PESQUISAR
A equipe de enfermagem do Hospital Infantil Sabará é frequentemente desafiada em seus esforços para aliviar as dores e confortar as crianças com suas doenças. O enfermeiro busca melhorar as condições de vida e transmitir afetividade, por meio da relação de reciprocidade existente entre profissionais e pacientes. Seu trabalho compromete mães e/ou familiares durante a realização dos cuidados e a principal preocupação é minimizar o sofrimento.
O cuidar da criança inclui mais do que o aspecto biológico do processo saúde-doença, ultrapassa o estudo dos sintomas das enfermidades e envolve todo o contexto familiar e social, orienta pai e mãe e os inclui na própria ação de cuidar.
Leia também: O que é humanização?
A capacitação do enfermeiro e da enfermeira favorece o desenvolvimento e promove as condições para que eles realizem uma assistência de enfermagem de qualidade. O conhecimento é sempre acrescido de novos saberes e a formação é um movimento permanente, um caminho a ser trilhado por toda a vida, não podendo se constituir como algo acabado e completo.
Assim, observamos que a área pediátrica na enfermagem vem sendo alvo de uma série de estudos e pesquisas, objetivando a melhoria na atuação da assistência à criança hospitalizada. A cura das enfermidades do pequeno e o êxito do seu tratamento em um ambiente hospitalar não dependem exclusivamente do nível científico da assistência pediátrica. O trabalho conjunto da equipe de enfermagem é imprescindível.
Atualizado em 1 de março de 2024