PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Instituto PENSI está comprometido com adoção de práticas de ESG
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Instituto PENSI está comprometido com adoção de práticas de ESG

Instituto PENSI está comprometido com adoção de práticas de ESG

08/10/2021
  74   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo é a sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance. Ou seja, o termo é utilizado para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de uma instituição, no sentido de adotá-las e demonstrar seu comprometimento com a sociedade e com um mundo mais justo e sustentável.

Como parte da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, o Instituto PENSI também vem trabalhando para estar adequado às melhores práticas de ESG, dentro da sua missão de gerar conhecimento em saúde infantil por meio de pesquisas, divulgação e disseminação de conhecimento, ensino e educação. A seguir, vamos destacar algumas delas:

Mulheres em cargos de gestão
Na área de Governança, podemos destacar a preocupação com a equidade de gênero, trazendo mulheres em cargos de gestão. Atualmente, o Instituto PENSI tem como presidente a Dra. Sandra Mutarelli Setúbal, e, como diretora executiva, a Dra. Fátima Rodrigues Fernandes.

Programa Autismo e Realidade

Na questão Social, o PENSI atua por meio de programas como o Autismo e Realidade, que tem o propósito de difundir conhecimento sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA), combatendo preconceitos e auxiliando na orientação de familiares, professores e cuidadores.

Dentre as principais ações do programa, estão a divulgação de cartilhas desenvolvidas como ferramentas de apoio para o cotidiano dos autistas, a realização de pesquisas científicas e de cursos EAD de capacitação para profissionais, cuidadores e familiares.

Programa de Voluntariado

Já o programa de voluntariado do Instituto PENSI atua no Sabará Hospital Infantil, oferecendo apoio às crianças internadas por meio de brincadeiras e outras atividades, ajudando-as a reduzir o estresse e a lidar com a hospitalização. Desde o início da pandemia de Covid-19, os encontros presenciais foram suspensos, mas os voluntários continuam trabalhando de suas residências, a fim de garantir o bem estar dos pequenos pacientes. Atualmente, o programa possui cerca de 140 voluntários.

Webinars e simpósios gratuitos
Muitos dos eventos e simpósios online promovidos pelo Centro de Ensino do Instituto PENSI, em nossa plataforma de Ensino à Distância, são gratuitos e abertos ao público interessado, uma forma de garantir a disseminação do conhecimento em saúde infantil para toda a sociedade. Além disso, o blog Saúde Infantil e o canal Saúde na Infância trazem constantemente conteúdo sobre o tema, além de abordarem temas como desenvolvimento e educação de crianças e adolescentes.

 

Projeto AMAZONAS

Também de caráter social é o projeto de Telessaúde em Oncologia Pediátrica no Amazonas, um programa de capacitação e orientação à distância para profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), incluindo agentes comunitários, enfermeiros e médicos de oito cidades do Amazonas.

Mais de 1,4 mil profissionais de saúde foram capacitados para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Além disso, os especialistas de Manaus também receberam suporte no encaminhamento e condução terapêutica dos casos confirmados por meio de telemedicina. 

 

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade