PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cinco dicas para o café da manhã sadio
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cinco dicas para o café da manhã sadio

Cinco dicas para o café da manhã sadio

27/03/2018
  2385   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Quando eu era estudante de medicina, havia um professor que dizia um aforisma:

“Café da manhã é ouro,

O almoço é prata.

E o jantar é chumbo.”

Com isso queria dizer que a refeição mais importante para a saúde é o café da manhã e a menos importante é o jantar. Dizia ele que deveríamos comer bastante e bem pela manhã pois estávamos em jejum e teríamos o dia inteiro pela frente. No almoço, deveríamos comer bem e no jantar, deveríamos comer bem menos e mais leve pois iríamos dormir em seguida. Hoje em dia com a vida atribulada das grandes cidades, e com jovens sempre sem tempo, o café da manhã é rápido ou muitas vezes inexistente para os adolescentes.

É fácil ver como o café da manhã chegou a qualificar como um dos desafios nutricionais da parentalidade. Quer se trate de suas próprias restrições de tempo parental ou do horário ocupado do seu filho, preparando toda a família para iniciar a assistência à infância e ou na escola pela manhã, nas datas de jogo ou em qualquer um dos outros eventos e compromissos comuns de início do dia, o café da manhã é muitas vezes negligenciado.

Se as palavras “lenta” e “lazer” não descrevem exatamente sua rotina matinal, gostaríamos de sugerir que você usar um pouco de tempo extra e esforço para proteger a integridade nutricional da refeição matinal do seu filho. Se você optar por um café simples ou um mais elaborado, qualquer esforço para torná-lo nutritivo é melhor que nenhum café da manhã. Se isso significa um copo de leite e um pedaço de torrada de trigo ou um banquete completo, as seguintes dicas mais fáceis de fazer o café da manhã, espero que o ajudem a aumentar a ocasião e a superar algumas das barreiras mais comuns a um saudável café da manhã. Aqui vão cinco dicas feitas para o café da manhã para mais fácil:

1- Agenda em conformidade: Gostaríamos de lembrá-lo de que se sentar e compartilhar refeições familiares é um benefício. O que é realista, no entanto, é garantir que você crie tempo suficiente para permitir que seu filho coma sem pressão do tempo. Especialmente para bebês e crianças, isso inclui o planejamento em tempo suficiente na programação da manhã para permitir a assistência e auto alimentação.

2- Pense o café da manhã antes da hora de dormir: Em outras palavras, planeje com antecedência. Exemplos simples, deixar os ovos a serem cozidos, ou ter o cereal favorito criança na noite anterior para acompanhar com algumas frutas frescas, pode significar a diferença entre o tempo de um café da manhã balanceado e escorrer a porta sem ele.

3- Café da manhã com pegue e saia: Se a realidade da sua agenda é tal que você e seus filhos rotineiramente ficam sem tempo de sobra na parte da manhã, então tente abastecer uma variedade de alimentos nutritivos que você possa preparar e pré-embalar para uma alimentação mais saudável conveniência. Aplicando o ditado mais antigo, certifique-se de que seu filho se levanta com antecedência para dar tempo ao café da manhã. Não importa o que a idade deles, as crianças cansadas tendem a ser irritadiça, e as crianças irritadas são muito menos propensas a sentar-se para um café da manhã bem equilibrado. Não só isso, mas o sono provou ser um ingrediente crucial na saúde geral das crianças.

4- Amplie seus horizontes: Você certamente vai querer descobrir o que é apropriado para a idade, para oferecer seu filho para o café da manhã, mas não se deixe restringir por etiquetas impostas artificialmente para determinar o que é bom para servir para uma refeição matinal. Pense proteínas, pense frutas e vegetais, e pense fora da caixa quando se trata de expandir seus horários de café da manhã além de apenas cereais e leite.

5- Procure cuidados infantis e apoio escolar: Certifique-se de verificar as opções de café da manhã que a escola ou o cuidador da criança do seu filho oferece. Com uma atenção muito merecida agora a ser paga aos alimentos que nossos filhos comem em configurações fora de casa, é mais provável que você encontre opções equilibradas de café da manhã no menu, e seu filho pode ser mais receptivo a comê-los se todos seus amigos estão comendo ao lado dele.

Saiba mais:

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Crianças saudáveis ​​E-Magazine, Back to School 2012

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade