PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Mensagem de final de ano: se queremos alcançar neste mundo a verdadeira paz…
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Mensagem de final de ano: se queremos alcançar neste mundo a verdadeira paz…

Mensagem de final de ano: se queremos alcançar neste mundo a verdadeira paz…

21/12/2023
  742   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

“Se queremos alcançar neste mundo a verdadeira paz e se temos de levar a cabo uma verdadeira guerra contra a guerra, teremos de começar pelas crianças; e não será necessário lutar se permitirmos que cresçam com a sua inocência natural; não teremos de transmitir resoluções insubstanciais e infrutíferas, mas iremos do amor para o amor e da paz para a paz, até que finalmente todos os cantos do mundo fiquem cobertos por essa paz e por esse amor pelo qual, consciente ou inconscientemente, o mundo inteiro clama.”

 

Mohandas Gandhi, in ‘The Words of Gandhi’

Chega o final de 2023, um ano marcado por muita turbulência no Brasil e no mundo. Atualmente, vivemos duas guerras terríveis, na Ucrânia e na faixa de Gaza. Todos sofrem, mas certamente as maiores vítimas são as crianças que vivem nessas áreas de conflito.

Gandhi morreu há quase 80 anos, mas suas palavras parecem atuais e fazem o propósito de nossa Fundação ter mais sentido:

“UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL PARA UMA SOCIEDADE MELHOR”

As catástrofes prenunciam anos difíceis e nos fazem refletir sobre as mudanças climáticas e no planeta que deixaremos para nossos filhos e netos. Impossível não se lembrar da maravilhosa canção do Ivan Lins e Victor Martins, imortalizada na voz da Elis Regina:

Aos nossos filhos 

“… Perdoem a falta de folhas,

Perdoem a falta de ar

Perdoem a falta de escolha,

Os dias eram assim …

Quando brotarem as flores,

Quando crescerem as matas

Quando colherem os frutos

Digam o gosto para mim”

Cada um de nós tem um papel a desempenhar na construção de uma cidade melhor, de um país menos desigual, de um mundo mais pacífico, de um planeta mais saudável. Precisamos iniciar na nossa casa, no nosso bairro, ensinando às crianças a como enfrentar os preconceitos, serem tolerantes com as diferenças e a se indignarem com as injustiças e desigualdades. Vamos lutar pela natureza e por uma economia sustentável sabendo, como disse Madre Teresa de Calcutá, “que o que fazemos é uma gota de água num oceano, mas sem essa gota o oceano seria menor”.

Para nossa comunidade da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, do Sabará Hospital Infantil, do Instituto PENSI – Sandra Mutarelli Setúbal, meu agradecimento a todos e todas pelo empenho e dedicação para que nossos esforços colhessem frutos tão significativos nesse ano e, certamente, contribuindo um pouco para a melhoria da infância brasileira.

Muito obrigado e boas festas a todos vocês e às suas famílias! Que em 2024 possamos fazer ainda mais e seja um grande ano para todos nós, com muitas realizações, saúde e paz.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.