PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Qual é o papel do enfermeiro?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Qual é o papel do enfermeiro?

Qual é o papel do enfermeiro?

27/03/2012
  6023   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A equipe de enfermagem do Hospital Infantil Sabará é frequentemente desafiada em seus esforços para aliviar as dores e confortar as crianças com suas doenças. O enfermeiro busca melhorar as condições de vida e transmitir afetividade, por meio da relação de reciprocidade existente entre profissionais e pacientes. Seu trabalho compromete mães e/ou familiares durante a realização dos cuidados e a principal preocupação é minimizar o sofrimento.

O cuidar da criança inclui mais do que o aspecto biológico do processo saúde-doença, ultrapassa o estudo dos sintomas das enfermidades e envolve todo o contexto familiar e social, orienta pai e mãe e os inclui na própria ação de cuidar.

Leia também: O que é humanização?

A capacitação do enfermeiro e da enfermeira favorece o desenvolvimento e promove as condições para que eles realizem uma assistência de enfermagem de qualidade. O conhecimento é sempre acrescido de novos saberes e a formação é um movimento permanente, um caminho a ser trilhado por toda a vida, não podendo se constituir como algo acabado e completo.

Assim, observamos que a área pediátrica na enfermagem vem sendo alvo de uma série de estudos e pesquisas, objetivando a melhoria na atuação da assistência à criança hospitalizada. A cura das enfermidades do pequeno e o êxito do seu tratamento em um ambiente hospitalar não dependem exclusivamente do nível científico da assistência pediátrica. O trabalho conjunto da equipe de enfermagem é imprescindível.

Atualizado em 1 de março de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.