
Blog Saúde Infantil
Parada Cardíaca Súbita em jovens. Isso pode acontecer?
- Cardiomiopatia hipertrófica. Geralmente herdada e, muitas vezes, não diagnosticada, esta é a causa cardiovascular mais comum de PCS em jovens. As células musculares nas câmaras inferiores do coração, chamadas ventrículos, engrossam. Isso pode causar ritmo cardíaco anormal, especialmente durante o exercício. Outros tipos de cardiomiopatia pediátrica também podem desempenhar um papel.
- Anomalias da artéria coronária. Defeitos na forma como as artérias coronárias se conectam ao coração podem levar à diminuição do suprimento de sangue para o músculo cardíaco durante o exercício e causar uma parada cardíaca. Geralmente, pessoas jovens com anormalidades nas artérias coronárias nascem com elas, mas podem não notar nenhum sintoma até ficarem mais velhas.
- Arritmias primárias. Em pessoas com corações estruturalmente normais, a PCS pode, às vezes, ser causada por condições genéticas não diagnosticadas que afetam os impulsos elétricos do coração.
- Síndrome do QT longo. Uma condição de ritmo cardíaco que pode causar ritmo cardíaco rápido e caótico.
- Síndrome de Wolff-Parkinson-White. Um caminho elétrico extra no coração cria um desvio que pode fazê-lo bombear muito rápido.
- Displasia arritmogênica do ventrículo direito (DAVD). Com esta condição hereditária, parte do tecido muscular do coração é substituído por tecido cicatricial.
- Miocardite. Geralmente desencadeada por uma infecção, a miocardite significa que as paredes do coração estão inflamadas. A maioria dos casos de miocardite em crianças ocorre quando um vírus, como um enterovírus, entra no coração. Também pode ser causada por infecções bacterianas, fúngicas ou parasitárias e reações alérgicas a alguns medicamentos.
- Síndrome de Marfan. Esta doença do tecido conjuntivo pode levar a rupturas no vaso sanguíneo aórtico do coração. As pessoas nascidas com a doença, que tendem a ser altas e ter braços longos, podem não perceber que a têm.
- O Commotio Cordis é causado por um golpe no peito diretamente sobre o coração em certos pontos do ciclo de batimentos cardíacos. Isso pode acontecer em crianças com corações completamente normais. O commotio cordis é mais comum em esportes com objetos projetivos, como beisebol, hóquei no gelo e lacrosse, pouco comuns no Brasil.
- História familiar de morte súbita inesperada ou inexplicável em um familiar saudável com menos de 50 anos;
- Um membro da família com um problema hereditário do músculo cardíaco;
- Dor no peito durante o exercício;
- Frequência ou ritmo cardíaco anormal de causa desconhecida;
- Desmaio ou convulsão sem aviso ou durante o exercício;
- Nascer com um defeito cardíaco congênito (incluindo aqueles reparados cirurgicamente).
Dr. José Luiz Setúbal
(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.
#crianças #criança #coração #jovens #atletas #Morte súbita #cardiopatia #parada cardíaca #parada cardíaca súbita #problemas cardíacos #ritmo cardíaco