PESQUISAR
Nos dias atuais, com a predominância das atividades em ambientes digitais, o tempo gasto ao ar livre e em áreas verdes está diminuindo significativamente para as crianças que vivem nos grandes centros urbanos. Com o crescimento das tecnologias digitais, uma série de ferramentas são gradualmente integradas à vida das crianças e isso impacta na permanência delas em casa para praticar jogos digitais em vez de interagir com a natureza.
O design ambiental urbano é considerado cada vez mais influente para a saúde e o bem-estar de jovens crianças. Como partes cruciais das áreas urbanas, os espaços verdes contribuem para o equilíbrio entre as cidades e a natureza e fornecem ambientes ecológicos saudáveis e espaços para várias atividades, experiências e memórias para os pequenos. Ou seja, esses espaços são especialmente benéficos para o desenvolvimento pessoal!
No entanto, para aqueles que vivem nas cidades, o tempo ao ar livre está sendo reduzido. Uma das possíveis razões para esse fenômeno é a quantidade e a qualidade das chamadas infraestruturas urbanas verdes, que na maioria dos países não acompanharam a expansão das cidades e a atual taxa de urbanização.
Devido à crescente difusão dos jogos digitais, é provável que as crianças nas cidades passem mais tempo diante de telas eletrônicas em ambientes fechados, ao invés de interagir em espaços abertos e áreas verdes. Esse estilo de vida pouco saudável pode causar problemas como déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), obesidade infantil, estresse e problemas de funcionamento cognitivo.
Por isso, cabe a nós, profissionais e pesquisadores da área da Saúde Infantil, disseminar conhecimento assim como incentivar práticas saudáveis para todos: idosos, adultos, jovens e crianças. Afinal, ser um exemplo positivo faz toda a diferença. Aproveitem os parques e praças da sua cidade, explorem o local, façam brincadeiras ou até um piquenique. Isso terá um grande impacto no futuro.
Fonte: Yin, S.; Kasraian, D.; van Wesemael, P. Children and Urban Green Infrastructure in the Digital Age: A Systematic Literature Review. Int. J. Environ. Res. Public Health 2022, 19, 5906. https://doi.org/10.3390/ijerph19105906