PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Programa de férias: Planeta Inseto
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Programa de férias: Planeta Inseto

Programa de férias: Planeta Inseto

23/01/2024
  1185   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Férias escolares são sempre uma oportunidade de fazermos programas diferentes com nossos filhos e tirá-los da frente das telas. Atividades ao ar livre em praças, praias e no campo (quando possível) são frequentemente recomendadas, mas e para aqueles que ficam em São Paulo? Nossa cidade é muita rica em atividades de férias para jovens e crianças, basta conferir as programações dos museus, dos SESCs e das bibliotecas. Temos muitos parques e praças públicas com atividades também. Hoje, venho propor uma coisa bem diferente: visitar a exposição Planeta Inseto.

Quando pensamos em insetos, vem sempre na cabeça aquele zumbido chato, as picadas que nos atrapalham na praia ou as doenças como dengue, malária e outras. Você acha que os insetos não são importantes e que só atrapalham? Consegue imaginar nosso planeta 15% mais leve e com a metade dos seres vivos existentes?

Pois é, os insetos, aparentemente tão insignificantes, representam mais da metade da vida do planeta e, somente as formigas, 15% de seu peso! É melhor conhecermos um pouco mais sobre esses animais, não é mesmo? Mas, que tal de uma forma diferente? Já imaginou um zoológico de insetos? Nunca imaginou?

Você e seus filhos podem imaginar um mundo dentro de outro mundo! O Museu do Instituto Biológico, com a exposição Planeta Inseto, mostra a importância desses organismos e seu universo particular. A exposição retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

O Planeta Inseto é o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil e da América Latina, autorizado pelo IBAMA e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O museu do Instituto Biológico pertencente a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e abriga a exposição permanente ‘Planeta Inseto’, situada em um lindo casarão da década de 40, que há 12 anos está de portas abertas para uma imersão no fantástico universo dos insetos.

Para distribuir todas as novidades da nova fase do Planeta Inseto, o espaço foi dividido em sete salas principais, onde o visitante pode acessar painéis interativos com a história, evolução e importância desses invertebrados, interagir com os insetos, ver a produção do fio da seda pelas lagartas, conhecer o dia a dia por dentro de um formigueiro, aprender sobre as abelhas e muito mais.

Lá, você poderá encontrar colmeias em plena atividade com suas abelhas produzindo mel, lagartas tecendo o fio da seda que será utilizado em nossas roupas, formigas trabalhando em um sistema social organizado e cupins reciclando material orgânico, entre muitas outras atrações. Todo esse universo reunido em um só lugar, apresentado de forma dinâmica, com recursos lúdicos e atraentes, como painéis interativos, microscópios para observação de criaturas minúsculas, mídia digital, jogos e outras curiosidades.

Tem muita coisa interessante, uma delas é que existem no mundo, aproximadamente, 1,8 mil espécies de insetos que são utilizadas como alimento por populações humanas, 100 são conhecidas para o Brasil. Você ainda pode aprender como os insetos se disfarçam para se protegerem através do mimetismo ou da camuflagem e saber mais sobre as doenças transmitidas por eles.

Por fim, para que tem curiosidade sobre sustentabilidade, pode saber sobre tecnologia sustentável, que é o desenvolvimento de tecnologias economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas para o controle de pragas agrícolas. Também pode aprender sobre o controle biológico, que é o uso de inimigos naturais para diminuir a população de uma praga. Componente fundamental da natureza, o controle biológico abre espaço para uma agricultura mais saudável e sustentável.

A exposição Planeta Inseto tem visitação de terça a domingo, das 09h às 16h, com entrada gratuita.

Local: Museu do Instituto Biológico – Planeta Inseto

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana – São Paulo-SP

Informações: (11) 2613-9500 ou planetainseto@biologico.sp.gov.br

Fonte:

https://planetainseto.com.br/exposicao/

Saiba mais:

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.