PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Informações sobre segurança em caso de enchentes repentinas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Informações sobre segurança em caso de enchentes repentinas

Informações sobre segurança em caso de enchentes repentinas

23/07/2025
  258   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Todos ficamos comovidos com as crianças mortas pela enchente do Texas, como já havíamos ficado chocados com as cenas das enchentes do Rio Grande do Sul, ou da cidade de São Paulo ou de muitas outras que são mostradas quase diariamente nos noticiários da TV.

As inundações estão entre os tipos mais comuns de desastres naturais no Mundo todo. Elas geralmente ocorrem após chuvas fortes ou prolongadas, ou após o derretimento rápido da neve. As inundações têm ocorrido com mais frequência, causadas em parte pela remoção de árvores, pela construção de comunidades em lugares inadequados e, principalmente, pelas mudanças climáticas.

Embora os efeitos das enchentes possam ser devastadores, há medidas que as famílias podem tomar para ajudar a manter seus filhos seguros.

O que são enchentes repentinas e por que elas são tão perigosas?

Inundações repentinas são diferentes de inundações comuns. Elas ocorrem mais repentinamente — em até 6 horas, ou às vezes até em minutos — durante chuvas fortes ou marés de tempestade, ou quando barragens ou diques cedem.

A força intensa da água em movimento, juntamente com detritos como árvores e pedras que são arrastados, torna essas enchentes extremamente destrutivas. Centenas de litros de água corrente têm milhares de quilos de força. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubar alguém, e 60 cm de água em movimento podem arrastar um veículo.

O que os pais devem fazer durante uma enchente repentina para manter as crianças seguras? 

  1. Monitore um rádio meteorológico ou sistemas de alerta locais para obter informações e instruções de emergência atualizadas.
  2. Evacue imediatamente se isso for aconselhado.
  3. Não permita que crianças andem ou entrem na água corrente da enchente, mesmo que parte da sua casa esteja inundada.
  4. Se estiver preso dentro de um prédio, tente chegar ao nível mais alto.
  5. Lembre aos adolescentes e jovens adultos sobre os perigos de dirigir durante enchentes repentinas.
  6. Dê meia-volta, não se afogue: nunca dirija em áreas alagadas ou com água parada.
  7. Se a água da enchente subir ao redor do seu carro, mas ela não estiver se movendo, abandone o carro e vá para um local mais alto. Se a água estiver subindo dentro do carro, tente subir no teto do veículo.
  8. Não acampe ou estacione seu veículo perto de córregos, rios e riachos durante chuvas fortes.
  9. Evite pontes sobre águas correntes. Águas correntes podem levar pontes.
  10. Permaneça dentro do carro se estiver preso em águas correntes. Suba no teto se a água estiver subindo dentro do carro.

O que os pais devem fazer após uma enchente repentina?

As consequências de uma enchente repentina podem ser quase tão perigosas quanto a própria enchente: danos elétricos, mofo e água contaminada. As crianças são especialmente vulneráveis a esses riscos ambientais.

Os pais devem limitar a participação das crianças na recuperação após as enchentes. Crianças, adolescentes e gestantes não devem participar dos trabalhos de limpeza. Antes de retornarem, essas áreas devem ser limpas e desinfetadas, assim como todos os brinquedos, roupas e outros objetos.

É seguro retornar para casa após uma enchente?

Volte para casa somente depois que as autoridades declararem a área segura. Antes de entrar em sua casa, olhe para fora para ver se há fios elétricos soltos, tubulações de gás danificadas, rachaduras na fundação ou outros danos.

Cuidado com animais selvagens, especialmente cobras venenosas, que podem ter entrado em sua casa com a água da enchente. Se houver queda de energia elétrica na sua casa, não pise em poças d’água ou água parada.

Não permita que seus filhos brinquem em águas de enchentes ou com pedras, lama ou detritos que tenham estado presentes nas águas de enchentes. A água pode conter altos níveis de produtos químicos e bactérias.

Se você ou seu filho tiver uma ferida aberta que entrou em contato com água contaminada da enchente, pode ser necessário tomar um reforço da vacina contra o tétano para prevenir a doença. Use botas e luvas de borracha ao limpar e certifique-se de proteger e cobrir quaisquer feridas.

Pessoas com doenças respiratórias subjacentes, como asma, ou que sejam imunossuprimidas, devem evitar áreas de limpeza perigosas. Todos devem praticar higiene básica e lavar as mãos com frequência ou usar desinfetante para as mãos, especialmente antes de manusear alimentos ou recipientes de alimentos.

Dependendo da origem da sua água potável, fique atento aos avisos públicos sobre a segurança do abastecimento. Não use água contaminada para lavar as mãos, lavar a louça, escovar os dentes, lavar ou preparar alimentos, fazer gelo ou preparar fórmula para bebês.

Alimentos ou outros itens que possam ter sido contaminados devem ser descartados, incluindo enlatados, garrafas de água, utensílios para comer, superfícies internas (especialmente aquelas usadas para preparar alimentos) e bicos de mamadeiras. Em caso de dúvida, jogue fora!

Se você ficar sem energia por um longo período, também pode precisar descartar alimentos estragados ou contaminados. Se a porta for mantida fechada, um freezer cheio manterá os alimentos congelados por 2 dias, e uma geladeira pode mantê-los frios por 4 a 6 horas.

Superfícies contaminadas precisam ser desinfetadas para matar germes. Água sanitária doméstica é eficaz, econômica, conveniente e está disponível em supermercados. A solução de água sanitária deve ser deixada nas superfícies contaminadas por pelo menos 2 minutos antes de ser removida. Produtos de limpeza, higienização e desinfecção não devem ser usados perto de crianças.

As áreas de lazer devem ser limpas e desinfetadas, junto com todos os brinquedos, roupas, livros etc. Não permita que crianças brinquem com brinquedos contaminados pela água da enchente e que não tenham sido desinfetados. Descarte quaisquer materiais que não possam ser facilmente desinfetados, como bichos de pelúcia ou travesseiros.

Além dos perigos de inundações, qualquer desastre pode afetar a saúde física e mental do seu filho. É importante limitar a cobertura da mídia sobre desastres. Incentive seu filho a fazer perguntas e responda-as diretamente. Muitas vezes, as crianças têm medos baseados em informações limitadas ou não entenderam o que lhes foi dito. Tranquilize as crianças sempre que possível, mas se os medos forem realistas, não dê falsas garantias.

Fonte:

Conselho de Crianças e Desastres da Academia Americana de Pediatria Copyright © 2025

Saiba mais:

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
fundação José Luiz Setúbal
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Infinis

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.