PESQUISAR
Ontem, 27 de abril, o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil realizou o webinar “Telemedicina e dispositivos que auxiliam no exame físico remoto: Futuro ou Realidade”. O evento, online e gratuito, contou com a presença de pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais, que trouxeram um panorama do assunto. Em apenas um dia, foram registradas 700 vizualizações. O conteúdo *está* disponível na plataforma de EAD de nossa instituição. Temas com a regulamentação da Telemedicina no Brasil, o uso do TytoCare no monitoramento remoto de doentes crônicos nos Estados Unidos e a experiência dos profissionais de saúde brasileiros com essa nova ferramenta foram os destaques.
O Instituto PENSI e Tuinda Care, com o apoio dos hospitais Pequeno Príncipe e Sabará Hospital Infantil, no final de 2020, começaram a realizar uma pesquisa com o objetivo de validar o uso do dispositivo móvel TytoCare, que auxilia exatamente nesse atendimento médico a distância por meio de teleinterconsulta.
No webinar, a abertura foi feita pelo Dr. José Luiz Egydio Setúbal, Presidente da FJLES e pelo Dr. Ary Ribeiro, CEO do Sabará Hospital Infantil. As palestras foram realizadas pela Diretora do Centro de Telessaúde da Universidade de Virgínia (EUA), Dra. Karen Rheuban, que é membro do American College of Cardiology, da American Academy of Pediatrics e da American Telemedicine Association; pela Coordenadora do serviço de Telessaúde do Hospital Pequeno Príncipe, Dra. Rafaela Wagner e pela Deputada Federal e autora da Lei nº 13.989 que autoriza o uso da telemedicina no Brasil durante a epidemia, Adriana Ventura. O moderador foi o gerente médico de Novos Serviços e Telemedicina do Sabará Hospital Infantil, Dr. Rogerio Carballo.
“É o nosso propósito assegurar a construção da telemedicina no país, de maneira a garantir a ética e precisão científica para tomar decisões à distância e democratizar o atendimento médico. E com a tecnologia a nosso favor, agora, esse sonho é possível graças a parceria entre a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Hospital Pequeno Príncipe e Tuinda Care”, afirma o Dr. José Luiz Setúbal, Presidente da FJLES.
No futuro, assim que houver a aprovação para o uso do dispositivo móvel no Brasil, os profissionais capacitados pelo Instituto PENSI e os que atuam no Sabará Hospital Infantil estarão a frente e familiarizados ao contato com a tecnologia por conta desse estudo clínico.
Saiba mais:
Instituto PENSI realiza pesquisa para validar aparelho que é tendência mundial na área de saúde à distância.
PENSI e Sabará adotam TytoCare em projeto de pesquisa sobre teleinterconsulta