PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
É Natal, temos o que celebrar?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
É Natal, temos o que celebrar?

É Natal, temos o que celebrar?

22/12/2022
  107   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Festas de final de ano, todos estão com a vida corrida e o mundo cristão se prepara para festejar o Natal. Para a cristandade, é a comemoração do nascimento de Jesus ou do filho de Deus, que se fez homem para salvar a humanidade. Segundo as escrituras, isso ocorreu há 2023 anos na cidade de Belém, na antiga Judéia, hoje Palestina. Dizem os historiadores que os primeiros cristãos se aproveitaram dos festejos pagãos dos solstícios de inverno do hemisfério norte, que ocorre por volta do dia 22 de dezembro e é a noite mais longa do ano. Na simbologia cristã, depois dessa noite vem a luz e os dias ficam mais claros.

O ano de 2022 foi embora, perdemos a chance do hexa e a pandemia ainda dá sinais de não querer nos deixar. A guerra na Ucrânia também não tem uma expectativa de acabar e a economia global sofre com tudo isso.

Por aqui, no nosso país, a situação das crianças anda bem ruim: são mais de 20 milhões em situação de pobreza e outras tantas em situação de insegurança alimentar. Boa parte delas não foram vacinadas contra a covid-19, seja porque seus pais acreditam mais nas notícias falsas, seja porque nosso governo não providenciou as doses suficientes.

Diante de tudo isso, volto a pergunta do título: há motivo para celebrar?

Olhando de maneira até egoísta ou autocentrada para as nossas instituições, sim, temos muito o que comemorar. Esse ano foi um ano muito bom!

O Sabará Hospital Infantil, no ano que comemorou seu sexuagésimo aniversário, conseguiu a sua quarta reacreditação pela Joint Commistion International com muitos méritos, e também foi recertificado com o selo Silver Center da ELSO, que é o selo da Excelence Life Suport para ECMO. Recebemos ainda o prêmio do Grupo Mídia em Inovação em Saúde pelo projeto de “Cirurgia no Metaverso”.

O Instituto PENSI também teve um ano muito profícuo. Quando completou seus dez anos de existência, lançou seu livro comemorativo durante a realização de seu 6º Congresso Internacional de Saúde Infantil, que contou com mais de 1,6 mil participantes e 350 palestrantes nacionais e internacionais. Teve a qualificação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) renovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, e conseguiu os primeiros projetos aceitos para financiamento pela Fapesp, tudo isso demonstrando a importância do Instituto como Centro de Pesquisa no Brasil.

O Instituto PENSI também deu início às suas atividades de atendimento de pacientes da rede pública em seu ambulatório de especialidades pediátricas (PAPE), em parceria com Prefeitura de São Paulo. Os projetos juntos às universidades internacionais e com o IEA-USP, que estavam suspensos pela pandemia voltaram a andar. O PENSI ainda venceu, na categoria Genômica, o Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2022. O Cenda, nosso Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares, recebeu oficialmente as premiações em 3 áreas no 5º prêmio Henri Nestlé.

Nossa Fundação também vem obtendo cada vez mais reconhecimento e sendo procurada para fazer parcerias com grandes instituições. Nesse ano, participamos em 31 projetos onde colocamos quase R$ 2,5 milhões. Distribuímos cerca de 20 mil cestas básicas para famílias com crianças, atingindo mais de 450 toneladas de alimentos doados para 25 mil pessoas pela parceria com o Prato Cheio. Ainda realizamos o 4 º Fórum de Políticas Públicas com o tema de Insegurança Alimentar e o II Prêmio de Comunicação com mais de 185 inscritos.

Recentemente, voltamos a fazer a Viagem Fantástica e tivemos a oportunidade de homenagear as crianças e jovens que morreram por covid-19, plantando 5 mil árvores, em um projeto global chamado Healing Trees. Foi, como sempre, muito emocionante.

O ano termina com o mundo com pouco a celebrar, mas nós da Fundação José Luiz Egydio Setúbal podemos comemorar muito, pois tivemos um ano de grandes conquistas e reconhecimentos.

Queria aproveitar para agradecer a todos os cuidadores, conselheiros, assessores e aqueles que participaram de alguma forma para que tivéssemos todos esses sucessos.

 

“Um Feliz Natal

E um feliz ano novo

Vamos esperar que seja um bom

Sem qualquer medo”

 

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/feliz-natal-2/

https://www.youtube.com/watch?v=xzWid5Kluq4&t=100s

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.