia.

Valor do brincar

Embora possa pareça legal para um bebê a aprender os conceitos de “para cima” e “para baixo” ou “parar” e “ir” usando a tecnologia, você não pode substituir a experiência real de seu filho fisicamente envolver o mundo através de jogo. Exploração ativa desenvolve a coordenação olho-mão, percepção visual e habilidades motoras finas, cada uma das quais não podem ser tratadas da mesma forma que em uma tela de 2-dimensional. É fundamental para que os bebês aprendem novos conceitos ao interagir com pessoas reais e objetos. Construção com blocos, escalada, fingindo, batendo, empilhamento e manipular são todas as experiências sensório-motoras em 3-D que não podem ser replicados em uma tela.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: American Academy of Pediatrics

As informações contidas neste site não deve ser usado como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

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