PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Seus filhos estão praticando atividade física suficiente?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Seus filhos estão praticando atividade física suficiente?

Seus filhos estão praticando atividade física suficiente?

24/03/2021
  2024   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A recomendação dos pediatras do Sabará Hospital Infantil é que crianças de 6 anos ou mais façam 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa na maioria dos dias da semana. Isso pode vir de uma caminhada para a escola ou um parque próximo de casa, bem como uma prática esportiva.

Com muitas escolas e quadras de esportes fechadas durante a pandemia COVID-19 , pode ser mais difícil para as crianças ficarem ativas. Mas, mesmo quando as crianças ficam mais em casa, brincadeiras ativas, como amarelinha, pular corda ou um jogo de pega-pega podem ajudar a mantê-las saudáveis ​​e em forma. Jogo ativo vem naturalmente para as crianças e tem muitos benefícios comprovados para a saúde: melhor sono, melhoria do humor, aumento do foco, músculos e ossos saudáveis, força fundamental e desenvolvimento de coordenação, relaxamento e resiliência e a construção de habilidades sociais.

Em cidades como São Paulo, onde boa parte das famílias residem em prédios, é bom que as crianças desçam e brinquem nas áreas comuns, mesmo nestes tempos de isolamento. Vejam as regras do seu condomínio e combinem com os outros pais.

Para ver se seu filho está fazendo atividade suficiente você pode usar um cronômetro que mede a atividade física ou montar uma tabela lúdica, como o “Verificador de Atividade Física“, Aqui tem um modelo de tabela simples para ajudar.:

nome atividade tempo
     
     

Isto pode ser uma atividade legal para você fazer junto com seu filho e ele próprio ir preenchendo a tabela e o cronometro todo dia, numa espécie de brincadeira e desafio. Comece inserindo o nome do seu filho. Digite o nome da atividade, por quanto tempo seu filho faz a atividade e a intensidade. Inscreva-se em quantas atividades desejar. O cronômetro calculará os minutos de cada atividade e avisará quando você chegar aos 60 minutos. Adicione mais membros da família e verifique suas atividades também!

Lembre-se de que qualquer atividade física conta para a meta de 60 minutos por dia. Mas a maior parte do tempo deve ser atividade moderada a vigorosa (atividade que faz seu coração bater mais rápido, faz você respirar com mais dificuldade ou faz você suar). Algumas atividades da semana devem ser atividades que aumentam os músculos, como escalar ou pular.

Algumas crianças podem relutar em passar mais tempo sendo fisicamente ativas porque isso não faz parte de sua rotina. Nós encorajamos você a se concentrar no elemento lúdico da atividade, para torná-lo parte da rotina diária de sua família e para tornar a atividade física uma experiência agradável que sua família faz juntos.

Saiba mais sobre o assunto:

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.