PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Uso de óculos na prática esportiva
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Uso de óculos na prática esportiva

Uso de óculos na prática esportiva

02/01/2013
  555   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Eles ajudam a proteger o rosto e evitam lesões mais graves durante a execução do esporte

óculos de proteção

Há muito tempo, aqui em São Paulo, o esporte das crianças e dos adolescentes deixou de ser o futebol, o basquete, o vôlei, o tênis e o judô. Cada vez mais neste mundo globalizado, os jovens estão antenados nas tendências esportivas e começam a praticar atividades inusitadas, como arco e flecha, esgrima, lutas marciais, handebol, etc.

Já escrevemos sobre o uso de óculos na prática esportiva, coisa comum entre os nadadores e para crianças que tem necessidade de usar lentes corretivas, mas no artigo do Pediatrics de dezembro de 2012, foi apontado a importância do uso dos óculos como proteção durante os esportes em que ocorre arremesso de objetos, no caso hóquei, como também arco e flecha, tênis, etc.

O estudo Efetividade de óculos de proteção na redução das lesões oculares entre jogadores de hóquei de campo analisou lesões oculares em jogadores dessa categoria esportiva, entre 2009 e 2010, quando não eram necessários óculos de proteção (a Federação Nacional de Associações tornou obrigatório jogadores de hóquei de campo usar o acessório durante as partidas, na temporada 2011-2012.).

De 212 lesões nos olhos, no rosto e na cabeça, 31 dos casos ocorreram com atletas que viviam em estados em que há mandato do uso de óculos. Ao todo, 181 dessas lesões aconteceram com atletas que vivem em estados sem exigência do acessório. No geral, o requisito de óculos de proteção foi associado a uma taxa de 32% de lesões na cabeça e no rosto, e a taxa de 80% refere-se a lesões oculares. Taxas de concussão foram semelhantes entre os dois grupos.

Acredito que podemos atribuir como recomendado o uso de óculos de proteção durante a prática de esportes que possuem a possibilidade de objetos serem arremessados e que possam atingir o rosto do praticante.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Effectiveness of Protective Eyewear in Reducing Eye Injuries Among High School Field Hockey Players – December 2012 | Pediatrics

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade