PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
‘Descobri o que é ter medo’
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
‘Descobri o que é ter medo’

‘Descobri o que é ter medo’

23/08/2022
  1385   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Só quem já passou pela experiência de ter um filho doente, sobretudo internado com um quadro grave e ainda mais em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pode entender essa frase escrita nas redes sociais pela jornalista Andréia Sadi.

Recentemente, ela publicou a foto do reencontro dos filhos gêmeos, Pedro e João, após Pedro passar alguns dias internado. No Instagram, a jornalista compartilhou um longo desabafo onde relata as dificuldades que enfrentou com o filho no hospital:

“Eles nunca tinham ficado separados desde que nasceram e meu coração de mãe de gêmeos tentava manter a calma diante do imprevisível, da insegurança, do sofrimento do meu bebê – do medo” e completou “Falei para alguns amigos que, depois que virei mãe, descobri o que é ter medo” foram alguns dos comentários da jornalista.

Normalmente, os pais gostam de ter tudo sob controle. Quando isso não acontece e, principalmente, quando as coisas podem ser inseguras por natureza (como é a evolução de uma doença grave), perdemos o chão. Nessas horas, o profissional de saúde bem preparado faz toda a diferença.

Trabalhei em pediatria de hospitais a minha vida profissional toda e posso dizer que conheço quase todos os grandes hospitais pediátricos do Brasil e do mundo. Sei a diferença que faz atender uma criança e uma família em um hospital especializado em crianças e adolescentes.

Em 2004, quando vim para o Sabará Hospital Infantil, um então pequeno hospital de 40 leitos com um enorme pronto-socorro, trazia na cabeça esse atendimento diferenciado, típico dos “children’s hospitals” da América do Norte. Com essa ideia em mente e um grupo de pessoas que já havia trabalhado comigo, iniciamos esse projeto que se materializou cinco anos depois com a inauguração do novo Sabará na Avenida Angélica, agora com 110 leitos.

Em poucos anos, o hospital estava cheio. A partir de 2018 estava lotado a maior parte do ano, o que nos levou a fazer um projeto de expansão, prejudicado pela pandemia, mas que já está em pleno vapor com as plantas sendo aprovadas na prefeitura. A inauguração está prevista para 2026. Até lá estamos planejamos uma unidade transitória com 50 leitos.

Conto tudo isso pois hoje, dos nossos 110 leitos, mais da metade são de UTI, ou seja, de pacientes com doenças complexas ou graves, que fazem cirurgias muito delicadas ou que vem fazer procedimentos complexos como transplantes.

Ter uma equipe bem treinada para o acolhimento dos pais e da família é crucial para esse sucesso. Evidentemente, temos os melhores pediatras de São Paulo e talvez do Brasil em nosso corpo clínico, muitos deles professores nas faculdades da cidade. Temos o que é mais moderno em equipamentos e inovação. Contamos ainda com uma inovação no atendimento que é o profissional Child Life, especializado em diminuir o estresse da criança e da família.

Sempre falo que tudo isso conta, mas são as pessoas que estão lá, com o nosso jeito humanizado, com o nosso olhar pediátrico que vão fazer a diferença e, talvez, diminuir um pouco o medo que as mães, como a Andréia Sadi, tiveram e sempre terão com um filho internado.

Observação: a criança esteve internada em um hospital do Rio de Janeiro e não no Sabará.

 

Fonte:

https://emais.estadao.com.br/noticias/gente,apos-internacao-do-filho-andreia-sadi-confessa-descobri-o-que-e-ter-medo,70004134914

 

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/sabara-confirma-ser-o-melhor-hospital-para-o-publico-pediatrico/

https://institutopensi.org.br/especialistas-no-bem-estar-infantil-uma-experiencia-exitosa-no-sabara-hospital-infantil/

https://institutopensi.org.br/sabara-hospital-infantil-10-anos-de-muito-trabalho-e-sucesso/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/simulacao-realistica-treinando-nossos-profissionais-para-diminuicao-do-erro/

https://institutopensi.org.br/a-pediatria-em-transformacao-no-sabara-hospital-infantil/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/trabalhando-pediatria-como-uma-equipe/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.