PESQUISAR
Antigamente se dizia que a alimentação pela manhã é ouro, no meio da tarde é prata e à noite é chumbo. Nosso hábito alimentar no Brasil não é de comer muito no café da manhã. Atualmente, quase a metade de todas as famílias pula regularmente o café da manhã. A sua família é uma delas? Quando se trata de ter sucesso escolar, os seus filhos precisam de uma refeição saudável e reforçada de manhã, e isto é tão importante quanto o caderno, a escola ou os lápis apontados.
Algumas razões para isto você pode encontrar na lista abaixo:
É fácil ver como o café da manhã chegou a qualificar-se como um dos desafios nutricionais da paternidade. Quer se trate de limitações do tempo dos pais ou a movimentada agenda dos filhos, é comum que os compromissos do dia façam do café da manhã uma refeição negligenciada. Se as palavras “lento” e “lazer” não descrevem exatamente a sua rotina matinal, nós gostaríamos de sugerir que você gaste um pouco de tempo e esforço extra para proteger a integridade nutricional de sua criança na refeição da manhã.
Quer você opte por um café da manhã simples ou um mais elaborado, faça um esforço para torná-lo nutritivo, pois é sempre melhor do que nenhum.
Veja as dicas mais fáceis que podem ajudá-lo a superar algumas das barreiras mais comuns para uma alimentação saudável no café da manhã:
1 – Programação em conformidade: enquanto nós gostaríamos de lembrá-lo que sentar e compartilhar as refeições em família é benéfico, sabemos que se sentar para um café da manhã tranquilo com seus filhos todas as manhãs simplesmente não é realista para a maioria. O que é realista, no entanto, é ter certeza que você tenha o tempo suficiente para permitir que seu filho coma sem pressão. Especialmente bebês e crianças pequenas.
2 – Prepare antes de deitar: em outras palavras, planeje com antecedência. Tal como acontece com quase todos os outros aspectos da alimentação de seu filho, um pouco de planejamento antecipado pode ser um caminho para ter uma gama maior de alimentos saudáveis na mão. Exemplos simples como ovos ou o cereal favorito de seu filho e uma fruta fresca podem significar a diferença entre o tempo para um café da manhã equilibrado e correr pela porta sem ele (ou, como é frequentemente o caso, com alguma alternativa comercialmente embalada e muito menos nutritiva na mão);
3 – Café da manhã “pegue e leve”: se a realidade de sua programação é que você e seus filhos rotineiramente correm, sem tempo de se sentar, tente estocar uma variedade de alimentos nutritivos que você pode preparar e pré-embalar para maior conveniência. Além de ovos cozidos, considere outros favoritos rápidos, como maçãs cortadas, bolos caseiros, ou um pão com queijo de baixo teor de gordura;
4 – Certifique-se que a quantidade de sono esteja no menu: certifique-se que o seu filho vai cedo para a cama e que ele se levanta cedo o suficiente para dar tempo para o café da manhã. Não importa qual seja sua idade, crianças cansadas tendem a ser mal-humoradas, e as crianças mal-humoradas são muito menos propensas a sentar-se para uma refeição equilibrada. Não só isso, mas o sono tem provado ser um ingrediente crucial para a saúde geral das crianças;
5 – Amplie seus horizontes: você certamente vai querer manter a segurança em mente quando descobrir o que é apropriado oferecer ao seu filho, mas não se limite por rótulos impostos artificialmente para determinar o que é bom para servir em uma refeição matinal. Pense em proteínas, frutas e legumes. E pensar fora da caixa quando se trata de expandir seus horizontes para além de apenas café, cereais matinais e leite.
Leia também: Café da manhã: entenda os benefícios para crianças e adolescentes
Fonte: Crianças Saudáveis E-Magazine, Back to School 2012.
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 12 de agosto de 2024
mensagem enviada
Boa tarde, estou com uma duvida em relação ao cafe da manha do meu filho de 8 anos, estamos morando no EUA e ja adotamos um pouco os hábitos locais, no cafe da manha ele tem comido ovo, 2 ou 3 e uma panqueca com baixo carboidrato (23g) com uma boa quantidade de fibras (4g) acompanhado de algum suco ou achocolatado. Este e um bom cafe da manha para ele?