PESQUISAR
A imunização se refere às vacinas que todos devemos receber durante nossa vida. Como pediatras, vivemos orientando os pais a vacinarem seus filhos e, muitas vezes, esquecemo-nos de perguntar se eles (os adultos) também estão sendo imunizados.
Leia também: Vacinação, uma obrigação de todos
A vacinação não termina com os reforços dos 4 anos, ela continua, e mesmo após os 15 anos, devemos continuar a tomar as vacinas contra a tríplice (difteria, tétano e coqueluche) na versão para adulto. A imunização contra gripe é dada anualmente e é muito importante para determinadas faixas etárias, como ficou demonstrado na epidemia de H1N1 há alguns anos.
Outra época importante para se lembrar da imunização é antes das mulheres engravidarem, pois existem doenças, como a rubéola, que se adquiridas durante a gestação podem trazer problemas para o bebê – e existem vacinas contra elas. Consulte o obstetra para mais informações.
Saiba mais sobre as doenças preveníveis pelas vacinas
Também não podemos nos esquecer dos animais domésticos que precisam estar imunizados contra raiva, cinomose, entre outras doenças. Converse com o veterinário para saber mais.
Atualizado em 13 de março de 2024
mensagem enviada
como calmar o bebe depois das vacinas.
Sebastiana, se seu bebê estiver com febre ou com dor, você pode usar algum analgésico ou anti-térmico que você esteja acostumada. Procure se informar com seu pediatra.