PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A importâcia de uma consulta pediátrica mais longa
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A importâcia de uma consulta pediátrica mais longa

A importâcia de uma consulta pediátrica mais longa

28/09/2011
  2125   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Nos dias de hoje, os pais estão se acostumando a passar em consultas de pronto atendimento com seus filhos, deixando de lado a consulta pediátrica de orientação e puericultura. Esta é uma alternativa para os problemas agudos, mas será que estamos fazendo o melhor para nossos filhos?

Um artigo publicado no site da revista Pediatrics (da Academia Americana de Pediatria – AAP)  fez uma análise do tempo de consulta e seus resultados. A conclusão, óbvia a meu ver, é que as consultas pediátricas mais demoradas têm melhores resultados, já que os médicos conseguem uma melhor comunicação com seus pacientes.

Em 2000 entrevistas com pais, houve referência por 33% deles que as consultas em média duram menos de 10 minutos (não é só o SUS que atende rápido) e só 20% refere consultas maiores do que 20 minutos. Aí, temos que colocar que nos EUA existe uma pré-consulta com enfermeiras que medem, pesam e já fazem um questionário básico, além de uma pós-consulta para orientações gerais. De qualquer forma, são consultas muito rápidas.

A satisfação dos pais foi, em geral, mais elevada quando as consultas demoravam mais. Os resultados do estudo mostram que, quando o tempo era limitado, os pediatras eram mais propensos a cobrir os tópicos tradicionais, tais como o aleitamento materno e a imunização, e depois ampliar a discussão para incluir tópicos adicionais, conforme o tempo permitia. Avaliações sobre o desenvolvimento foram fornecidas em cerca da metade das consultas quando o tempo era menor e em cerca de 70% quando o tempo das visitas era mais longo.

Leia também: A importância do treinamento dos pediatras

Os autores concluíram que o esforço para melhorar os serviços de prevenção requer estratégias que abordam o tempo e os recursos dedicados a crianças bem cuidadas.

Para nós, pediatras de São Paulo e do Brasil, fica o desafio de fazermos uma boa puericultura e mostrar aos dirigentes da medicina suplementar e do Sistema Único de Saúde que não se pode cuidar bem de nossas crianças com consultas muito rápidas.

Lembramos que uma boa consulta pediátrica deve abordar temas como: imunizações, amamentação e nutrição, prevenção de doenças, marcos de desenvolvimento e questões psicossociais (escola, socialização, sono etc.), além de espaço para discutir com os pais as dificuldades e as estratégias até a próxima consulta.

Fonte: “Duration of a Well-Child Visit: Association with Content, Family-Centeredness and Satisfaction”, edição de outubro de 2011 da Pediatrics (publicado online em 19 de setembro).

Atualizado em 2 de fevereiro de 2024
Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Luciana disse:

    Prezados, bom dia!
    Meu filho de 3 anos fez exames de sangue e alguns deram alterados.TAis exames foram realizados após 3 dias de término do antibiótico amoxil bd 400mg, durante 14 dias. Apresentou colesterol total 187mg/dl,LDL colesterol 122mg/dl, HDL coelsterol 51mg/dl e VLDL colesterol 14mg/dl. Pergunto, é possível o antibiótico ter dado alteração nos exames de colesterol?
    Obrigada, Luciana

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana tudo bem? Obrigado pela confiança. O ideal é você tirar essa dúvida com o seu pediatra, pois ele conhece o histórico de saúde da criança. Abraços! 🙂

  • lidiane disse:

    meu pediatra é maravilhoso ele mesmo pesa mede interage com a minha filha……

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.