PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A radiação dos exames de imagem em crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A radiação dos exames de imagem em crianças

A radiação dos exames de imagem em crianças

15/12/2015
  333   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

 

child-x-ray

Um estudo transversal de crianças internadas em mais de 30 hospitais pediátricos dos Estados Unidos, entre 2004 e 2012, examinou as taxas e tipos de exames de imagem feitos por 10 dos grupos diagnósticos mais comuns em crianças. Estes grupos incluem: convulsões, apendicite, traumas cranianos, infecções respiratórias superiores e dor abdominal. 

Este estudo descobriu que o uso de tomografias para estes grupos diagnósticos diminuiu globalmente neste período. No entanto, as taxas para formas alternativas de exames de imagem, tais como ultrassom e ressonância magnética têm aumentado em oito dos 10 grupos.

Os autores afirmam que a mudança no tipo de exame de imagem pode estar relacionada a preocupações sobre radiação ionizante e aumento dos riscos de câncer, bem como a crescente confiança na capacidade de executar e os tipos de alternativas mais recentes de geração de imagens.

No Hospital Infantil Sabará, temos a preocupação de não irradiar as crianças, principalmente as portadoras de doenças crônicas, uma vez que terão toda a vida fazendo exames, e o efeito da radiação é cumulativo. Infelizmente os exames de Ressonância Magnética são feitos em crianças geralmente com o auxilio de anestesias, o que faz muitos pais preferirem fazer tomografias apesar de nossos protocolos sugerirem o inverso.

Saiba mais sobre o tema:

Riscos de tomografia computadorizada

A preocupação dos exames radioativos em crianças

Mais modernização no diagnóstico por imagem

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Article from Pediatrics, sep 2015

Computed Tomography and Shifts to Alternate Imaging Modalities in Hospitalized Children

As informações contidas neste site não deve ser usado como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade