PESQUISAR
Eles ajudam a proteger o rosto e evitam lesões mais graves durante a execução do esporte
Há muito tempo, aqui em São Paulo, o esporte das crianças e dos adolescentes deixou de ser o futebol, o basquete, o vôlei, o tênis e o judô. Cada vez mais neste mundo globalizado, os jovens estão antenados nas tendências esportivas e começam a praticar atividades inusitadas, como arco e flecha, esgrima, lutas marciais, handebol, etc.
Já escrevemos sobre o uso de óculos na prática esportiva, coisa comum entre os nadadores e para crianças que tem necessidade de usar lentes corretivas, mas no artigo do Pediatrics de dezembro de 2012, foi apontado a importância do uso dos óculos como proteção durante os esportes em que ocorre arremesso de objetos, no caso hóquei, como também arco e flecha, tênis, etc.
O estudo Efetividade de óculos de proteção na redução das lesões oculares entre jogadores de hóquei de campo analisou lesões oculares em jogadores dessa categoria esportiva, entre 2009 e 2010, quando não eram necessários óculos de proteção (a Federação Nacional de Associações tornou obrigatório jogadores de hóquei de campo usar o acessório durante as partidas, na temporada 2011-2012.).
De 212 lesões nos olhos, no rosto e na cabeça, 31 dos casos ocorreram com atletas que viviam em estados em que há mandato do uso de óculos. Ao todo, 181 dessas lesões aconteceram com atletas que vivem em estados sem exigência do acessório. No geral, o requisito de óculos de proteção foi associado a uma taxa de 32% de lesões na cabeça e no rosto, e a taxa de 80% refere-se a lesões oculares. Taxas de concussão foram semelhantes entre os dois grupos.
Acredito que podemos atribuir como recomendado o uso de óculos de proteção durante a prática de esportes que possuem a possibilidade de objetos serem arremessados e que possam atingir o rosto do praticante.
Por Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Effectiveness of Protective Eyewear in Reducing Eye Injuries Among High School Field Hockey Players – December 2012 | Pediatrics