PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dia Nacional da Saúde e Nutrição – A importância de uma boa nutrição na saúde da criança
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dia Nacional da Saúde e Nutrição – A importância de uma boa nutrição na saúde da criança

Dia Nacional da Saúde e Nutrição – A importância de uma boa nutrição na saúde da criança

31/03/2021
  2882   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A repercussão da nutrição na saúde da criança tem sido cada vez mais comprovada e difundida na mídia e na agenda da saúde pública. Tanto em relação aos efeitos imediatos da alimentação como pelas potenciais consequências tardias da nutrição no crescimento e no desenvolvimento infantil.

Ao nascer, o leite materno, o primeiro alimento e a fonte nutritiva mais importante para o bebê já oferece, dentre outros nutrientes, mais de 1000 proteínas, ácidos graxos, vitaminas e minerais que participam desde o sistema imunológico até na formação dos neurônios.

Ao longo do primeiro ano de vida, o bebê em geral, triplica seu peso de nascimento, e alcança o desenvolvimento necessário para receber os primeiros alimentos por volta do sexto mês. Neste momento, em particular, a liderança da família é fundamental para promover as refeições  com  opções  que favoreçam a saúde nutricional da criança. Há evidências científicas de que a exposição precoce a alimentos de baixo valor nutricional como doces, guloseimas e bebidas adoçadas tem implicações de saúde a longo prazo. Este impacto se dá tanto pela má  qualidade dos alimentos  ingeridos como pelo aumento do risco de desenvolver doenças crônicas como obesidade ou deficiência nutricional como anemia, por exemplo.

Se por um lado, a alimentação saudável na infância é um tema que gera bastante preocupação nos pais, há necessidade da família se organizar rotineiramente mais e melhor desde a aquisição dos alimentos até na forma de preparo para promover um ambiente nutricional favorável. A criança precisa ter suas principais refeições como café da manhã, almoço e jantar com alimentos frescos, formando uma refeição colorida, preparada com temperos e ervas para dar sabor e tornar a refeição atrativa e saborosa.

A criança está aprendendo a comer com a sua família e para ter uma alimentação saudável com a nutrição garantida, a criança precisa ter uma família comprometida com a saúde.

Referências:

https://www.researchgate.net/publication/236083927_The_Role_of_Nutrition_in_Children’s_Neurocognitive_Development_From_Pregnancy_Through_Childhood.
Hassiotou F et al. Cells in human milk: state of the science. J Human Lact. 2013;29(2):171-182.
Zhang Z et al. Amino acid profiles in term and preterm human milk through lactation: a systematic review. Nutrients. 2013;5(12):4800-4821.

Priscila Maximino

Priscila Maximino

Nutricionista do Núcleo de Nutrologia e Metabolismo do Instituto PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.