PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Acampamentos de férias
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Acampamentos de férias

Acampamentos de férias

27/06/2013
  492   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Saiba como escolher o local ideal para garantir a diversão da criança

acampamento para crianças

As férias estão chegando e, com elas, vem a preocupação de todas as mães sobre o que fazer com as crianças. Mantê-las em ambientes saudáveis e agradáveis, repletos de brincadeiras e diversão, é o mais indicado. Porém, os pequenos precisam descansar também!

Os acampamentos e as colônias de férias são boas sugestões, pois desempenham um papel fundamental na opção confiável de lazer e contribuem com a educação informal de crianças e de jovens. Eles trabalham a independência, a autoconfiança, a vida em comunidade, a capacidade de comunicação, as habilidades esportivas e culturais, entre outras tantas coisas.

Existe uma variedade de tipos de acampamentos de férias, variando desde os acampamentos diurnos, onde as crianças ficam apenas durante o dia e voltam para suas casas para dormir, até aqueles que duram dias ou semanas. Acampamentos especializados também podem ser encontrados, incluindo os religiosos, os esportivos, os de arte e de música e os destinados para crianças portadoras de necessidades especiais (físico, mental ou emocional).

Os acampamentos devem ser escolhidos de acordo com o perfil de cada criança. Se ela é louca por futebol, existem diversos acampamentos direcionados ao esporte, com clínicas específicas da modalidade. Se os pais desejam uma formação mais humanitária para os pequenos, existem acampamentos especializados que alternam a diversão e a formação integral. É importante avaliar as necessidades físicas e emocionais da criança, bem como o conforto em permanecer longe de casa. Isso é um fator decisivo para saber se a mesma está pronta para dormir ou não fora de casa, e por quanto tempo.

Aqui vão algumas dicas para escolher o melhor acampamento para o seu filho e fazer com que as férias se tornem inesquecíveis:

• Procure e escolha o acampamento junto com seu filho. Garanta que seja um ambiente seguro, acolhedor e que se encaixe no perfil da criança. Se for possível, visite o local antes e converse com os responsáveis. Mostre fotos e depoimentos;

• Faça com que a criança ajude a arrumar a mala, afinal, ela é a acampante, não você. Siga corretamente a lista apresentada pelo acampamento para não esquecer nada;

• Incentive e tire todas as dúvidas de seu filho, principalmente se for a primeira vez;

• Esteja disponível para uma chamada telefônica ou para um momento especial. Muitos acampamentos promovem um dia de atividades com os pais. As crianças amam esse momento!;

• Estimule, converse, mas, acima de tudo, respeite seu filho na decisão que ele tomar.

Lembre-se: as férias são da criança! O mais importante é que ele se divirta, tome sol, brinque, pratique esportes, conviva com outras crianças e descanse a cabeça dos estudos. O melhor é que recarreguem as baterias para um novo semestre e tragam excelentes lembranças desses momentos! Boas férias!

assinatura-maria

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade