PESQUISAR
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que acomete muitas crianças e pessoas no Mundo todo. A melhoria dos métodos de diagnóstico e o aumento de preocupação com o R+TEA fez com que a incidência aumentasse. Em países como os EUA a taxa está em uma criança para cada 59 mas no Mundo acredita-se que seja de uma crianças para cada cento e sessenta crianças segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em geral o autismo é representado por peças de quebra cabeça e a cor azul. Mas isso é muito discutido, há os que defendem e os que atacam, como tudo na vida. Abaixo damos algumas explicações do porquê foram adotados estes símbolos:
1- A cor azul – o azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino. Para conscientizar a população sobre o TEA, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo que ocorre no dia 2 de abril, vários monumentos significativos e edifícios de várias partes do mundo ficam iluminados com a cor azul.
2- A peça de quebra cabeça – representa a complexidade do autismo e seus diferentes espectros que se encaixam formando o TEA. O logotipo da peça de quebra-cabeça foi usado pela primeira vez em 1963 e foi popularizado pela Autism Speaks . Eles o usam para simbolizar a ideia de que pessoas autistas são difíceis de compreender, como um quebra-cabeça.
3- A fita de conscientização que é utilizada também por outras causas, mas em cores diferentes, é permeada de simbologia. A fita do quebra-cabeça foi adotada em 1999 como o sinal universal da consciência do autismo. Embora essa imagem seja uma marca registrada da Sociedade do Autismo. Além de trazer o quebra cabeça, suas peças, são em cores diferentes isso representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral. É usada para identificar locais onde pessoas com TEA são bem-vindas.
4- O logotipo da neurodiversidade , um sinal do infinito do arco-íris, foi colocado como uma alternativa para a peça do quebra-cabeça. O logotipo celebra a diversidade e a esperança. É um motivo comum no movimento de aceitação do autismo. No entanto, ele também pode ser visto como muito passivo e facilmente inundado por aqueles que afirmam que a neurodiversidade está tentando atrair a comunidade de gays e lésbicas para aceitação em vez de buscar uma identidade própria.
Como se pode ver, as polêmicas estão muito mais relacionadas em como as pessoas vêem os símbolos. Não temos a intenção de entrar nesta polêmica. Para nós o TEA é o que interessa, como uma causa e é esta a simbologia que queremos levar em frente. Boa informação para pais, famílias, médicos e profissionais de saúde e para todos que se interessam por informações.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte:
https://news.un.org/pt/story/2017/04/1581881-oms-afirma-que-autismo-afeta-uma-em-cada-160-criancas-no-mundohttp://www.autism-society.org/about-the-autism-society/history/autism-awareness-ribbon/
https://the-art-of-autism.com/the-autism-puzzle-piece-a-symbol-of-what/
mensagem enviada
Percebo que crianças autistas tem predileção pela cor azul. Achava que tinha alguma relação.
Obrigada pelo belo texto. Bem esclarecedor.