PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A importância de uma auxiliar no consultório infantil
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A importância de uma auxiliar no consultório infantil

A importância de uma auxiliar no consultório infantil

19/06/2013
  2605   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Ela é essencial para dar apoio técnico ao dentista e para oferecer conforto aos pais e às crianças

Odontopediatria

A Odontologia compõe-se de 19 especialidades. A Odontopediatria é uma delas, voltada para os cuidados das crianças. Um dentista não trabalha sozinho, ele ainda conta com o técnico de prótese dentária, com a técnica em saúde bucal (TSB) e com a auxiliar em saúde bucal (ASB). Pois bem, com mais de 30 anos de profissão e mais de 28 como odontopediatra, com duas especializações, com mestrado e doutorado, não saberia como viver sem minha auxiliar. Sou totalmente dependente dela. Na verdade, não sei como muitos dentistas vivem sem uma assistente.

No Brasil, as ASB e as TSB tiveram suas condições profissionais reconhecidas pela lei 11.889, sancionada em 24 de dezembro de 2008. Foi um verdadeiro presente de Papai Noel para essa turma que é imprescindível em um ambiente odontológico. As ASB, geralmente, fazem o primeiro contato da família da criança com o consultório. Muitas mães aflitas, quando ocorrem acidentes com seus pequenos, ligam para o consultório e são elas que as acalmam e dão um jeitinho de encaixar a criança na agenda lotada do profissional.

No consultório, a ASB recebe a criança e sua família, e esse primeiro contato é fundamental para ajudar a desmistificar os temores que existem de um “consultório de dentista” e promovem o encontro do pequeno com o odontopediatra. Durante o tratamento, a participação da ASB é essencial para dar apoio técnico ao dentista e para oferecer conforto aos pais e às crianças. Essa aproximação só é possível quando temos uma ASB sensível aos anseios da família e aos temores da criança no consultório.

Todo o trabalho do odontopediatra para conquistar a criança pode ser em vão se a auxiliar do consultório não tiver a sensibilidade de compreender essa dinâmica de um atendimento infantil. As palavras da ASB devem ser entendidas pelos pais como uma continuação das orientações e sugestões do dentista.

Elas também têm o compromisso de fazer o consultório “andar”. Nem sempre o dentista está lá para resolver todos os problemas ou para atender aos pacientes que apresentam dúvidas. O profissional precisa de alguém de confiança, que faça parte de uma equipe que cuida de pessoas, principalmente de crianças.

Bem, mas você deve estar se perguntando o porquê deste assunto em um blog de saúde bucal. A resposta é simples: tem tudo a ver. Na semana passada, por razões pessoais e particulares, minha auxiliar precisou deixar nosso consultório. A Mara conviveu comigo e com minhas crianças por mais de 26 anos. Ela viu bebês crescerem, meninas tornarem-se mães, meninos tornarem-se doutores, viu meus filhos crescerem e me ajudou a cuidar de meus pacientes.

Sua despedida, como não poderia deixar de ser, foi de uma emoção marcante. Nossos pacientes sentiram sua saída e nós, após todos esses anos, sentimos mais ainda. Seu apoio e desprendimento durante todo esse tempo foi fundamental para o desenvolvimento de nossa clínica e de nossos serviços. Por isso, neste post, quero em meu nome, de minha família e de todos meus pacientes agradecer ao carinho e ao respeito com que ela nos tratou todos esses anos. Ela vai deixar saudades! Que Deus a ilumine em seus novos desafios.

Obrigado Mara, seja feliz, um beijo!

assinatura-reynaldo-nova

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Marina B. Figueiredo disse:

    Muito bom, pai!
    Mara, vc merece todas as homenagens!
    Nós te amamos!

  • Margareth Sousa disse:

    Conheci a Mara, sei de sua importancia para o traballho do Dr. Reynaldo e tb para o apoio as familias!! meu filho Vitor é especial, a primeira vez q foi ao consultorio foi aos 4 anos..hj ele tem 18, no entanto todo meu carinho e respeito a Mara e ao Dr. Reynaldo por serem grandes profissionais e seres humanos.bjs

  • Carlinhos disse:

    Reynaldo, parabéns pela iniciativa de homenagear a Mara com um artigo como este, prazer em te-lo como amigo e paciente!
    Carlinhos

  • Cibele B. Martins disse:

    Linda a homenagem, parabéns Reynaldo. A Mara merece.
    Mara, felicidades. Já estamos com saudades. Cibele, Allan e Davi.

  • Cissa disse:

    Foi um enorme prazer conhecer a profissional Mara, excelente em seu trabalho, sempre nos recepciona com um sorrisão lindo! Sentiremos muito sua falta. Desejamos sorte em sua nova jornada.
    Bruna, seja bem vinda e boa sorte :o)

    Beijos Dr. Jose Reynaldo

  • Rosely disse:

    Creio que a separaçao foi difícil para ambos, mas o seu reconhecimento e carinho nesta hora é uma prova de que ela também foi contemplada com uma convivencia e aprendizagem que a gente só tem ao lado de quem possui um grande coraçao!
    E a vida segue… Bons ventos para voces!

  • Ildene disse:

    Mara, felicidades nessa nova etapa.
    Reynaldo, beijão.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade