PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Trauma em pediatria
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Trauma em pediatria

Trauma em pediatria

08/12/2016
  3552   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Estima-se que uma em cada quatro crianças tenha uma lesão não intencional necessitando de cuidados médicos a cada ano. O custo direto de lesões na infância é superior a US$ 50 bilhões anualmente. Também no Sabará esta realidade se apresenta em seus 120 mil atendimentos de pronto-socorro.

Para garantir que as crianças recebam cuidados pediátricos apropriados para seus ferimentos, a Academia Americana de Pediatria (AAP) atualizou sua política de “Gestão do Trauma Pediátrico”, publicada em agosto na revista Pediatrics.

As recomendações atualizadas afirmam que as necessidades das crianças devem ser parte de um sistema de trauma pediátrico e planejamento de desastres e que os estados devem identificar quais instalações têm os recursos necessários para cuidar de crianças feridas, especialmente as crianças mais jovens e aquelas gravemente feridas. Na cidade de São Paulo, contamos com seis hospitais exclusivamente pediátricos, sendo que o Sabará é o único que se dedica à medicina suplementar, mas todos são hospitais escola, onde existe treinamento de pediatras, e contam com os equipamentos necessários para um bom atendimento.

O relatório também enfatiza a importância das equipes de transporte, de especialidades pediátricas e de serviços médicos de emergência com equipamento pediátrico adequado. Ter apenas o equipamento de tamanho adulto disponível torna o tratamento de emergências pediátricas mais difícil e pode reduzir a probabilidade de resultados positivos para estas crianças.

O Sabará Hospital Infantil possui todos os equipamentos médicos adequados para o atendimento de todas as faixas etárias, desde um recém-nascido até um adolescente de 17 anos. Além disso, nossas equipes multidisciplinares fazem curso de atualização para atendimento de emergências todos os anos. Contamos ainda com a maior Unidade de Terapia Intensiva do Brasil.

Leia também: Quando seu filho precisa ir aos Serviços Médicos de Emergência

Fonte: Pediatrics – July 2016

Management of Pediatric Trauma

COMMITTEE ON PEDIATRIC EMERGENCY MEDICINE, COUNCIL ON INJURY, VIOLENCE, AND POISON PREVENTION, SECTION ON CRITICAL CARE, SECTION ON ORTHOPAEDICS, SECTION ON SURGERY, SECTION ON TRANSPORT MEDICINE, PEDIATRIC TRAUMA SOCIETY, AND SOCIETY OF TRAUMA NURSES PEDIATRIC COMMITTEE

As informações contidas neste site não devem ser utilizadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 2 de outubro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.